Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Munique de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22509
Resumo: FREITAS, Munique de Souza. Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra . 2017. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
id UFC-7_b335b505f325517b9c666cb35334b536
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22509
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto BezerraTeaching practice and information and communication technologies: pedagogical approaches of teachers of the School Governador Adauto BezerraPratica DocenteProcesso de Ensino-AprendizagemPrática PedagógicaFREITAS, Munique de Souza. Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra . 2017. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.The classroom is part of the social economic and political context influenced by technology by interconnected networks the media and the large volume of information bombarding students at all times Therefore the dissertation aims to investigate which pedagogical approach is used by teachers of the Public School of High School in the application of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in the teaching process As a study object three teachers of the Governor Adauto Bezerra State High School were chosen who stood out in the use of the TDIC in the classroom The school was selected because of the approved school recognition mainly an approval of non-college students only in 2015 were more than 365 students and no number of students enrolled who finish high school Santaella (2013) Martins (2014) Moran (2010) Sibila (2012) Tardif (2002) and Imbernon (2009) base the theoretical reference in the areas of technology and education The research was based on the ethnomethodological method that works with the perspective of everyday living according to Ribeiro (1996) and Coulon (1995) and recognizes that social actors are able to verbalize as reasons for their practice The methodological procedures are as follows: observation of the information laboratory for the verification of the digitized technological resources is made available to the teachers an exercise of a general questionnaire with the teachers of the school to define the subjects of the research an observation of the classes of the chosen teachers to identify how digital technological resources are used and what are in addition to the models of approach Pedagogical and the realization of a semi structured interview with the documents on their training and on the planning to use as technologies Through the research I have idealized three pedagogical models the constructive dialogic the illustrative dialogical and the inventive-dialogical instrumental in which the teachers work in an inventive way with the digital technologies in teaching In addition I observed that the knowledge acquired in teaching years and individual motivations are preponderant factors in the use of TDIC in the teaching process.A sala de aula está inserida no contexto social econômico e político influenciado pela tecnologia pelas redes interconectadas pela mídia e pelo grande volume de informação que cercam os estudantes a todo o momento Por isso a dissertação tem como objetivo investigar qual abordagem pedagógica é utilizada por professores da escola pública de Ensino Médio na aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino Como objeto de estudo foram escolhidos três professores da Escola Estadual de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra que se destacaram na utilização das TDIC em sala de aula A escola foi selecionada devido ao reconhecido desempenho escolar principalmente na aprovação de alunos no ENEM e pelo número de estudantes matriculados que terminam o Ensino Médio Santaella (2013) Martins (2014) Moran (2010) Sibila (2012) Tardif (2002) e Imbernon (2009) embasam o referencial teórico nas áreas de tecnologia e educação A pesquisa teve como base a etnometodologia que vê a realidade relacionada com a vivência do cotidiano conforme Ribeiro (1996) e Coulon (1995) reconhecendo que os atores sociais são capazes de verbalizar as razões de sua prática Os procedimentos metodológicos realizados passaram pelas seguintes etapas: observação do Laboratório de Informação para verificar os recursos tecnológicos digitais disponibilizados para os docentes; realização de um questionário geral com os professores da escola para definir os sujeitos da pesquisa; observação das aulas dos docentes escolhidos para identificar como os recursos tecnológicos digitais são utilizados e quais são e a realização de entrevistas semiestruturadas com os docentes sobre a sua formação e sobre o planejamento para utilizar as tecnologias Com a pesquisa idealizei três modelos pedagógicos o construtivo dialógico o ilustrativo expositivo-dialógico e o instrumental inventivo-dialógico em que os professores trabalham de maneira inventiva com as tecnologias digitais na docência Além disso, observei que os saberes adquiridos nos anos de docência e as motivações individuais são fatores preponderantes no uso das TDIC no processo de ensino.Ribeiro, Luís Távora FurtadoFreitas, Munique de Souza2017-04-12T13:18:29Z2017-04-12T13:18:29Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFreitas, M. S.; Ribeiro, L. T. F. (2017)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22509porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-17T17:39:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22509Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2018-12-17T17:39:20Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
Teaching practice and information and communication technologies: pedagogical approaches of teachers of the School Governador Adauto Bezerra
title Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
spellingShingle Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
Freitas, Munique de Souza
Pratica Docente
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática Pedagógica
title_short Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
title_full Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
title_fullStr Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
title_full_unstemmed Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
title_sort Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra
author Freitas, Munique de Souza
author_facet Freitas, Munique de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Luís Távora Furtado
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Munique de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Pratica Docente
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática Pedagógica
topic Pratica Docente
Processo de Ensino-Aprendizagem
Prática Pedagógica
description FREITAS, Munique de Souza. Prática docente e as tecnologias da informação e da comunicação: abordagens pedagógicas de professores da Escola Governador Adauto Bezerra . 2017. 115f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-12T13:18:29Z
2017-04-12T13:18:29Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Freitas, M. S.; Ribeiro, L. T. F. (2017)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22509
identifier_str_mv Freitas, M. S.; Ribeiro, L. T. F. (2017)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935792086188032