A relação da RFFSA com a formação de assentamentos informais: o caso do “Morro das Oficinas” em Petrópolis – RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldas, Mônica Regina Silva Hermano
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/23988
Resumo: Ao longo do tempo, em diversos países, os fluxos econômicos de bens e mercadorias e de transportes constituíram fatores determinantes na ocupação territorial. O Brasil como parte deste sistema, não ficou indiferente a estas estruturas e passou a apresentar marcas deste processo na sua urbanização. No final do século XIX, com a industrialização fruto da 2a Revolução Industrial, a ferrovia exerceu papel primordial como modelo de escoamento da produção. O trem não só transportava as pessoas ou a produção das fábricas, mas também criava uma relação de espaço e tempo muito diferente do que acontecia com o transporte animal. O apito do trem informava as horas pontualmente, exercia uma relação com a vida da cidade. Os impactos da industrialização nas cidades brasileiras se mostraram muito similares aos que ocorreram nos países desenvolvidos - as atividades industriais se localizavam ao longo dos eixos viários os quais articulavam o centro com as periferias. A reestruturação produtiva capitalista nas décadas de 1970, com introdução de novas tecnologias na indústria, deixou grande parte da população à margem do emprego, gerou problemas sociais como pobreza, exclusão social e falta de moradia. A cidade de Petrópolis não ficou excluída deste processo. Com a chegada da ferrovia em Petrópolis, em 1883, surgiram novas localidades que deram origem a bairros ou regiões e influenciaram o modelo de ocupação tentacular da cidade. A estrada de ferro projetou sobre o espaço urbano várias modificações vindas do crescimento de indústrias e estabelecimentos comerciais ao longo do eixo ferroviário passando a estabelecer as relações econômicas e sociais da cidade. No entanto, na década de 1960, começou a decadência do transporte ferroviário levando a extinção de várias linhas e ao abandono de suas áreas ocasionando o surgimento de assentamentos informais. Dentre estes assentamentos destacamos a ocupação do “Morro das Oficinas” na Região do Alto da Serra, 1o Distrito de Petrópolis, objeto de estudo deste trabalho. A denominação da área vem da existência no local de uma oficina de reparos da ferrovia, que foi fechada na década de 1960 e desmembrada parte do terreno para a construção de um conjunto habitacional em 1970. A situação dessa comunidade que durante mais de meio século luta pela regularização de suas moradias inspirou o tema dessa pesquisa.
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O trem não só transportava as pessoas ou a produção das fábricas, mas também criava uma relação de espaço e tempo muito diferente do que acontecia com o transporte animal. O apito do trem informava as horas pontualmente, exercia uma relação com a vida da cidade. Os impactos da industrialização nas cidades brasileiras se mostraram muito similares aos que ocorreram nos países desenvolvidos - as atividades industriais se localizavam ao longo dos eixos viários os quais articulavam o centro com as periferias. A reestruturação produtiva capitalista nas décadas de 1970, com introdução de novas tecnologias na indústria, deixou grande parte da população à margem do emprego, gerou problemas sociais como pobreza, exclusão social e falta de moradia. A cidade de Petrópolis não ficou excluída deste processo. Com a chegada da ferrovia em Petrópolis, em 1883, surgiram novas localidades que deram origem a bairros ou regiões e influenciaram o modelo de ocupação tentacular da cidade. A estrada de ferro projetou sobre o espaço urbano várias modificações vindas do crescimento de indústrias e estabelecimentos comerciais ao longo do eixo ferroviário passando a estabelecer as relações econômicas e sociais da cidade. No entanto, na década de 1960, começou a decadência do transporte ferroviário levando a extinção de várias linhas e ao abandono de suas áreas ocasionando o surgimento de assentamentos informais. Dentre estes assentamentos destacamos a ocupação do “Morro das Oficinas” na Região do Alto da Serra, 1o Distrito de Petrópolis, objeto de estudo deste trabalho. A denominação da área vem da existência no local de uma oficina de reparos da ferrovia, que foi fechada na década de 1960 e desmembrada parte do terreno para a construção de um conjunto habitacional em 1970. A situação dessa comunidade que durante mais de meio século luta pela regularização de suas moradias inspirou o tema dessa pesquisa.Over time, in several countries, the economic flows of goods and services and transport constituted factors in the occupation. Brazil as part of this system was not indifferent to these structures and began to show marks of this process in its urbanization. In the late nineteenth century, with industrialization result of the 2nd Industrial Revolution, the railroad served as a role model of product flow. The train was carrying not only the people or the production of factories, but also created a relationship of space and time very different from what happened to the animal transport. The train whistle the hours reported on time, had a relationship with the city life. The impacts of industrialization in the Brazilian cities were very similar to what happened in developed countries - industrial activities are located along the main roads which articulated the center to the periphery. The restructuring of capitalist production in the 1970s with the introduction of new technologies in the industry, much of the population left outside the employment generated social problems like poverty, social exclusion and homelessness. The city of Petropolis was not excluded from this process. With the arrival of the railroad in Petrópolis, in 1883, new locations that resulted in districts or regions and influenced the pattern of occupation of the sprawling city. The railway project on urban growth coming from the various modifications of industries and commercial establishments along the railway line going to establish the economic and social relations in the city. However, in the 1960s, began the decline of the railway leading to the extinction of several lines and the abandonment of their areas causing the emergence of informal settlements. Among these settlements highlight the occupation of the " Oficinas’ Hill" in the High Sierra Region, 1st District of Petropolis, the object of the present study. The name of the area has come into existence at the site of a railroad repair shop, which was closed in the 1960s and dismembered part of the land for the construction of a housing project in 1970. The situation of this community for over half a century fighting for regularization of their homes inspired the theme of this research.350 f.NiteróiRezende, Vera Lucia Ferreira MottaCosta, Maria de Lourdes Pinto MachadoLeitão, Gerônimo Emilio AlmeidaSantos, Ângela PenalvaCaldas, Mônica Regina Silva Hermano2021-12-19T15:23:15Z2021-12-19T15:23:15Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/23988Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-19T15:23:19Zoai:app.uff.br:1/23988Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-19T15:23:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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