O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético a compreensão dos profissionais da rede de atendimento do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) sobre o trabalho do Serviço Social escolar. Objetivamos especificamente conhecer a compreensão acerca da contribuição do Assistente Social em relação a infrequência escolar e sua inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com profissionais do conselho tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), secretários Municipais de Educação e Assistência Social e diretora de proteção especial de média complexidade da Secretaria de Assistência Social. A partir dos dados obtidos percebe-se a necessidade de inserção do Assistente Social nas escolas de todo país, uma vez que é local de manifestação da questão social, objeto de trabalho deste profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense e tem como número do parecer 1.905.386. |
id |
UNIPLAC_e74f9b7c2d8cfe32cad8776af2c94f8f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/228 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolarAssistente Social; Infrequência escolar; Educação; AdolescenteO objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético a compreensão dos profissionais da rede de atendimento do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) sobre o trabalho do Serviço Social escolar. Objetivamos especificamente conhecer a compreensão acerca da contribuição do Assistente Social em relação a infrequência escolar e sua inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com profissionais do conselho tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), secretários Municipais de Educação e Assistência Social e diretora de proteção especial de média complexidade da Secretaria de Assistência Social. A partir dos dados obtidos percebe-se a necessidade de inserção do Assistente Social nas escolas de todo país, uma vez que é local de manifestação da questão social, objeto de trabalho deste profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense e tem como número do parecer 1.905.386.Editora ICEPCloss, AlineArruda Rodrigues Campos, Audrilar2017-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228/103info:eu-repo/semantics/openAccess2017-12-10T23:42:16Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/228Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2017-12-10T23:42:16Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
title |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
spellingShingle |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar Closs, Aline Assistente Social; Infrequência escolar; Educação; Adolescente |
title_short |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
title_full |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
title_fullStr |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
title_sort |
O assistente social no combate à infrequência escolar de adolescentes e sua inserção profissional no ambiente escolar |
author |
Closs, Aline |
author_facet |
Closs, Aline Arruda Rodrigues Campos, Audrilar |
author_role |
author |
author2 |
Arruda Rodrigues Campos, Audrilar |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Closs, Aline Arruda Rodrigues Campos, Audrilar |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assistente Social; Infrequência escolar; Educação; Adolescente |
topic |
Assistente Social; Infrequência escolar; Educação; Adolescente |
description |
O objetivo deste estudo é conhecer dentro da perspectiva do materialismo histórico-dialético a compreensão dos profissionais da rede de atendimento do Programa de Combate à Evasão Escolar (APOIA) sobre o trabalho do Serviço Social escolar. Objetivamos especificamente conhecer a compreensão acerca da contribuição do Assistente Social em relação a infrequência escolar e sua inserção no ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo. Para a coleta dos dados realizou-se entrevista semiestruturada. As entrevistas foram realizadas com profissionais do conselho tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), secretários Municipais de Educação e Assistência Social e diretora de proteção especial de média complexidade da Secretaria de Assistência Social. A partir dos dados obtidos percebe-se a necessidade de inserção do Assistente Social nas escolas de todo país, uma vez que é local de manifestação da questão social, objeto de trabalho deste profissional. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade do Planalto Catarinense e tem como número do parecer 1.905.386. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/228/103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 3, n. 6 (2017): GepesVida 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174698868473856 |