A cidade e o mar: intervenções urbanísticas de valorização com o foco em aquário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tarcsay, Alessandra de Figueiredo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26314
http://dx.doi.org/10.22409/PPGAU.2021.d.01889191710
Resumo: A ligação com o mar permitiu a formação territorial atual, e o município do Rio, com sua baía de águas tranquilas, proporcionou o embarque/desembarque dos produtos, o que levou ao estabelecimento de uma comunidade portuária durante o período colonial. Entretanto, nesse processo de urbanização, o visual natural da Baía de Guanabara foi alterado drasticamente, onde várzeas e mangues foram drenados, rios e lagos impactados, inclusive junto à região portuária com seus trapiches e armazéns. Porém, a mais impactante ocorreu na reforma de Pereira Passos, na qual um enorme aterro surgiu proveniente do desmonte do Morro do Castelo. Nos anos 70, as mudanças ocorridas na logística operacional do porto do Rio de Janeiro gerou o isolamento da área ao tornar obsoleta sua estrutura anterior. Após diversas tentativas e projetos para revitalizar a região, e pela parceria público-privada firmada, implantou-se o projeto Porto Maravilha. Ele foi voltado para reformas viárias, como a demolição da Perimetral, sendo substituída por duas vias arteriais, a via Binário e o túnel Marcelo Alencar, e estruturas/monumentos para o turismo, como o Museu do Amanhã e AquaRio. A maioria dos portos brasileiros não possuem estruturas adequadas para a gestão ambiental, nem no que se refere ao controle de resíduos e outros impactos ambientais no dia-a-dia da atividade, nem nos planos de contingência para acidentes, nem no tocante aos projetos de expansão e modernização portuária. Apesar do anúncio de despoluição da baía para os Jogos Olímpicos, nada foi feito. Por sua vez, a cidade de Monterey, CA, EUA, teve um processo de formação portuária com aspectos relevantes semelhantes ao Rio, uma baía com águas calmas e rica em pesca. Enquanto pertenceu ao México, foi o principal porto de entrada de produtos na Califórnia. A pesca sempre esteve presente e, após a forte exploração feita pela indústria pesqueira durante o boom de sardinhas, o bioma marinho encontrava-se em sérios riscos. Após um grave acidente na California em 1969, com o vazamento de um petroleiro, o cenário começa a se alterar. Santuários marinhos foram estabelecidos no país, sendo o Monterey Bay Marine Sanctuary o maior de todos. E, gradativamente, a região sofreu sua alteração de uso, com enfoque turístico, fortalecido pela implantação do Monterey Bay Aquarium, que trabalha em constante parceria com os responsáveis pela manutenção do santuário. Já o AquaRio precisou usar barcaças com água oriunda das Ilhas Cágarras para abastecer seus tanques, devido à impossibilidade de tratamento das águas da baía, que se nada for feito caminha para a morte, onde seus usos, outrora benéficos, não conseguirão se manter. Ao todo, 90 quilômetros quadrados foram subtraídos pelos aterros, assoreamento acelerado e seco em 60 quilômetros quadrados de sua extensão. Propostas de revitalização portuária deveriam integrar o homem com o mar. Sem isso, a problemática só irá piorar. O que levou a esses dois locais possuírem realidades tão distintas? Qual seria os caminhos de aperfeiçoamento de um aquário marinho?
