Políticas públicas e migração: vivência acadêmica de estudantes cotistas de medicina da UFRJ-Macaé
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31555 |
Resumo: | Este trabalho objetiva compreender o processo de migração de estudantes de camadas populares, cotistas por renda, do curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé; criado em 2008 por iniciativas institucionais, mas impulsionado para expansão por meio do Programa de Apoio a Planos de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Teoricamente a pesquisa se apoia nos conceitos sociológicos e geográficos sobre migração em seus diferentes aspectos; nas discussões sobre integração, adaptação e afiliação universitária; e na discussão, ainda pouco desenvolvida teoricamente, sobre o processo migratório de estudantes, incentivado pela reformulação do “Novo Exame do Ensino Médio” (ENEM) e a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além das experiências vivenciadas por estudantes de camadas populares que migram de seus estados para cursarem o ensino superior. Para tanto, a entrevista compreensiva foi utilizada como método de levantamento de dados qualitativos por meio do diálogo com 7 estudantes, contendo 2 entrevistas mencionadas neste texto. Nesse sentido, à luz da metodologia da entrevista compreensiva, os resultados apontam que os investimentos em políticas públicas de acesso foram importantes iniciativas para o ingresso das estudantes no curso de medicina considerado de alto prestígio social. Além disso, a expansão de vagas com o advento do REUNI estimulou o curso interiorizado em Macaé que já possuía um esboço inicial de estruturação. Por outro lado, o campus em Macaé teve pouco investimento em sua estrutura física e em seu corpo docente, o que influencia na vivência acadêmica de estudantes pobres, em especial pela falta de uma residência estudantil e um restaurante universitário. Ademais, o baixo número de professores concursados impede a realização de atividades acadêmicas que demandam a participação de professores vinculados à instituição. Isso posto, a ausência de uma organização acadêmica preparada para acolher estudantes migrantes é um ponto relevante para discussão de afiliação e integração de estudantes na universidade; com o objetivo de minimizar os transtornos vivenciados com a mudança de estado. Nesse sentido, o trabalho identificou que os significativos investimentos no acesso de estudantes de camadas populares, são grandes avanço para ingresso de grupos historicamente excluídos da educação superior. Por outro lado, as políticas públicas e a expansão de vagas para o acesso, precisam estar atreladas a condições objetivas de permanência na universidade vislumbrando o sucesso acadêmico. |
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Teoricamente a pesquisa se apoia nos conceitos sociológicos e geográficos sobre migração em seus diferentes aspectos; nas discussões sobre integração, adaptação e afiliação universitária; e na discussão, ainda pouco desenvolvida teoricamente, sobre o processo migratório de estudantes, incentivado pela reformulação do “Novo Exame do Ensino Médio” (ENEM) e a implementação do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), além das experiências vivenciadas por estudantes de camadas populares que migram de seus estados para cursarem o ensino superior. Para tanto, a entrevista compreensiva foi utilizada como método de levantamento de dados qualitativos por meio do diálogo com 7 estudantes, contendo 2 entrevistas mencionadas neste texto. Nesse sentido, à luz da metodologia da entrevista compreensiva, os resultados apontam que os investimentos em políticas públicas de acesso foram importantes iniciativas para o ingresso das estudantes no curso de medicina considerado de alto prestígio social. Além disso, a expansão de vagas com o advento do REUNI estimulou o curso interiorizado em Macaé que já possuía um esboço inicial de estruturação. Por outro lado, o campus em Macaé teve pouco investimento em sua estrutura física e em seu corpo docente, o que influencia na vivência acadêmica de estudantes pobres, em especial pela falta de uma residência estudantil e um restaurante universitário. Ademais, o baixo número de professores concursados impede a realização de atividades acadêmicas que demandam a participação de professores vinculados à instituição. Isso posto, a ausência de uma organização acadêmica preparada para acolher estudantes migrantes é um ponto relevante para discussão de afiliação e integração de estudantes na universidade; com o objetivo de minimizar os transtornos vivenciados com a mudança de estado. Nesse sentido, o trabalho identificou que os significativos investimentos no acesso de estudantes de camadas populares, são grandes avanço para ingresso de grupos historicamente excluídos da educação superior. Por outro lado, as políticas públicas e a expansão de vagas para o acesso, precisam estar atreladas a condições objetivas de permanência na universidade vislumbrando o sucesso acadêmico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe aim of this study is to understand the migration process of students from working class backgrounds, who are quota students by income, on the medical course at the Federal University of Rio de Janeiro's Macaé campus; created in 2008 by institutional initiatives, but pushed for expansion through the Program to Support Expansion and Restructuring Plans for Federal Universities (REUNI). Theoretically, the research is based on sociological and geographical concepts about migration in its different aspects; on discussions about integration, adaptation and university affiliation; and on the discussion, still little developed theoretically, about the student migration process, encouraged by the reformulation of the "New High School Exam" (ENEM) and the implementation of the Unified Selection System (SiSU), as well as the experiences of students from working class backgrounds who migrate from their states to attend higher education. To this end, the comprehensive interview was used as a method of gathering qualitative data through dialog with 7 students, with 2 interviews mentioned in this text. In this sense, in the light of the comprehensive interview methodology, the results show that investments in public access policies were important initiatives for students to enter a medical course considered to have high social prestige. In addition, the expansion of vacancies with the advent of REUNI stimulated the internalized course in Macaé, which already had an initial outline of structure. On the other hand, the campus in Macaé has had little investment in its physical structure and teaching staff, which influences the academic experience of poor students, especially due to the lack of a student residence and a university restaurant. In addition, the low number of permanent professors prevents academic activities that require the participation of professors linked to the institution. This being said, the lack of an academic organization prepared to welcome migrant students is a relevant point for discussing the affiliation and integration of students into the university; with the aim of minimizing the inconvenience experienced when moving to another state. In this sense, the study identified that the significant investments in access for students from working class backgrounds are a major step forward for the entry of groups historically excluded from higher education. On the other hand, public policies and the expansion of places for access need to be linked to objective conditions for staying at university, with a view to academic success.187 p.Vargas, Hustana MariaCoutinho, Luciana GageiroMarendino, Rosane BarbosaCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoLuz, Jackeline Nascimento Noronha daSilva, Amanda Gonçalves da2023-12-19T15:33:26Z2023-12-19T15:33:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Amanda Gonçalves da. Políticas públicas e migração: vivência acadêmica de estudantes cotistas de medicina da UFRJ-Macaé. 2022. 187f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31555CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-19T15:33:30Zoai:app.uff.br:1/31555Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:22.769088Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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