Viver, filmar, montar: o cinema na invenção da memória
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/21495 |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva, de forma geral, analisar como a memória é construída, reavivada e tensionada pelo aparato fílmico nas obras Visita ou memórias e confissões (Manuel de Oliveira, 1983) As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (Jonas Mekas, 2000), Já visto jamais visto (Andrea Tonacci, 2013) e Como me da la gana II (Ignacio Agüero , 2016). Nossa proposta é pensar como essas obras estabelecem relações com o tempo e com a memória, considerando como esses filmes se relacionam à trajetória e às produções dos diretores. Atentamos para as diferenças formais existentes entre eles e pensamos como o cotidiano é modulado por meio dessas escolhas estéticas. Nessa análise, trabalhamos com as noções de territorialização e desterrorialização; as maneiras desses diretores se inscreverem em seus filmes; e os modos de construção de uma história menor. Na discussão sobre a memória, retomamos às teses de Henri Bergson e Giles Deleuze. Em nosso trabalho, tentamos entender o que há de cinematográfico nas relações dessas obras com o passado - seja nas vias da história, seja no trabalho com a memória. |
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Viver, filmar, montar: o cinema na invenção da memóriaMemóriaCinemaMontagem do filmeHistóriaCotidianoCinemaMontagem do filme (Cinematografia)MemóriaCotidianoMemoryCinemaMovie editionHistoryDaily lifeEsta pesquisa objetiva, de forma geral, analisar como a memória é construída, reavivada e tensionada pelo aparato fílmico nas obras Visita ou memórias e confissões (Manuel de Oliveira, 1983) As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (Jonas Mekas, 2000), Já visto jamais visto (Andrea Tonacci, 2013) e Como me da la gana II (Ignacio Agüero , 2016). Nossa proposta é pensar como essas obras estabelecem relações com o tempo e com a memória, considerando como esses filmes se relacionam à trajetória e às produções dos diretores. Atentamos para as diferenças formais existentes entre eles e pensamos como o cotidiano é modulado por meio dessas escolhas estéticas. Nessa análise, trabalhamos com as noções de territorialização e desterrorialização; as maneiras desses diretores se inscreverem em seus filmes; e os modos de construção de uma história menor. Na discussão sobre a memória, retomamos às teses de Henri Bergson e Giles Deleuze. Em nosso trabalho, tentamos entender o que há de cinematográfico nas relações dessas obras com o passado - seja nas vias da história, seja no trabalho com a memória.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims, in a broad form, analyst how memory is built, revived and tensioned by the filmic apparatus in Visita ou memórias e confissões (Manuel de Oliveira, 1983) As I was moving ahead occasionally I saw brief glimpses of beauty (Jonas Mekas, 2000), Já visto jamais visto (Andrea Tonacci, 2013) e Como me da la gana II (Ignacio Agüero , 2016). Our proposal is to think how this movies establish relations with time and memory, considering how those movies relates themselves with the trajectory and the productions of the directors. We pay attention to the formal differences between them and think how daily life is modulated through those aesthetics choices. In this analysis, we work with the notions of deterritorialization and territorialization; the manners how those filmmakers inscribe themselves on their movies; and the ways of building a minor history. In our work, we try to think what exists of cinematographic in their relations of those movies with past - either in the ways of history, or in the work with memory.128f.Migliorin, Cezar ÁvilaAmancio, Antônio CarlosBlank, ThaísOliveira, Laís Ferreira2021-03-29T18:25:13Z2021-03-29T18:25:13Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/21495Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-30T20:04:25Zoai:app.uff.br:1/21495Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:28.967811Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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