O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Everton Carneiro de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194
Resumo: O trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológico
id UFF-2_d2af53dfe7166a3233529b85832af481
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4194
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?Cinema 3DEstratégia de margetingMarketing experimentalPiratariaCinema 3DMarketingPirataria (Direito Autoral)Indústria cinematográfica3D FilmMarketing strategyExperiential marketingPiracyO trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológicoThis project consisted to investigate in Brazilian film industry if the resurgence of 3D technology have been used by the players of this industry as a marketing strategy in the attempt to decrease or even eliminate the consequences from film piracy. The research goals were the literature review, field work, investigation of the strategies adopted by companies in this industry against piracy and also create a relationship between the resurgence of 3D technology with piracy. As theoretical topics this project covered marketing, especially experiential marketing, also it was done a research about film industry as well as the impact of piracy in this sector. That was a basic and experimental research with a qualitative approach, which was made by the support of nine companies in the film industry. After the research, we made hypothesis that the 3D technology is not being used against piracy, but due the fact of a technological advanceAbegão, Luís HenriqueMotta, Gustavo da SilvaPaula, Everton Carneiro de2017-08-18T13:04:47Z2017-08-18T13:04:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4194CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T21:23:55Zoai:app.uff.br:1/4194Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-30T21:23:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
title O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
spellingShingle O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
Paula, Everton Carneiro de
Cinema 3D
Estratégia de margeting
Marketing experimental
Pirataria
Cinema 3D
Marketing
Pirataria (Direito Autoral)
Indústria cinematográfica
3D Film
Marketing strategy
Experiential marketing
Piracy
title_short O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
title_full O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
title_fullStr O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
title_full_unstemmed O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
title_sort O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
author Paula, Everton Carneiro de
author_facet Paula, Everton Carneiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abegão, Luís Henrique
Motta, Gustavo da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Everton Carneiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema 3D
Estratégia de margeting
Marketing experimental
Pirataria
Cinema 3D
Marketing
Pirataria (Direito Autoral)
Indústria cinematográfica
3D Film
Marketing strategy
Experiential marketing
Piracy
topic Cinema 3D
Estratégia de margeting
Marketing experimental
Pirataria
Cinema 3D
Marketing
Pirataria (Direito Autoral)
Indústria cinematográfica
3D Film
Marketing strategy
Experiential marketing
Piracy
description O trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológico
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-18T13:04:47Z
2017-08-18T13:04:47Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044787119915008