Protagonismo negro e ações educativas configuradas no Projeto do Centro de Referência Afro-brasileiro/CRAB em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236363 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado em Educação é um ensaio sobre a história do Centro de Referência Afro-Brasileiro (CRAB), como projeto configurado pelo Movimento Negro em Porto Alegre na relação com a administração pública municipal. Objetivou-se compreender as ideias político-educativas construídas pelo protagonismo das pessoas negras no processo de monumentalização de territórios negros na cidade. Com inspiração em Leda Maria Martins proponho pensar o CRAB como um fenômeno que se realiza na qualidade de movimento espiralar. A análise do protagonismo das pessoas e grupos que se envolveram com a projeção do CRAB é realizada a partir de uma perspectiva Afroperspectivista no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com pressupostos da abordagem qualitativa em Educação, a pesquisa visou promover uma associação entre momentos de entrevistas abertas, com primazia da oralidade, e momentos de análise de revisão documental, acadêmica ou própria do que foi guardado pelos movimentos sociais negros ou pelas instituições estatais da municipalidade. Conclui-se que as pessoas negras construíram, através do CRAB, ações educativas e lugares epistêmicos próprios para explicar a cidade e seus territórios na mesma. As experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram as ações políticoeducativas investigadas, demonstram um potencial para desmistificar narrativas universalizantes e se somam às epistemologias polirracionais. |
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Dorneles, Maurício da SilvaMeinerz, Carla Beatriz2022-03-29T04:36:10Z2021http://hdl.handle.net/10183/236363001138665A presente dissertação de Mestrado em Educação é um ensaio sobre a história do Centro de Referência Afro-Brasileiro (CRAB), como projeto configurado pelo Movimento Negro em Porto Alegre na relação com a administração pública municipal. Objetivou-se compreender as ideias político-educativas construídas pelo protagonismo das pessoas negras no processo de monumentalização de territórios negros na cidade. Com inspiração em Leda Maria Martins proponho pensar o CRAB como um fenômeno que se realiza na qualidade de movimento espiralar. A análise do protagonismo das pessoas e grupos que se envolveram com a projeção do CRAB é realizada a partir de uma perspectiva Afroperspectivista no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com pressupostos da abordagem qualitativa em Educação, a pesquisa visou promover uma associação entre momentos de entrevistas abertas, com primazia da oralidade, e momentos de análise de revisão documental, acadêmica ou própria do que foi guardado pelos movimentos sociais negros ou pelas instituições estatais da municipalidade. Conclui-se que as pessoas negras construíram, através do CRAB, ações educativas e lugares epistêmicos próprios para explicar a cidade e seus territórios na mesma. As experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram as ações políticoeducativas investigadas, demonstram um potencial para desmistificar narrativas universalizantes e se somam às epistemologias polirracionais.The present Master's thesis in Education is an essay on the history of the Afro-Brazilian Reference Center (CRAB), as a project configured by the Black Movement in Porto Alegre about the municipal public administration. The objective was to understand the politicaleducational ideas built by the protagonism of black people in the process of monumentalization of black territories in the city. Inspired by Leda Maria Martins, I propose to think of CRAB as a phenomenon that takes place as a spiral movement. The analysis of the protagonism of the people and groups that were involved with the projection of CRAB is carried out from an Afroperspectivist perspective in the field of Ethnic-Racial Relations Education. With assumptions of a qualitative approach in Education, the research aimed to promote an association between moments of open interviews, with the primacy of orality, and moments of analysis of documental, academic or own review of what was kept by black social movements or by state institutions in the municipality. It is concluded that black people built, through CRAB, educational actions and epistemic places of their own to explain the city and its territories in it. The experiences produced by the Afro-Gaucho agents that constituted the investigated political-educational actions demonstrate a potential to demystify universalizing narratives and add to the polyrational epistemologies.application/pdfporMovimento negroRelação racialCultura afro-brasileiraAfro-Brazilian Reference CenterEthnic-racial relationsEducationProtagonismo negro e ações educativas configuradas no Projeto do Centro de Referência Afro-brasileiro/CRAB em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138665.pdf.txt001138665.pdf.txtExtracted Texttext/plain127689http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236363/2/001138665.pdf.txt05fcac786249daef48a8ab423b9f0725MD52ORIGINAL001138665.pdfTexto completoapplication/pdf2162832http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236363/1/001138665.pdf78b5897ef4fab9eeb175a05d0d493016MD5110183/2363632022-04-28 04:42:26.926109oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236363Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-28T07:42:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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