Reflexos do retrabalho no comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30400 |
Resumo: | Propósito: Analisar os reflexos das diferentes práticas do teletrabalho em importantes atitudes do trabalhador para as empresas, como: comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho. Objetiva também analisar os reflexos das diferentes razões dos trabalhadores para não praticar o teletrabalho sobre as mesmas atitudes. Metodologia: Quatro empresas com diferentes práticas de teletrabalho foram selecionadas e nas mesmas foram realizadas duas fases de pesquisa, a primeira qualitativa e a segunda quantitativa. Na fase qualitativa, foram realizadas entrevistas presenciais com a área de recursos humanos para obter informações gerais sobre a prática de teletrabalho adotada. Na fase quantitativa foram enviados por email, para o maior número possível de empregados destas empresas, questionários para levantar as atitudes do trabalhador referentes a comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho, a fim de relacioná-las com as diferentes práticas de teletrabalho. Foram obtidos 632 questionários respondidos. Achados: Estes são provenientes das análises dos dados qualitativos e quantitativos obtidos nas quatro empresas pesquisadas. A pesquisa aponta fortemente que o teletrabalho reduz a exaustão e a intenção de sair. Quanto à extensão do teletrabalho, a pesquisa indica que quanto maior sua extensão, maiores são os comprometimentos afetivos e normativos e menores os índices de exaustão, intenção de sair e o comprometimento com colegas de trabalho. Apresentou indícios que quanto maior a flexibilidade de horário na prática de teletrabalho, maior o comprometimento normativo. Indicou fortemente que quanto mais antiga a sua prática do Teletrabalho, maior o comprometimento afetivo e menor a exaustão, porém apresentou alguns indícios quanto à redução do comprometimento de continuação e satisfação. Também indica que quanto melhores são os recursos de Internet e equipamentos para o teletrabalho, maior a satisfação do empregado. Merece destaque os fortes indícios encontrados quanto às relações entre a falta de permissão para a prática de teletrabalho e maior exaustão, maior intenção de sair e menores os comprometimentos afetivo, de continuação e normativo e satisfação. Limitações: As principais limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos. Como nas quatro empresas pesquisadas, o programa de teletrabalho era formal, com adesão voluntária e realizado na residência do empregado, naõ foi possível a realização de analises comparativas sobre essas características. A pesquisa em quatro empresas com diferentes práticas de teletrabalho pode ter introduzido um viez pelo fator “empresa”. Aplicações: Fornecer conhecimento sobre as melhores práticas do teletrabalho, tanto para as empresas, como para os empregados. E assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável do teletrabalho no Brasil e no mundo. Originalidade: A maioria da literatura existente sobre os reflexos do teletrabalho não considera as diferentes práticas do modelo. Nessa pesquisa foram analisadas as influências do número de dias em teletrabalho, da flexibilidade horária, da antiguidade da prática e da qualidade dos recursos de equipamentos e da Intenet no local de teletrabalho, além da motivação para a não realização da prática. |
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Reflexos do retrabalho no comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalhoEffects of rework on organizational commitment, intention to leave, job satisfaction and exhaustionTeletrabalhoComprometimento organizacionalSatisfação no trabalhoExaustão no trabalhoIntenção de sairEstresse ocupacionalQualidade de vida no trabalhoMercado de trabalho formalTeleworkTeleworkingTelecommutingOrganizational commitmentJob satisfactionBurnoutIntention to leavePropósito: Analisar os reflexos das diferentes práticas do teletrabalho em importantes atitudes do trabalhador para as empresas, como: comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho. Objetiva também analisar os reflexos das diferentes razões dos trabalhadores para não praticar o teletrabalho sobre as mesmas atitudes. Metodologia: Quatro empresas com diferentes práticas de teletrabalho foram selecionadas e nas mesmas foram realizadas duas fases de pesquisa, a primeira qualitativa e a segunda quantitativa. Na fase qualitativa, foram realizadas entrevistas presenciais com a área de recursos humanos para obter informações gerais sobre a prática de teletrabalho adotada. Na fase quantitativa foram enviados por email, para o maior número possível de empregados destas empresas, questionários para levantar as atitudes do trabalhador referentes a comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho, a fim de relacioná-las com as diferentes práticas de teletrabalho. Foram obtidos 632 questionários respondidos. Achados: Estes são provenientes das análises dos dados qualitativos e quantitativos obtidos nas quatro empresas pesquisadas. A pesquisa aponta fortemente que o teletrabalho reduz a exaustão e a intenção de sair. Quanto à extensão do teletrabalho, a pesquisa indica que quanto maior sua extensão, maiores são os comprometimentos afetivos e normativos e menores os índices de exaustão, intenção de sair e o comprometimento com colegas de trabalho. Apresentou indícios que quanto maior a flexibilidade de horário na prática de teletrabalho, maior o comprometimento normativo. Indicou fortemente que quanto mais antiga a sua prática do Teletrabalho, maior o comprometimento afetivo e menor a exaustão, porém apresentou alguns indícios quanto à redução do comprometimento de continuação e satisfação. Também indica que quanto