Virtude e emoção: apontamentos para uma psicologia moral aristotélica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Gabriel Borges
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7859
Resumo: Este estudo analisa a relação que as noções de virtude e emoção apresentam no interior da ética de Aristóteles. Ele objetiva descobrir se o autor grego nos legou um modelo de psicologia moral consistente, capaz de responder aos desafios da ética contemporânea. Sua primeira parte aborda o conceito de ergon, eudaimonia e o papel deles dentro da definição de virtude. Para isso, é feita uma passagem pelo problema do método da ética aristotélica. Esse é visto em conjunto com a questão da hipótese da fundação metafísica. Em seguida, é apresentada a definição de virtude a partir do esquema do gênero e da diferença específica. A próxima parte discute a definição de emoção, apresentando sua relação com a cognição, sendo ilustrada pela análise de um caso específico, o da cólera. É feita então uma análise da teoria da alma de Aristóteles, abordando os dois modelos que nos foram legados. Na seção seguinte são discutidos os três tipos de desejo. A última parte tenta destacar os vínculos entre virtude e emoção. Ela começa com a análise da prudência, sendo seguida da discussão sobre a akrasia. É destacado, em sequência, que as virtudes têm como objeto ações e emoções. Por fim é analisada a proposta de uma teoria funcional das emoções, pondo a ética de Aristóteles, mais especificamente a noção de intencionalidade, com a obra de Elizabeth Anscombe.
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