Proposição de atributos para avaliação dos métodos ágeis em universidades públicas da região sudeste do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Elton Rodrigues de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10608
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.09078970707
Resumo: O desenvolvimento ágil de software tornou-se popular na última década, e os princípios ágeis podem ser propagados de diferentes formas, o que cria percepções distintas da agilidade. Isso resulta em vários modelos para avaliar o nível de Agilidade. No entanto, as evidências de seu uso real na prática são limitadas. Este trabalho propõe um conjunto de atributos para a avaliação do método ágil Scrum, em um projeto de desenvolvimento de software de uma amostra de seis universidades públicas da região Sudeste do Brasil. O desenvolvimento de software em tais instituições é, em sua grande parte, complexo e pouco organizado, devido à inexistência de processos previamente definidos, o que dificulta o desenvolvimento de software. Neste cenário, estão as superintendências e núcleos de tecnologia da informação das universidades públicas da região Sudeste do Brasil, onde o desenvolvimento é apoiado por um processo em cascata. Um estudo de caso múltiplo foi realizado, a fim de avaliar a implantação dos métodos ágeis, mais especificamente o Scrum, no contexto destas organizações. Para isto, os questionários foram enviados pela internet, por meio do Google Form, a cada respondente para coletar dados qualitativos a respeito do uso de TI, Métodos Ágeis e do Scrum no seu setor, assim como avaliar o Scrum, por meio dos atributos de avaliação de TI e Métodos Ágeis/Scrum levantados na revisão de literatura. Ao analisar o método ágil Scrum observou-se, por meio de uma análise de conteúdo das perguntas abertas, baixo nível de maturidade no uso dos métodos ágeis na maior parte das universidades da amostra. Percebeu-se, também, uma relação muito forte de um grupo de atributos, que evidenciou os benefícios percebidos na prática da metodologia ágil Scrum: melhoria do tempo de resposta, redução de custos e prazos, aumento de desempenho das equipes, e elevação do valor agregado. Por meio das perguntas fechadas observou-se que os atributos que o Scrum obteve melhor desempenho foram: comunicação, colaboração, produtividade, e redução de prazos.
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O desenvolvimento de software em tais instituições é, em sua grande parte, complexo e pouco organizado, devido à inexistência de processos previamente definidos, o que dificulta o desenvolvimento de software. Neste cenário, estão as superintendências e núcleos de tecnologia da informação das universidades públicas da região Sudeste do Brasil, onde o desenvolvimento é apoiado por um processo em cascata. Um estudo de caso múltiplo foi realizado, a fim de avaliar a implantação dos métodos ágeis, mais especificamente o Scrum, no contexto destas organizações. Para isto, os questionários foram enviados pela internet, por meio do Google Form, a cada respondente para coletar dados qualitativos a respeito do uso de TI, Métodos Ágeis e do Scrum no seu setor, assim como avaliar o Scrum, por meio dos atributos de avaliação de TI e Métodos Ágeis/Scrum levantados na revisão de literatura. Ao analisar o método ágil Scrum observou-se, por meio de uma análise de conteúdo das perguntas abertas, baixo nível de maturidade no uso dos métodos ágeis na maior parte das universidades da amostra. Percebeu-se, também, uma relação muito forte de um grupo de atributos, que evidenciou os benefícios percebidos na prática da metodologia ágil Scrum: melhoria do tempo de resposta, redução de custos e prazos, aumento de desempenho das equipes, e elevação do valor agregado. Por meio das perguntas fechadas observou-se que os atributos que o Scrum obteve melhor desempenho foram: comunicação, colaboração, produtividade, e redução de prazos.Agile software development has become popular in the last decade, and agile principles can be propagated in different ways, creating distinct perceptions of agility. This results in several models for assessing the Agility level. However, evidence of their actual use in practice is limited. This paper proposes a set of attributes for the evaluation of the agile Scrum method in a software development project of a sample of six public universities in the Southeast region of Brazil. The development of software in such institutions is, for the most part, complex and poorly organized, due to the lack of previously defined processes, which hinders the development of software. In this scenario, there are the superintendencies and nuclei of information technology of public universities in the Southeast region of Brazil, where development is supported by a cascade process. A multiple case study was conducted in order to evaluate the implementation of agile methods, more specifically Scrum, in the context of these organizations. For this, the questionnaires were sent through the internet, through Google Form, to each respondent to collect qualitative data regarding the use of IT, Agile Methods and Scrum in their sector, as well as to evaluate Scrum, through the attributes of IT evaluation and Agile / Scrum Methods raised in the literature review. When analyzing the agile Scrum method, a low level of maturity in the use of agile methods was observed in most of the sample universities. It was also noticed a very strong relationship of a group of attributes, which evidenced the perceived benefits in practice of the agile Scrum methodology: improvement of response time, reduction of costs and deadlines, increase in team performance, and increase in value aggregate. Through the closed questions it was observed that the attributes that Scrum obtained the best performance were: communication, collaboration, productivity, and reduction of deadlines.111 f.NiteróiRibeiro, Priscilla Cristina CabralMéxas, Mirian PicininiOliveira, Saulo Barbará deOliveira, Elton Rodrigues de2019-07-29T19:44:30Z2019-07-29T19:44:30Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Elton Rodrigues de.Proposição de atributos para avaliação dos métodos ágeis em universidades públicas da região sudeste do Brasil. 2019. 111 f. Dissertação (mestrado profissional)-Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10608Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2019.mp.09078970707CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:41:00Zoai:app.uff.br:1/10608Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:41Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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