A permanência imaterial do filme: o filme de memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5079 |
Resumo: | Ao término de uma sessão de cinema, a interrupção definitiva da projeção simboliza a perda para o espectador da materialidade fílmica, contudo a obra sobrevive em sua imaterialidade. Este trabalho monográfico consiste na hipótese da permanência do filme diante do quadro de encerramento de uma sessão. O filme permanece através do sujeito de forma imaterial, como imagens reapresentadas no espírito. Por isso, este objeto de estudo demanda atenção aos estudos sobre a memória, do qual parte a identificação com a teoria Bergsoniana. Por fim, lança-se o termo filme de memória como resultado desse processo relacional entre filme e sujeito |
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Ao término de uma sessão de cinema, a interrupção definitiva da projeção simboliza a perda para o espectador da materialidade fílmica, contudo a obra sobrevive em sua imaterialidade. Este trabalho monográfico consiste na hipótese da permanência do filme diante do quadro de encerramento de uma sessão. O filme permanece através do sujeito de forma imaterial, como imagens reapresentadas no espírito. Por isso, este objeto de estudo demanda atenção aos estudos sobre a memória, do qual parte a identificação com a teoria Bergsoniana. Por fim, lança-se o termo filme de memória como resultado desse processo relacional entre filme e sujeito |
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