O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194 |
Resumo: | O trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológico |
id |
UFF-2_d2af53dfe7166a3233529b85832af481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/4194 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria?Cinema 3DEstratégia de margetingMarketing experimentalPiratariaCinema 3DMarketingPirataria (Direito Autoral)Indústria cinematográfica3D FilmMarketing strategyExperiential marketingPiracyO trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológicoThis project consisted to investigate in Brazilian film industry if the resurgence of 3D technology have been used by the players of this industry as a marketing strategy in the attempt to decrease or even eliminate the consequences from film piracy. The research goals were the literature review, field work, investigation of the strategies adopted by companies in this industry against piracy and also create a relationship between the resurgence of 3D technology with piracy. As theoretical topics this project covered marketing, especially experiential marketing, also it was done a research about film industry as well as the impact of piracy in this sector. That was a basic and experimental research with a qualitative approach, which was made by the support of nine companies in the film industry. After the research, we made hypothesis that the 3D technology is not being used against piracy, but due the fact of a technological advanceAbegão, Luís HenriqueMotta, Gustavo da SilvaPaula, Everton Carneiro de2017-08-18T13:04:47Z2017-08-18T13:04:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4194CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-30T21:23:55Zoai:app.uff.br:1/4194Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-30T21:23:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
title |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
spellingShingle |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? Paula, Everton Carneiro de Cinema 3D Estratégia de margeting Marketing experimental Pirataria Cinema 3D Marketing Pirataria (Direito Autoral) Indústria cinematográfica 3D Film Marketing strategy Experiential marketing Piracy |
title_short |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
title_full |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
title_fullStr |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
title_sort |
O uso da tecnologia 3D no setor cinematográfico brasileiro: uma estratégia de marketing em resposta à pirataria? |
author |
Paula, Everton Carneiro de |
author_facet |
Paula, Everton Carneiro de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Abegão, Luís Henrique Motta, Gustavo da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paula, Everton Carneiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema 3D Estratégia de margeting Marketing experimental Pirataria Cinema 3D Marketing Pirataria (Direito Autoral) Indústria cinematográfica 3D Film Marketing strategy Experiential marketing Piracy |
topic |
Cinema 3D Estratégia de margeting Marketing experimental Pirataria Cinema 3D Marketing Pirataria (Direito Autoral) Indústria cinematográfica 3D Film Marketing strategy Experiential marketing Piracy |
description |
O trabalho consistiu em investigar, no setor cinematográfico brasileiro, se a retomada da tecnologia 3D está sendo utilizada pelos atores dessa indústria como uma estratégia de marketing para atenuar ou mesmo eliminar os impactos negativos advindos da pirataria de filmes. Os objetivos da pesquisa foram o levantamento bibliográfico, a realização de pesquisa de campo com empresas do setor de filmes, a investigação das estratégias adotadas pelas empresas deste setor contra a pirataria e também criar uma relação entre o ressurgimento da tecnologia 3D com a pirataria. Como referencial teórico abrangeu-se temas de 'marketing, especialmente marketing experimental, foi feita também uma pesquisa sobre o setor cinematográfico, bem como do impacto da pirataria neste setor. Esta foi uma pesquisa básica e experimental, com abordagem qualitativa, a qual contou com nove empresas do setor cinematográfico. Após a pesquisa, chegou-se a uma hipótese de que a tecnologia 3D não está sendo utilizada contra a pirataria, mas por causa de um avanço tecnológico |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-18T13:04:47Z 2017-08-18T13:04:47Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4194 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1797044787119915008 |