Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020 http://hdl.handle.net/11449/183728 |
Resumo: | Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found. |
id |
UNSP_27c870a2e1b9ea6c21f8db98d26961fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183728 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientesSelf-perception of competence by beginners and experienced physical education teachersPercepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentadosPhysical educationProfessional competenceExperienced teachersBeginner teachersEducação físicaCompetência profissionalProfessores experientesProfessores iniciantesAbstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found.Resumen La competencia profesional es la capacidad de movilizar conocimientos, habilidades, actitudes y valores para satisfacer las exigencias de la situación de trabajo. El objetivo fue describir y comparar la autopercepción de competencias del profesorado de educación física. El modelo de estudio fue cuantitativo, descriptivo y comparativo. La muestra estaba formada por 30 profesores experimentados y 32 principiantes. Los datos se recopilaron por medio de un cuestionario y se analizaron utilizando estadística descriptiva e inferencial. La percepción de los profesores experimentados y principiantes difiere sustancialmente en seis de las nueve áreas de conocimiento relativas a la educación. La experiencia fue una variable discriminativa entre las diferencias encontradas.Resumo A competência profissional representa a capacidade de mobilizar conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para responder às demandas da situação de trabalho. O objetivo da pesquisa foi descrever e comparar a autopercepção de competências de professores de educação física. O modelo do estudo foi quantitativo, de caráter descritivo e comparativo. A amostra foi constituída de 30 professores experientes e 32 iniciantes. Os dados foram coletados através de questionário e analisados por meio da estatística descritiva e inferencial. A autopercepção dos professores experientes e iniciantes se diferenciou significativamente em seis das nove áreas de conhecimento relativas ao ensino. A experiência foi uma variável discriminativa das diferenças encontradas.Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação físicaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e ArtesUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade HumanaUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Instituto de Biociências Departamento de EducaçãoColégio Brasileiro de Ciências do EsporteUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação físicaUniversidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e ArtesUniversidade de Lisboa Faculdade de Motricidade HumanaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Henrique, JoséFerreira, Janaína Da SilvaJanuário, CarlosSouza Neto, Samuel De2019-10-03T17:31:23Z2019-10-03T17:31:23Z2018-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article388-396application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018.0101-3289http://hdl.handle.net/11449/18372810.1016/j.rbce.2018.03.020S0101-32892018000400388S0101-32892018000400388.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Ciências do Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-19T06:10:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183728Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:22:45.522215Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes Self-perception of competence by beginners and experienced physical education teachers Percepción de la competencia profesional de los profesores de educación física principiantes y experimentados |
title |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
spellingShingle |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes Henrique, José Physical education Professional competence Experienced teachers Beginner teachers Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
title_short |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_full |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_fullStr |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_full_unstemmed |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
title_sort |
Autopercepção de competências profissionais de professores de educação física iniciantes e experientes |
author |
Henrique, José |
author_facet |
Henrique, José Ferreira, Janaína Da Silva Januário, Carlos Souza Neto, Samuel De |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Janaína Da Silva Januário, Carlos Souza Neto, Samuel De |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Educação Departamento de educação física Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira Departamento de educação física e Artes Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henrique, José Ferreira, Janaína Da Silva Januário, Carlos Souza Neto, Samuel De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Physical education Professional competence Experienced teachers Beginner teachers Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
topic |
Physical education Professional competence Experienced teachers Beginner teachers Educação física Competência profissional Professores experientes Professores iniciantes |
description |
Abstract Professional competence is understood as the ability to mobilize knowledge, skills, attitudes and values to meet the demands of the work context. The aim of this study was to describe and compare beginners and experienced Physical Education teacher's self-perception of competence. The model study was quantitative, descriptive and comparative. The sample consisted of 30 experienced teachers and 32 beginning teachers. The self-perception of experienced teachers and beginning teachers differed significantly in six of nine teaching knowledge Areas. Teacher experience was discriminating the differences found. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-01 2019-10-03T17:31:23Z 2019-10-03T17:31:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020 Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018. 0101-3289 http://hdl.handle.net/11449/183728 10.1016/j.rbce.2018.03.020 S0101-32892018000400388 S0101-32892018000400388.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.020 http://hdl.handle.net/11449/183728 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, v. 40, n. 4, p. 388-396, 2018. 0101-3289 10.1016/j.rbce.2018.03.020 S0101-32892018000400388 S0101-32892018000400388.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Esporte |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
388-396 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128505032998912 |