Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira, Janaína Da Silva, Januário, Carlos, Souza Neto, Samuel De
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020
http://hdl.handle.net/11449/183728
Resumo: Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.
id UNSP_27c870a2e1b9ea6c21f8db98d26961fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/183728
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientesSelf-perception of competence by beginners and experienced physical education teachersPercepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentadosPhysical educationProfessional competenceExperienced teachersBeginner teachersEducação físicaCompetência profissionalProfessores experientesProfessores iniciantesAbstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.Resumen La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação físicaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e ArtesUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade HumanaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoColégio Brasileiro de Ciências do EsporteUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação físicaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e ArtesUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade HumanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Henrique, JoséFerreira, Janaína Da SilvaJanuário, CarlosSouza Neto, Samuel De2019-10-03T17:31:23Z2019-10-03T17:31:23Z2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article388-396application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.0101-3289http://hdl.handle.net/11449/18372810.1016/j.rbce.2018.03.020S0101-32892018000400388S0101-32892018000400388.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ciências do Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:10:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183728Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:45.522215Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Self-perception of competence by beginners and experienced physical education teachers
Percepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentados
title Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
spellingShingle Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Henrique, José
Physical education
Professional competence
Experienced teachers
Beginner teachers
Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
title_short Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_full Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_fullStr Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_full_unstemmed Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
title_sort Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
author Henrique, José
author_facet Henrique, José
Ferreira, Janaína Da Silva
Januário, Carlos
Souza Neto, Samuel De
author_role author
author2 Ferreira, Janaína Da Silva
Januário, Carlos
Souza Neto, Samuel De
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação física
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e Artes
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, José
Ferreira, Janaína Da Silva
Januário, Carlos
Souza Neto, Samuel De
dc.subject.por.fl_str_mv Physical education
Professional competence
Experienced teachers
Beginner teachers
Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
topic Physical education
Professional competence
Experienced teachers
Beginner teachers
Educação física
Competência profissional
Professores experientes
Professores iniciantes
description Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-01
2019-10-03T17:31:23Z
2019-10-03T17:31:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.
0101-3289
http://hdl.handle.net/11449/183728
10.1016/j.rbce.2018.03.020
S0101-32892018000400388
S0101-32892018000400388.pdf
url http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020
http://hdl.handle.net/11449/183728
identifier_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.
0101-3289
10.1016/j.rbce.2018.03.020
S0101-32892018000400388
S0101-32892018000400388.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 388-396
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128505032998912