O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Caroline Caillaud Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875
Resumo: Esse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal Fluminense
id UFF-2_cfa34fe65a339b819f8e79187ec65e6d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9875
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?Novas tecnologiasPapel do professorInovação pedagógicaEstágio supervisionadoFormação docentePrática pedagógicaTICPrática de ensinoPrática pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemEsse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal FluminenseRibeiro, Ana Maria MottaGuimarães, Caroline Caillaud Pereira2019-06-06T19:39:38Z2019-06-06T19:39:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9875Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T18:21:51Zoai:app.uff.br:1/9875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:08.829510Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
title O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
spellingShingle O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
Guimarães, Caroline Caillaud Pereira
Novas tecnologias
Papel do professor
Inovação pedagógica
Estágio supervisionado
Formação docente
Prática pedagógica
TIC
Prática de ensino
Prática pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
title_short O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
title_full O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
title_fullStr O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
title_full_unstemmed O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
title_sort O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
author Guimarães, Caroline Caillaud Pereira
author_facet Guimarães, Caroline Caillaud Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ana Maria Motta
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Caroline Caillaud Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Novas tecnologias
Papel do professor
Inovação pedagógica
Estágio supervisionado
Formação docente
Prática pedagógica
TIC
Prática de ensino
Prática pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
topic Novas tecnologias
Papel do professor
Inovação pedagógica
Estágio supervisionado
Formação docente
Prática pedagógica
TIC
Prática de ensino
Prática pedagógica
Processo de ensino-aprendizagem
description Esse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal Fluminense
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-06T19:39:38Z
2019-06-06T19:39:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823693690568704