A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Thaina Pereira das
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338
Resumo: O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa.
id UFF-2_d02250b4182949b3e14b62815f974b92
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32338
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São GonçaloLiteratura infantil afro-brasileiraRelações etnicorraciaisIdentidadeEducaçãoLiteratura infantilRelação étnico-racialCriançaNegroAfro brazilian children's literatutreEthnic-racial relationsIdentityEducationO presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa.The present monographic study results from research of my own performance and educative practice in a Social Educational Project, which serves children and teenagers in vulnerable situations, located in the municipality of São Gonçalo, in the state of Rio de Janeiro. The main objective of this study is debate and reflect about the uses, possibilities and the matter of children’s literature with an approach to topics related to ethnic-racial relations in the process of construction the identity of black children. To explore about the impact of children’s literature on educational practices carried out in this project, chose, as principal tool the book A Viagem de Violeta, written by historian and professor Alexandra Lima da Silva (UERJ). This work presents a very rich repertory about black history and culture, following the trend of actual afro brazilian literature, which seeks to break with hegemonic secular eurocentric standards and values in literary and didactic production. This research is based on a qualitative approach and were used as devices the storytelling of children’s literature book and writing letters to the main character of the book’s story. The theoretical referencies were used: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) and others.64 p.Schueler, Alessandra Frota Martinez deFrazão, Érika Elizabeth VieiraNeves, Thaina Pereira das2024-02-21T16:49:04Z2024-02-21T16:49:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNEVES, Thaina Pereira das. A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-21T16:49:08Zoai:app.uff.br:1/32338Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:58.296198Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
title A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
spellingShingle A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
Neves, Thaina Pereira das
Literatura infantil afro-brasileira
Relações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education
title_short A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
title_full A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
title_fullStr A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
title_full_unstemmed A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
title_sort A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo
author Neves, Thaina Pereira das
author_facet Neves, Thaina Pereira das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schueler, Alessandra Frota Martinez de
Frazão, Érika Elizabeth Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Thaina Pereira das
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura infantil afro-brasileira
Relações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education
topic Literatura infantil afro-brasileira
Relações etnicorraciais
Identidade
Educação
Literatura infantil
Relação étnico-racial
Criança
Negro
Afro brazilian children's literatutre
Ethnic-racial relations
Identity
Education
description O presente estudo monográfico resulta de uma pesquisa sobre a minha própria atuação e prática educativa em um Projeto Educacional Social, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, localizado no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. Este estudo tem como objetivo debater e refletir sobre os usos, possibilidades e a importância da literatura infantil com enfoque nos temas relacionados às relações etnicorraciais no processo da construção da identidade de crianças negras. Para investigar a respeito do impacto da literatura infantil nas práticas educativas realizadas no âmbito do projeto, escolhi, como ferramenta principal a obra intitulada A Viagem de Violeta, escrita pela historiadora e educadora, professora Alexandra Lima da Silva (UERJ). Tal obra apresenta repertório riquíssimo sobre a história e a cultura negra, seguindo a tendência atual da literatura infantil afro-brasileira, que busca romper com padrões e valores eurocêntricos seculares hegemônicos na produção literária e didática. A pesquisa é baseada em uma abordagem qualitativa e foram utilizados como artifícios a contação de história de um livro infantil e a realização de cartas para a personagem principal da história do livro. Foram utilizadas as obras dos seguintes autores: Evaristo (2009), Lopes (2008), Hooks (2013), Gomes (2002), Almeida (2019), Abramovich (1989), Coelho (1991), Lajolo e Zilberman (2007), Ariès (1981) entre outros que contribuíram de forma significativa nesta pesquisa.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-21T16:49:04Z
2024-02-21T16:49:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Thaina Pereira das. A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338
identifier_str_mv NEVES, Thaina Pereira das. A literatura infantil e a construção da identidade das crianças negras: impactos no fortalecimento da equidade nas relações étnico-raciais no contexto de um projeto social em São Gonçalo. 2023. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823659609751552