A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Rafael Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/8774
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) enquanto uma estratégia de formação e educação em saúde, através de narrativas profissionais de três trabalhadoras em saúde. As narrativas como prática indicam as formas como estas trabalhadoras significam seus processos formativos. Nesse sentido, a EPS é entendida como uma estratégia que corresponde a qualquer processo em que ocorra produção de novos saberes e de novos sujeitos. Ademais, a EPS reconhece os saberes oriundos do trabalho como um conhecimento válido. Por isso, ela aposta na micropolítica do trabalho como espaço fundamental para intervir. O trabalho, no plano da micropolítica, funciona como um dispositivo de EPS porque revela as linhas que atuam com objetivo de capturar o trabalho vivo dos trabalhadores a serviço dos saberes e poderes constituídos, ao mesmo tempo em que revela os fluxos que, não podendo ser determinados previamente, operam por outras lógicas. A EPS aposta nesses fluxos para construir novos sentidos para a produção da saúde. Concluo afirmando que é necessário reformular os modelos hegemônicos de formação em saúde. A EPS se coloca enquanto uma estratégia alternativa ao considerar a prática no cotidiano como produtora de saber. Além disso, observou-se que as trabalhadoras em saúde também inventam formas de EPS
id UFF-2_d0e96b66fbb67d99d48d2f0483ef9790
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/8774
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúdeEducação permanente em saúdeTrabalho, formação e micropolíticaEducação em saúdeEducação continuadaCapacitação profissionalPessoal de saúdePermanent education in healthTraining, work and micropoliticO objetivo desta pesquisa é analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) enquanto uma estratégia de formação e educação em saúde, através de narrativas profissionais de três trabalhadoras em saúde. As narrativas como prática indicam as formas como estas trabalhadoras significam seus processos formativos. Nesse sentido, a EPS é entendida como uma estratégia que corresponde a qualquer processo em que ocorra produção de novos saberes e de novos sujeitos. Ademais, a EPS reconhece os saberes oriundos do trabalho como um conhecimento válido. Por isso, ela aposta na micropolítica do trabalho como espaço fundamental para intervir. O trabalho, no plano da micropolítica, funciona como um dispositivo de EPS porque revela as linhas que atuam com objetivo de capturar o trabalho vivo dos trabalhadores a serviço dos saberes e poderes constituídos, ao mesmo tempo em que revela os fluxos que, não podendo ser determinados previamente, operam por outras lógicas. A EPS aposta nesses fluxos para construir novos sentidos para a produção da saúde. Concluo afirmando que é necessário reformular os modelos hegemônicos de formação em saúde. A EPS se coloca enquanto uma estratégia alternativa ao considerar a prática no cotidiano como produtora de saber. Além disso, observou-se que as trabalhadoras em saúde também inventam formas de EPSThe purpose of this research is to analyze the Permanent Education in Health (PEH) as a strategy for training and health education, through professional narratives of three health workers. Narratives as practice indicate the ways these workers mean their formative processes. Therefore, the PEH is seen as a strategy that matches any process that occurs in the production of new knowledge and new subjects. Moreover, PEH recognizes the knowledge derived from work as a valid knowledge. So it bets on the micropolitics of work as a fundamental to intervene space. The work , in terms of micropolitics, works as a device of PEH because the lines reveals that act in order to capture the living labor of workers in the service of knowledge and powers that be , while revealing the flows that can not be determined previously by other operating logic . The PEH bets these flows to construct new meanings for the production of health. I conclude by stating that it is necessary to reformulate the hegemonic models of health training. The PEH stands as an alternative strategy to consider in daily practice as a producer of knowledge. Furthermore, it was observed that the health workers also invent ways of PEH85 f.NiteróiFranco, Tulio BatistaKoifman, LilianMerhy, Emerson Eliashttp://lattes.cnpq.br/1294309108305036http://lattes.cnpq.br/4910962111735003http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/1302025007008899Chagas, Rafael Cardoso2019-03-12T14:49:17Z2019-03-12T14:49:17Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHAGAS, Rafael Cardoso. A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.https://app.uff.br/riuff/handle/1/8774Aluno de mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-06-02T12:43:15Zoai:app.uff.br:1/8774Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:15.092145Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
title A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
spellingShingle A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
Chagas, Rafael Cardoso
Educação permanente em saúde
Trabalho, formação e micropolítica
Educação em saúde
Educação continuada
Capacitação profissional
Pessoal de saúde
Permanent education in health
Training, work and micropolitic
title_short A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
title_full A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
title_fullStr A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
title_full_unstemmed A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
title_sort A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde
author Chagas, Rafael Cardoso
author_facet Chagas, Rafael Cardoso
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Tulio Batista
Koifman, Lilian
Merhy, Emerson Elias
http://lattes.cnpq.br/1294309108305036
http://lattes.cnpq.br/4910962111735003
http://lattes.cnpq.br/2524511773652697
http://lattes.cnpq.br/1302025007008899
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Rafael Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Educação permanente em saúde
Trabalho, formação e micropolítica
Educação em saúde
Educação continuada
Capacitação profissional
Pessoal de saúde
Permanent education in health
Training, work and micropolitic
topic Educação permanente em saúde
Trabalho, formação e micropolítica
Educação em saúde
Educação continuada
Capacitação profissional
Pessoal de saúde
Permanent education in health
Training, work and micropolitic
description O objetivo desta pesquisa é analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) enquanto uma estratégia de formação e educação em saúde, através de narrativas profissionais de três trabalhadoras em saúde. As narrativas como prática indicam as formas como estas trabalhadoras significam seus processos formativos. Nesse sentido, a EPS é entendida como uma estratégia que corresponde a qualquer processo em que ocorra produção de novos saberes e de novos sujeitos. Ademais, a EPS reconhece os saberes oriundos do trabalho como um conhecimento válido. Por isso, ela aposta na micropolítica do trabalho como espaço fundamental para intervir. O trabalho, no plano da micropolítica, funciona como um dispositivo de EPS porque revela as linhas que atuam com objetivo de capturar o trabalho vivo dos trabalhadores a serviço dos saberes e poderes constituídos, ao mesmo tempo em que revela os fluxos que, não podendo ser determinados previamente, operam por outras lógicas. A EPS aposta nesses fluxos para construir novos sentidos para a produção da saúde. Concluo afirmando que é necessário reformular os modelos hegemônicos de formação em saúde. A EPS se coloca enquanto uma estratégia alternativa ao considerar a prática no cotidiano como produtora de saber. Além disso, observou-se que as trabalhadoras em saúde também inventam formas de EPS
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-03-12T14:49:17Z
2019-03-12T14:49:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHAGAS, Rafael Cardoso. A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/8774
Aluno de mestrado
identifier_str_mv CHAGAS, Rafael Cardoso. A educação permanente como prática cotidiana do trabalho em saúde. 2014. 85 f. Dissertação (Mestrado em saúde Coletiva) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2014.
Aluno de mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/8774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823559183433728