Jogo eletrônico para ensino de música usando computação embarcada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Silvia Miguêz de Siqueira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29021
Resumo: O presente projeto tem como finalidade produzir um sistema embarcado para ensino de música semelhante a um Instrumento musical, do inglês Musical Instrument Digital Interface (MIDI) de baixo custo por meio da plataforma eletrônica Arduíno. O produto será um jogo eletrônico semelhante ao “Gênius”, mas dedicado ao ensino de música por meio da identificação de sons e intervalos. Segundo a LDBE - Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 “§ 2º O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica”, o que inclui o ensino de música. Considerando a relevância do tema e os recentes trabalhos em Gamificação, o presente projeto tem por objetivo a construção de um jogo eletrônico que seja capaz de auxiliar estudantes e docentes através do ensino de música. A proposta para a construção do protótipo de jogo eletrônico, vem da necessidade de trazer novos horizontes musicais bem como um acompanhamento para outros instrumentos musicais, aperfeiçoando as técnicas como ouvinte, o “Tocar de ouvido” que requer uma certa habilidade em conhecimento das notas ou acordes para podermos trabalhar seus aspectos cognitivos. Uma vez produzido, o jogo poderá ser utilizado com ou sem acompanhamento docente, permitindo que o aprendiz evolua naturalmente de forma lúdica. Tomemos como exemplo a Pandemia do vírus COVID-19, que reforçou a necessidade de nos mantermos em nossas residências, contexto no qual um aparato lúdico de ensino atua tanto como lazer, como forma de aprendizado.
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