Educação popular e serviço social: diálogos que reafirmam um fazer profissional comprometido com a transformação social contribuindo para o processo de emancipação da classe trabalhadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senna, Thaíza Freitas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31910
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo promover uma reflexão crítica entre o Serviço Social Brasileiro contemporâneo e a Educação Popular, com o intuito de trazer contribuições para um fazer profissional comprometido com a transformação social e com o processo de emancipação da classe trabalhadora, sendo esta, por sua vez, aquela ao qual se tem o compromisso firmado a luz do Código de Ética de 1993 e do Projeto Ético-Político da profissão. Sendo assim, este trabalho tem como ponto de partida o resgate da evolução histórica do Serviço Social no Brasil e as diferentes perspectivas profissionais já assumidas pela profissão até que a mesma adotasse a postura interventiva crítica e combativa que conhecemos na atualidade. Elucidando, a partir disso, o pensar de metodologias de atuação profissional que fortaleçam a participação popular e emancipação dos usuários, bem como que continuem reafirmando o projeto ético-político profissional progressista da profissão, com o intuito contrapor a ordem hegemônica e as tendências mercantis de produção e reprodução da vida, posicionando-se em prol da classe trabalhadora e na defesa e garantia de seus direitos.
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