Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Bernardo Antônio Figueira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32149
Resumo: A nova adaptação live-action do clássico cyberpunk Ghost in the Shell levanta questões em relação ao que se tem feito ao adaptar roteiros distópicos na indústria cinematográfica. Analisam-se, através desse trabalho, duas questões: qual é a relação da pós-modernidade com esse contexto distópico e quais estratégias de roteiro foram implementadas a partir da comparação das três versões de Ghost in the Shell. Em paralelo, também são discutidas as razões pelas quais as grandes produtoras e estúdios têm poder de veto na criação de novas versões. Através dessas análises, o debate sobre o uso de um cenário ficcional distópico é aberto no sentido de apresentar quais tendências e estratégias se demonstram paradoxais tanto em produção audiovisual quanto em conteúdo narrativo. A pós-modernidade poderá se apresentar como um alerta se tais tendências forem desveladas e, para isso, o estudo propõe, assim como fazem as distopias, ser uma plataforma crítica para que tais tipos de narrativas sejam instrumentalizadas não apenas como entretenimento, mas como um esforço de orientar o presente em projeções futuras.
id UFF-2_d1b6b65822eae4ece0bb7a7071d7dc57
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32149
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Distopias e pós-modernidade em Ghost in the ShellDistopiaCyberpunkPós-modernidadeRoteiro cinematográficoDistopia na literaturaCinemaA nova adaptação live-action do clássico cyberpunk Ghost in the Shell levanta questões em relação ao que se tem feito ao adaptar roteiros distópicos na indústria cinematográfica. Analisam-se, através desse trabalho, duas questões: qual é a relação da pós-modernidade com esse contexto distópico e quais estratégias de roteiro foram implementadas a partir da comparação das três versões de Ghost in the Shell. Em paralelo, também são discutidas as razões pelas quais as grandes produtoras e estúdios têm poder de veto na criação de novas versões. Através dessas análises, o debate sobre o uso de um cenário ficcional distópico é aberto no sentido de apresentar quais tendências e estratégias se demonstram paradoxais tanto em produção audiovisual quanto em conteúdo narrativo. A pós-modernidade poderá se apresentar como um alerta se tais tendências forem desveladas e, para isso, o estudo propõe, assim como fazem as distopias, ser uma plataforma crítica para que tais tipos de narrativas sejam instrumentalizadas não apenas como entretenimento, mas como um esforço de orientar o presente em projeções futuras.40 p.Pena, FelipeCorrêa, Bernardo Antônio Figueira2024-02-01T12:12:14Z2024-02-01T12:12:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32149CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-01T12:12:18Zoai:app.uff.br:1/32149Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-01T12:12:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
title Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
spellingShingle Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
Corrêa, Bernardo Antônio Figueira
Distopia
Cyberpunk
Pós-modernidade
Roteiro cinematográfico
Distopia na literatura
Cinema
title_short Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
title_full Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
title_fullStr Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
title_full_unstemmed Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
title_sort Distopias e pós-modernidade em Ghost in the Shell
author Corrêa, Bernardo Antônio Figueira
author_facet Corrêa, Bernardo Antônio Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pena, Felipe
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Bernardo Antônio Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Distopia
Cyberpunk
Pós-modernidade
Roteiro cinematográfico
Distopia na literatura
Cinema
topic Distopia
Cyberpunk
Pós-modernidade
Roteiro cinematográfico
Distopia na literatura
Cinema
description A nova adaptação live-action do clássico cyberpunk Ghost in the Shell levanta questões em relação ao que se tem feito ao adaptar roteiros distópicos na indústria cinematográfica. Analisam-se, através desse trabalho, duas questões: qual é a relação da pós-modernidade com esse contexto distópico e quais estratégias de roteiro foram implementadas a partir da comparação das três versões de Ghost in the Shell. Em paralelo, também são discutidas as razões pelas quais as grandes produtoras e estúdios têm poder de veto na criação de novas versões. Através dessas análises, o debate sobre o uso de um cenário ficcional distópico é aberto no sentido de apresentar quais tendências e estratégias se demonstram paradoxais tanto em produção audiovisual quanto em conteúdo narrativo. A pós-modernidade poderá se apresentar como um alerta se tais tendências forem desveladas e, para isso, o estudo propõe, assim como fazem as distopias, ser uma plataforma crítica para que tais tipos de narrativas sejam instrumentalizadas não apenas como entretenimento, mas como um esforço de orientar o presente em projeções futuras.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-01T12:12:14Z
2024-02-01T12:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32149
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838760171208704