DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28638
Resumo: Conhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Google se insere como uma relevante firma do monopólio da internet. Assim, no ano de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos impetrou uma acusação contra a Google LLC em decorrência de práticas anticompetitivas utilizadas para manter e estender a sua atuação quanto aos serviços de pesquisa, publicidade em pesquisa e publicidade em texto de pesquisa em geral. Para isso, o departamento valeu-se da ação americana antitruste, que tem como pressuposto a defesa do mercado econômico, a livre concorrência, a proteção do consumidor e seu bem-estar. Diante dessas considerações, a presente pesquisa busca analisar de maneira geral os fatores que levaram a Google LLC a ser acusada de monopólio, a partir da imputação de práticas anticompetitivas consideradas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Assim, a metodologia de pesquisa se baseia em um estudo de caso que se propôs a investigar as condutas atribuídas a empresa. Como resultado de pesquisa, observou-se que as estratégias praticadas pela empresa foram prejudiciais à concorrência e ao bem-estar do consumidor, e que apesar de serem visualizadas por esse escopo, não podem ser consideradas como ilegais, cabendo ao órgão regulamentador americano, normalizar um dispositivo contundente com a lacuna legal identificada.
id UFF-2_d2829dd46725aac655a61e83c5ada5aa
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28638
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUAAntitrusteConduta anticompetitivaContratos exclusivosGoogle LLCMonopólioConhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Google se insere como uma relevante firma do monopólio da internet. Assim, no ano de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos impetrou uma acusação contra a Google LLC em decorrência de práticas anticompetitivas utilizadas para manter e estender a sua atuação quanto aos serviços de pesquisa, publicidade em pesquisa e publicidade em texto de pesquisa em geral. Para isso, o departamento valeu-se da ação americana antitruste, que tem como pressuposto a defesa do mercado econômico, a livre concorrência, a proteção do consumidor e seu bem-estar. Diante dessas considerações, a presente pesquisa busca analisar de maneira geral os fatores que levaram a Google LLC a ser acusada de monopólio, a partir da imputação de práticas anticompetitivas consideradas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Assim, a metodologia de pesquisa se baseia em um estudo de caso que se propôs a investigar as condutas atribuídas a empresa. Como resultado de pesquisa, observou-se que as estratégias praticadas pela empresa foram prejudiciais à concorrência e ao bem-estar do consumidor, e que apesar de serem visualizadas por esse escopo, não podem ser consideradas como ilegais, cabendo ao órgão regulamentador americano, normalizar um dispositivo contundente com a lacuna legal identificada.Moreira, Roni BarbosaBastos, Patrícia de Melo AbritaAcar, TatianaPEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA2023-04-28T14:22:01Z2023-04-28T14:22:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28638CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-04-28T14:22:04Zoai:app.uff.br:1/28638Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:17.298465Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
title DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
spellingShingle DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
PEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA
Antitruste
Conduta anticompetitiva
Contratos exclusivos
Google LLC
Monopólio
title_short DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
title_full DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
title_fullStr DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
title_full_unstemmed DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
title_sort DEFESA DA CONCORRÊNCIA NO MERCADO DIGITAL: o caso do serviço de busca Google nos EUA
author PEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA
author_facet PEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Roni Barbosa
Bastos, Patrícia de Melo Abrita
Acar, Tatiana
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, JENIFFER DE OLIVEIRA VIANA
dc.subject.por.fl_str_mv Antitruste
Conduta anticompetitiva
Contratos exclusivos
Google LLC
Monopólio
topic Antitruste
Conduta anticompetitiva
Contratos exclusivos
Google LLC
Monopólio
description Conhecida como uma das maiores empresas do mundo, a Google se insere como uma relevante firma do monopólio da internet. Assim, no ano de 2020, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos impetrou uma acusação contra a Google LLC em decorrência de práticas anticompetitivas utilizadas para manter e estender a sua atuação quanto aos serviços de pesquisa, publicidade em pesquisa e publicidade em texto de pesquisa em geral. Para isso, o departamento valeu-se da ação americana antitruste, que tem como pressuposto a defesa do mercado econômico, a livre concorrência, a proteção do consumidor e seu bem-estar. Diante dessas considerações, a presente pesquisa busca analisar de maneira geral os fatores que levaram a Google LLC a ser acusada de monopólio, a partir da imputação de práticas anticompetitivas consideradas pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Assim, a metodologia de pesquisa se baseia em um estudo de caso que se propôs a investigar as condutas atribuídas a empresa. Como resultado de pesquisa, observou-se que as estratégias praticadas pela empresa foram prejudiciais à concorrência e ao bem-estar do consumidor, e que apesar de serem visualizadas por esse escopo, não podem ser consideradas como ilegais, cabendo ao órgão regulamentador americano, normalizar um dispositivo contundente com a lacuna legal identificada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-28T14:22:01Z
2023-04-28T14:22:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/28638
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823727472541696