Protagonismo negro e ações educativas configuradas no Projeto do Centro de Referência Afro-brasileiro/CRAB em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dorneles, Maurício da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/236363
Resumo: A presente dissertação de Mestrado em Educação é um ensaio sobre a história do Centro de Referência Afro-Brasileiro (CRAB), como projeto configurado pelo Movimento Negro em Porto Alegre na relação com a administração pública municipal. Objetivou-se compreender as ideias político-educativas construídas pelo protagonismo das pessoas negras no processo de monumentalização de territórios negros na cidade. Com inspiração em Leda Maria Martins proponho pensar o CRAB como um fenômeno que se realiza na qualidade de movimento espiralar. A análise do protagonismo das pessoas e grupos que se envolveram com a projeção do CRAB é realizada a partir de uma perspectiva Afroperspectivista no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Com pressupostos da abordagem qualitativa em Educação, a pesquisa visou promover uma associação entre momentos de entrevistas abertas, com primazia da oralidade, e momentos de análise de revisão documental, acadêmica ou própria do que foi guardado pelos movimentos sociais negros ou pelas instituições estatais da municipalidade. Conclui-se que as pessoas negras construíram, através do CRAB, ações educativas e lugares epistêmicos próprios para explicar a cidade e seus territórios na mesma. As experiências produzidas pelos agentes afro-gaúchos que constituíram as ações políticoeducativas investigadas, demonstram um potencial para desmistificar narrativas universalizantes e se somam às epistemologias polirracionais.
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