Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Anna Luiza da Silveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Campos, Isadora Cidrão
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/5060
Resumo: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
id UNB-2_c45d5744600918a450485a3140ef2da3
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/5060
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Corrêa, Anna Luiza da SilveiraCampos, Isadora CidrãoMoura, Dione OliveiraCAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/5060Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.O filme, enquanto produto cultural e industrial, precisa ser assistido. No Brasil o público de cinema ainda é mal explorado, mas representa um mercado em potencial. Entender esse mercado é essencial para o desenvolvimento da indústria cinematográfica brasileira, tão dependente do apoio estatal e deficiente em relação à hegemonia estrangeira. Esta pesquisa dedica-se ao estudo da indústria cinematográfica brasileira e de como o marketing se aplica a ela, explorando estratégias que envolvam toda a cadeia produtiva do cinema de forma a buscar tanto a maior inserção no mercado quanto a auto-sustentabilidade do setor. ________________________________________________________________ ABSTRACTThe film, as a cultural and industrial product, needs to be watched. In Brazil the public of the film is poorly explored, but represents a potential market. Understanding this market is essential for the development of the Brazilian film industry, so dependent upon state support and deficient compared to the foreign hegemony. This research is dedicated to the study of the Brazilian film industry and how marketing applies to it, exploring strategies that involve the entire production chain of cinema in order to increase market insertion and also the self-sustainability of the sector.Submitted by Ricardo F. S. Tavares (ricardotavares@bce.unb.br) on 2013-05-09T21:44:27Z No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Approved for entry into archive by Thayse Cantanhede(thaysenatalia@bce.unb.br) on 2013-05-14T21:12:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-14T21:12:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf: 1214951 bytes, checksum: 605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33 (MD5)Indústria cinematográficaCinema brasileiroMarketingComunicaçãoMarketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2013-05-14T21:12:45Z2013-05-14T21:12:45Z2013-05-14T21:12:45Z2013-03-01info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBCC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/2/license_urlfd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03MD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream23599http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/4/license_rdf9e2b7f6edbd693264102b96ece20428aMD54ORIGINAL2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdf2013_AnnaLuizadaSilveiraCorrêa_IsadoraCidrãoCampos.pdfapplication/pdf1214951http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/1/2013_AnnaLuizadaSilveiraCorr%C3%AAa_IsadoraCidr%C3%A3oCampos.pdf605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1860http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/5/license.txt71f57e406daa50aa601863b62d084e99MD5510483/50602013-05-14 18:12:45.437oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712013-05-14T21:12:45Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.en.fl_str_mv Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
title Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
spellingShingle Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
Corrêa, Anna Luiza da Silveira
Indústria cinematográfica
Cinema brasileiro
Marketing
Comunicação
title_short Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
title_full Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
title_fullStr Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
title_full_unstemmed Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
title_sort Marketing para o cinema nacional : uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor
author Corrêa, Anna Luiza da Silveira
author_facet Corrêa, Anna Luiza da Silveira
Campos, Isadora Cidrão
author_role author
author2 Campos, Isadora Cidrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Anna Luiza da Silveira
Campos, Isadora Cidrão
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moura, Dione Oliveira
contributor_str_mv Moura, Dione Oliveira
dc.subject.keyword.en.fl_str_mv Indústria cinematográfica
Cinema brasileiro
Marketing
Comunicação
topic Indústria cinematográfica
Cinema brasileiro
Marketing
Comunicação
description Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, 2013.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-14T21:12:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-14T21:12:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-14T21:12:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bdm.unb.br/handle/10483/5060
identifier_str_mv CAMPOS, Isadora Cidrão; CORRÊA, Anna Luiza da Silveira. Marketing para o cinema nacional: uma análise da indústria cinematográfica brasileira e da aplicação do marketing no setor. 2013. 116 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
url http://bdm.unb.br/handle/10483/5060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/2/license_url
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/3/license_text
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/4/license_rdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/1/2013_AnnaLuizadaSilveiraCorr%C3%AAa_IsadoraCidr%C3%A3oCampos.pdf
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/5060/5/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fd26723f8d7edacdb29e3f03465c3b03
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
9e2b7f6edbd693264102b96ece20428a
605a18e8646f32ee59bbea67daa7ee33
71f57e406daa50aa601863b62d084e99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1791078731315412992