O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875 |
Resumo: | Esse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal Fluminense |
id |
UFF-2_cfa34fe65a339b819f8e79187ec65e6d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9875 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor?Novas tecnologiasPapel do professorInovação pedagógicaEstágio supervisionadoFormação docentePrática pedagógicaTICPrática de ensinoPrática pedagógicaProcesso de ensino-aprendizagemEsse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal FluminenseRibeiro, Ana Maria MottaGuimarães, Caroline Caillaud Pereira2019-06-06T19:39:38Z2019-06-06T19:39:38Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9875Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T18:21:51Zoai:app.uff.br:1/9875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:08.829510Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
title |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
spellingShingle |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? Guimarães, Caroline Caillaud Pereira Novas tecnologias Papel do professor Inovação pedagógica Estágio supervisionado Formação docente Prática pedagógica TIC Prática de ensino Prática pedagógica Processo de ensino-aprendizagem |
title_short |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
title_full |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
title_fullStr |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
title_full_unstemmed |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
title_sort |
O ensino, as novas tecnologias e o papel do professor? |
author |
Guimarães, Caroline Caillaud Pereira |
author_facet |
Guimarães, Caroline Caillaud Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Maria Motta |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Caroline Caillaud Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Novas tecnologias Papel do professor Inovação pedagógica Estágio supervisionado Formação docente Prática pedagógica TIC Prática de ensino Prática pedagógica Processo de ensino-aprendizagem |
topic |
Novas tecnologias Papel do professor Inovação pedagógica Estágio supervisionado Formação docente Prática pedagógica TIC Prática de ensino Prática pedagógica Processo de ensino-aprendizagem |
description |
Esse artigo tem o objetivo de refletir e problematizar sobre as novas tecnologias oriundas da metade do século XX e a maneira como elas modificam a construção do conhecimento dentro e fora da sala de aula, qual postura deve ter o professor diante de tais tecnologias, sua importância na interpretação e reflexão dessa nova sociabilidade. A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs – nas práticas pedagógicas possibilita uso de importantes ferramentas que impulsionam a experiência de ensino e aprendizagem. Dão ao professor e ao aluno novas possibilidades no ambiente escolar. A apropriação dessas tecnologias é um direito democrático do aluno ao acesso e expansão de conhecimento. Esse artigo também possui um relatório das atividades desempenhadas na disciplina de Prática de Pesquisa em Educação IV ocorridas durante o estágio supervisionado em sociologia no curso de Ciências Sociais, para habilitação de licenciatura, da Universidade Federal Fluminense |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2019-06-06T19:39:38Z 2019-06-06T19:39:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9875 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823693690568704 |