melhores são os recursos de Internet e equipamentos para o teletrabalho, maior a satisfação do empregado. Merece destaque os fortes indícios encontrados quanto às relações entre a falta de permissão para a prática de teletrabalho e maior exaustão, maior intenção de sair e menores os comprometimentos afetivo, de continuação e normativo e satisfação. Limitações: As principais limitações presentes na pesquisa são inerentes aos métodos escolhidos. Como nas quatro empresas pesquisadas, o programa de teletrabalho era formal, com adesão voluntária e realizado na residência do empregado, naõ foi possível a realização de analises comparativas sobre essas características. A pesquisa em quatro empresas com diferentes práticas de teletrabalho pode ter introduzido um viez pelo fator “empresa”. Aplicações: Fornecer conhecimento sobre as melhores práticas do teletrabalho, tanto para as empresas, como para os empregados. E assim, contribuir para o desenvolvimento sustentável do teletrabalho no Brasil e no mundo. Originalidade: A maioria da literatura existente sobre os reflexos do teletrabalho não considera as diferentes práticas do modelo. Nessa pesquisa foram analisadas as influências do número de dias em teletrabalho, da flexibilidade horária, da antiguidade da prática e da qualidade dos recursos de equipamentos e da Intenet no local de teletrabalho, além da motivação para a não realização da prática.Purpose: This study aims to analyze the reflexes of the different teleworking practices in important worker attitudes towards the companies, such as: organizational commitment, intention to leave, satisfaction and burnout at work. It also aims to analyze the reflexes of the workers' different reasons for not practicing teleworking on the same attitudes. As a secondary purpose, seek the annual rates of turnover, absenteeism and medical leave obtained by companies from groups of employees who practice and do not practice teleworking. Methodology: Four companies with different teleworking practices were selected and two research phases were carried out, the first qualitative and the second quantitative. In the qualitative phase, face-to-face interviews were conducted with the human resources area to obtain general information about the teleworking practice adopted. In the quantitative phase, questionnaires were sent by e-mail to the largest possible number of employees of these companies to raise employee attitudes regarding organizational commitment, intention to leave, satisfaction and exhaustion at work, in order to relate them to the different teleworking practices. A total of 632 questionnaires were answered. Findings: These come from qualitative and quantitative data analyzes obtained in the four surveyed companies. Research strongly points out that teleworking reduces exhaustion and the intention to leave. As far as the extent of teleworking is concerned, the research indicates that the greater its extension, the greater the affective and normative commitments and the lower the rates of exhaustion, intention to leavet and the commitment to work colleagues. It presented evidence that the greater the flexibility of working hours in the practice of telecommuting, the greater the normative commitment. It strongly pointed out that the older its practice of teleworking, the greater the affective commitment and the less exhaustion, but it presented some indications as to the reduction of the commitment of continuation and satisfaction. It also indicates that the better the Internet resources and equipment for telecommuting, the greater the employee satisfaction. It is worth highlighting the strong evidence found regarding the negative effects of the lack of permission for the telework practice: greater exhaustion, greater intention to leave and lower affective, continuation and normative commitments and satisfaction. Limitations: The main limitations present in the research are inherent to the methods chosen. As in the four companies surveyed, the teleworking program was formal, with voluntary adherence and performed at the employee's residence, it was not possible to perform comparative analyzes on these characteristics. Research in four companies with different telecommuting practices may have introduced a viez by the factor "company". Applications: Provide knowledge on the best practices of teleworking, both for the companies, as for the employees. And thus, contribute to the sustainable development of telework in Brazil and in the world. Originality: Most of the existing literature on teleworking reflexes does not consider the different practices of the model. This research analyzed the influence of the number of days in teleworking, the hourly flexibility, the antiquity of practice and the quality of the equipment resources and the Internet in the place of telecommuting, besides the motivation for not doing the practice200 p.Ferraz, Fernando ToledoLima, Gilson Brito AlvesQuelhas, Osvaldo Luiz GonçalvesMahler, Claudio FernandoSantos, Isaac José Antonio Luquetti doshttp://lattes.cnpq.br/0831759224905159Castro, Simone Metello de Mattos2023-09-18T16:32:35Z2023-09-18T16:32:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCASTRO, Simone Metello de Mattos. Reflexos do retrabalho no comprometimento organizacional, intenção de sair, satisfação e exaustão no trabalho. 2019. 200 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção ) – Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30400CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-18T16:32:40Zoai:app.uff.br:1/30400Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:52.046483Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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