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Nos anos 70, as mudanças ocorridas na logística operacional do porto do Rio de Janeiro gerou o isolamento da área ao tornar obsoleta sua estrutura anterior. Após diversas tentativas e projetos para revitalizar a região, e pela parceria público-privada firmada, implantou-se o projeto Porto Maravilha. Ele foi voltado para reformas viárias, como a demolição da Perimetral, sendo substituída por duas vias arteriais, a via Binário e o túnel Marcelo Alencar, e estruturas/monumentos para o turismo, como o Museu do Amanhã e AquaRio. A maioria dos portos brasileiros não possuem estruturas adequadas para a gestão ambiental, nem no que se refere ao controle de resíduos e outros impactos ambientais no dia-a-dia da atividade, nem nos planos de contingência para acidentes, nem no tocante aos projetos de expansão e modernização portuária. Apesar do anúncio de despoluição da baía para os Jogos Olímpicos, nada foi feito. Por sua vez, a cidade de Monterey, CA, EUA, teve um processo de formação portuária com aspectos relevantes semelhantes ao Rio, uma baía com águas calmas e rica em pesca. Enquanto pertenceu ao México, foi o principal porto de entrada de produtos na Califórnia. A pesca sempre esteve presente e, após a forte exploração feita pela indústria pesqueira durante o boom de sardinhas, o bioma marinho encontrava-se em sérios riscos. Após um grave acidente na California em 1969, com o vazamento de um petroleiro, o cenário começa a se alterar. Santuários marinhos foram estabelecidos no país, sendo o Monterey Bay Marine Sanctuary o maior de todos. E, gradativamente, a região sofreu sua alteração de uso, com enfoque turístico, fortalecido pela implantação do Monterey Bay Aquarium, que trabalha em constante parceria com os responsáveis pela manutenção do santuário. Já o AquaRio precisou usar barcaças com água oriunda das Ilhas Cágarras para abastecer seus tanques, devido à impossibilidade de tratamento das águas da baía, que se nada for feito caminha para a morte, onde seus usos, outrora benéficos, não conseguirão se manter. Ao todo, 90 quilômetros quadrados foram subtraídos pelos aterros, assoreamento acelerado e seco em 60 quilômetros quadrados de sua extensão. Propostas de revitalização portuária deveriam integrar o homem com o mar. Sem isso, a problemática só irá piorar. O que levou a esses dois locais possuírem realidades tão distintas? Qual seria os caminhos de aperfeiçoamento de um aquário marinho?The sea connection allowed the current territorial formation, and the city of Rio, with its bay of calm waters, allowed the boarding / dlanding of the products, which led to the establishment of a port community during the colonial period. However, in this urbanization process, the Guanabara Bay natural visual was drastically altered, where floodplains and mangroves were drained, rivers and lakes impacted, including close to the port region with its warehouses. However, the biggest impact occurred with Pereira Passos’ renovation, in which a huge landfill arose from Castelo’s Hill dismantling. In the 1970s, changes in Rio de Janeiro port operational logistics generated the area isolation due to the structural changes applied. After several attempts and projects to revitalize the region, and through the public-private partnership signed, the Porto Maravilha project was implemented. It was aimed at road reforms, such as the demolition of Perimetral, being replaced by two arterial roads, via Binário and the Marcelo Alencar tunnel, and structures / monuments for tourism, such as Museu do Amanhã and AquaRio. Most Brazilian ports do not have adequate structures for environmental management, neither with regard to waste control and other environmental impacts in the daily activity, nor in accidents contingency plans, nor with regard to the port expansion and modernization projects. Despite the announcement for the Olympic Games the bay clean-up, nothing was done. However, the city of Monterey, CA, USA, had a port formation process similar to Rio, a bay with calm waters and rich in fishing. While it belonged to Mexico, it was the main port of products entry in California. Fishing has always been present and, after heavy exploitation by the fishing industry during the sardine boom, the marine biome was at serious risk. After a serious accident in California in 1969, with the leak of an oil tanker, the scenario begins to change. Marine sanctuaries were established in the country, with the Monterey Bay Marine Sanctuary being the largest of all. And, gradually, the port region has undergone a change in use, with a tourist focus, strengthened by the implementation of the Monterey Bay Aquarium, which works in constant partnership with those responsible for maintaining the sanctuary. AquaRio, on the other hand, needed to use barges with water from the Cágarras Islands to supply its tanks, due to the impossibility of treating the waters from the bay, which is on its way to death if nothing is made, where its once beneficial uses will not be able to sustain itself. Altogether, 90 quilômetros quadrados were subtracted by landfills, accelerated silting and drought in 60 quilômetros quadrados of its extension. Proposals for port revitalization should integrate man with the sea. Without this, the problem will only get worse. What led to these two locations having such different realities? What would be the improvement path of a marine aquarium?370Carvalho, Thereza Christina Coutohttp://lattes.cnpq.br/3116818674701052Holzer, Wertherhttp://lattes.cnpq.br/6585328267699491Guimaraens, Dinah Tereza Papi dehttp://lattes.cnpq.br/2261328991405752Egler, Claudio Antonio Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/0235412725994054Schueler, Adriana Soares dehttp://lattes.cnpq.br/2102672173960361http://lattes.cnpq.br/9756631860903887Tarcsay, Alessandra de Figueiredo2022-09-20T19:00:49Z2022-09-20T19:00:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfTARCSAY, Alessandra de Figueiredo. A cidade e o mar: intervenções urbanísticas de valorização com o foco em aquário. 2021. 370 f. 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