Educação infantil e oralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Kamila Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6933
Resumo: Este trabalho objetiva o conhecimento e reflexão acerca de práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. Sua origem pode ser encontrada em uma importante etapa da formação docente – o Estágio – espaço tempo privilegiado para o diálogo entre teoria e prática. O período dedicado ao Estágio configurou-se provocativo à produção de conhecimentos, levando a questionamentos e reflexões a respeito de uma prática pedagógica alimentada pelo respeito e dedicação entre alunos e professores. Dialogando com esta busca, estiveram presentes a oralidade e a afetividade, as quais sinalizaram as particularidades das crianças e sua participação no cotidiano da sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foi orientado pela cartografia deleuziana, o que possibilitou movimentos pelo campo investigado e resultou no encontro com o que se mostrava, em detrimento de uma lógica prescrita. Como procedimento de pesquisa, foram coletados relatos, os quais foram transcritos em diário de campo e subsidiaram a escrita deste trabalho. Durante o processo investigativo, a ocorrência da temática sobre a disciplinarização dos corpos foi constante, presente nos ritos e práticas de coerção empregados, em escalas microscópicas, para oprimir, vigiar e punir os alunos
id UFF-2_d543726b4ddb53a52350d29786d2de2c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6933
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação infantil e oralidadePráticas pedagógicasCotidianoEducação InfantilPráticas pedagógicasPedagogical practicesDailyChild educationEste trabalho objetiva o conhecimento e reflexão acerca de práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. Sua origem pode ser encontrada em uma importante etapa da formação docente – o Estágio – espaço tempo privilegiado para o diálogo entre teoria e prática. O período dedicado ao Estágio configurou-se provocativo à produção de conhecimentos, levando a questionamentos e reflexões a respeito de uma prática pedagógica alimentada pelo respeito e dedicação entre alunos e professores. Dialogando com esta busca, estiveram presentes a oralidade e a afetividade, as quais sinalizaram as particularidades das crianças e sua participação no cotidiano da sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foi orientado pela cartografia deleuziana, o que possibilitou movimentos pelo campo investigado e resultou no encontro com o que se mostrava, em detrimento de uma lógica prescrita. Como procedimento de pesquisa, foram coletados relatos, os quais foram transcritos em diário de campo e subsidiaram a escrita deste trabalho. Durante o processo investigativo, a ocorrência da temática sobre a disciplinarização dos corpos foi constante, presente nos ritos e práticas de coerção empregados, em escalas microscópicas, para oprimir, vigiar e punir os alunosThis work aims at the knowledge and reflection about pedagogical practices in the daily life of Early Childhood Education. Its origin can be found in an important stage of teacher training - the Internship - space privileged for the dialogue between theory and practice. The period dedicated to the Internship was provoking to the production of knowledge, leading to questions and reflections about a pedagogical practice fueled by respect and dedication between students and teachers. Dialoging with this search, Orality and Affectivity were present, which signaled the particularities of the children and their participation in the daily life of the classroom. The development of the research was guided by Deleuzian Cartography, which made possible the movements of the field investigated and resulted in the encounter with what was shown, to the detriment of a prescribed logic. As a research procedure, reports were collected, which were transcribed in field diary and subsidized the writing of this work. During the investigative process, the occurrence of the subject matter on the disciplinarization of the bodies was constant, present in the rites and practices of coercion employed, in microscopic scales, to oppress, to watch and to punish the studentsBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteSoares, Kamila Oliveira2018-07-10T17:19:37Z2018-07-10T17:19:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6933CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:24:36Zoai:app.uff.br:1/6933Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:05.958907Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação infantil e oralidade
title Educação infantil e oralidade
spellingShingle Educação infantil e oralidade
Soares, Kamila Oliveira
Práticas pedagógicas
Cotidiano
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
Daily
Child education
title_short Educação infantil e oralidade
title_full Educação infantil e oralidade
title_fullStr Educação infantil e oralidade
title_full_unstemmed Educação infantil e oralidade
title_sort Educação infantil e oralidade
author Soares, Kamila Oliveira
author_facet Soares, Kamila Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Kamila Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas
Cotidiano
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
Daily
Child education
topic Práticas pedagógicas
Cotidiano
Educação Infantil
Práticas pedagógicas
Pedagogical practices
Daily
Child education
description Este trabalho objetiva o conhecimento e reflexão acerca de práticas pedagógicas no cotidiano da Educação Infantil. Sua origem pode ser encontrada em uma importante etapa da formação docente – o Estágio – espaço tempo privilegiado para o diálogo entre teoria e prática. O período dedicado ao Estágio configurou-se provocativo à produção de conhecimentos, levando a questionamentos e reflexões a respeito de uma prática pedagógica alimentada pelo respeito e dedicação entre alunos e professores. Dialogando com esta busca, estiveram presentes a oralidade e a afetividade, as quais sinalizaram as particularidades das crianças e sua participação no cotidiano da sala de aula. O desenvolvimento da pesquisa foi orientado pela cartografia deleuziana, o que possibilitou movimentos pelo campo investigado e resultou no encontro com o que se mostrava, em detrimento de uma lógica prescrita. Como procedimento de pesquisa, foram coletados relatos, os quais foram transcritos em diário de campo e subsidiaram a escrita deste trabalho. Durante o processo investigativo, a ocorrência da temática sobre a disciplinarização dos corpos foi constante, presente nos ritos e práticas de coerção empregados, em escalas microscópicas, para oprimir, vigiar e punir os alunos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-10T17:19:37Z
2018-07-10T17:19:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6933
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823641193611264