Políticas educacionais para redução da infrequência e evasão em unidades escolares com ensino médio na Baixa Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sant Anna, Monique Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Felipe Pedrosa de, Oliveira, Diogo Dias de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/17040
Resumo: O presente artigo apresenta a problemática da evasão escolar no Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente na Baixada Fluminense, bem como as políticas públicas aplicadas pelo Governo no combate da mesma. Para tal, foram identificados os níveis de evasão no Estado através de dados oficiais e quais foram as políticas educacionais aplicadas nos últimos anos, bem como sua efetividade. Para se ter ideia dos motivos que levam os alunos a evadirem foi feito um levantamento por meio de um questionário aplicado em três escolas públicas estaduais. Para os alunos que participaram da pesquisa, todos os motivos relacionados no questionário possuem grande impacto quando o assunto é evasão escolar, pode-se destacar o bulling, a discriminação racial, o uso de drogas, e a violência doméstica como os maiores impactadores, na visão dos consultados, pois tiveram um elevado número de assertivas, porem foi possível constatar que os motivos elencados se inter-relacionam e todos afetam o cotidiano escolar dos alunos.
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