A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Marcio Domingos da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7236
Resumo: Nos estágios correspondentes à disciplina de Pesquisa e Prática Educativa I e II, o colégio estudado, localizado em área central da cidade de Ariranha do Pontal, apresentou uma realidade que endossa o grande número de impressões que considera o ensino médio um tanto confuso e pouco eficiente quanto a seus objetivos. Entretanto, no estágio referente à disciplina Pesquisa e Prática Educativa III, o colégio estudado apresentou uma configuração que parece menos pessimista. Fui aluno deste colégio de 1962 a 1967 tendo concluido ali o primário. Após 48 nos retorno na condição de observador para analisar a instituição como aluno da Universidade Federal Fluminense pelo curso de Ciências Sociais. Nunca pensei que um dia voltaria a este colégio no contexto desta situação. Vez por outra somos envolvidos por uma rede de conexões que fogem ao nosso domínio, e nos insere no curso de uma ou mais ocorrências não previstas. Esta conjunção de fatores me trouxe a este espaço escolar para proceder a composição deste trabalho através da observação direta focada sobre o cotidiano do Colégio Estadual Sigma I, acrescida dos depoimentos de pais de alunos, alunos, ex-alunos, entrevista com a gestora e entrevista com a equipe de coordenação pedagógica, com o intuito de coletar e organizar dados que possibilitem averiguar o cotidiano desta instituição de ensino. O que se pretende investigar, nos termos de uma de singularidade, consiste em descortinar o objeto responsável pela atmosfera que envolve este reduto escolar nos termos de sua ambiência. Apesar da natureza normativa imanente ao processo de ensino-aprendizagem em seu caráter burocático, da investidura de poder do Estado à função gestora, de estar localizado numa área considerada de risco pelo fato de parte de seus alunos residirem em adjacências frequentadas por elementos que traficam drogas ilícitas, o dia a dia deste colégio sugere a impressão de uma funcionalidade com razoável margem de tranquilidade
id UFF-2_d690c8de5c4800a0b6aceda4ec509ef0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7236
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolarGestão escolarLiderança carismáticaLiderançaCarismaLiderençaCarismaGestão escolarNos estágios correspondentes à disciplina de Pesquisa e Prática Educativa I e II, o colégio estudado, localizado em área central da cidade de Ariranha do Pontal, apresentou uma realidade que endossa o grande número de impressões que considera o ensino médio um tanto confuso e pouco eficiente quanto a seus objetivos. Entretanto, no estágio referente à disciplina Pesquisa e Prática Educativa III, o colégio estudado apresentou uma configuração que parece menos pessimista. Fui aluno deste colégio de 1962 a 1967 tendo concluido ali o primário. Após 48 nos retorno na condição de observador para analisar a instituição como aluno da Universidade Federal Fluminense pelo curso de Ciências Sociais. Nunca pensei que um dia voltaria a este colégio no contexto desta situação. Vez por outra somos envolvidos por uma rede de conexões que fogem ao nosso domínio, e nos insere no curso de uma ou mais ocorrências não previstas. Esta conjunção de fatores me trouxe a este espaço escolar para proceder a composição deste trabalho através da observação direta focada sobre o cotidiano do Colégio Estadual Sigma I, acrescida dos depoimentos de pais de alunos, alunos, ex-alunos, entrevista com a gestora e entrevista com a equipe de coordenação pedagógica, com o intuito de coletar e organizar dados que possibilitem averiguar o cotidiano desta instituição de ensino. O que se pretende investigar, nos termos de uma de singularidade, consiste em descortinar o objeto responsável pela atmosfera que envolve este reduto escolar nos termos de sua ambiência. Apesar da natureza normativa imanente ao processo de ensino-aprendizagem em seu caráter burocático, da investidura de poder do Estado à função gestora, de estar localizado numa área considerada de risco pelo fato de parte de seus alunos residirem em adjacências frequentadas por elementos que traficam drogas ilícitas, o dia a dia deste colégio sugere a impressão de uma funcionalidade com razoável margem de tranquilidadeIn stages corresponding to the discipline of Research and Educational Practice I and II , the school studied , located in the downtown area of Ariranha Pontal, presented a reality endorsing the large number of impressions that considers high school somewhat confusing and somewhat deficient as the proposed objectives . However , at the stage concerning the discipline Research and Educational Practice III , the school studied showed the opposite reality as to what the primary and secondary education can accomplish. I was a student of this college from 1962 to 1967 there having completed primary . After 48 in return as an observer to analyze the institution as a student at the Universidade Federal Fluminense for the Social Sciences . I never thought that one day return to this school in the context of this situation. From time to time we are surrounded by a network of connections that are beyond our control , and inserts in the course of one or more unforeseen events. This combination of factors brought me to this school space to make the composition of this work through direct observation focused on the everyday Sigma State College , plus testimonials from parents of pupils , students , alumni , interview with the direction and interview with the coordinating education team, collect and organize data to enable ascertain the quotidian of this educational institution. What if you want to investigate , according to a singularity, is to uncover the object responsible for the atmosphere surrounding this school redoubt in terms of its ambience . Despite the immanent normative nature to the teaching- learning process in their bureaucratic character, the state power of investiture to the management function, to be located in an area considered at risk, because part of his students reside in adjacent frequented by elements who traffic illicit drugs , the day to day of this school suggests the impression of a feature with reasonable margin of tranquilityDias Neto, José ColaçoTabachi, Geovana SilvaPaiva, Andréa Lúcia da Silva deReis, Marcio Domingos da Silva2018-08-27T22:57:56Z2018-08-27T22:57:56Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7236Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T17:47:26Zoai:app.uff.br:1/7236Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-01T17:47:26Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
title A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
spellingShingle A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
Reis, Marcio Domingos da Silva
Gestão escolar
Liderança carismática
Liderança
Carisma
Liderença
Carisma
Gestão escolar
title_short A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
title_full A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
title_fullStr A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
title_full_unstemmed A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
title_sort A liderança carismática na gestão escolar: uma visão sobre o carisma na ambiência escolar
author Reis, Marcio Domingos da Silva
author_facet Reis, Marcio Domingos da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias Neto, José Colaço
Tabachi, Geovana Silva
Paiva, Andréa Lúcia da Silva de
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marcio Domingos da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Liderança carismática
Liderança
Carisma
Liderença
Carisma
Gestão escolar
topic Gestão escolar
Liderança carismática
Liderança
Carisma
Liderença
Carisma
Gestão escolar
description Nos estágios correspondentes à disciplina de Pesquisa e Prática Educativa I e II, o colégio estudado, localizado em área central da cidade de Ariranha do Pontal, apresentou uma realidade que endossa o grande número de impressões que considera o ensino médio um tanto confuso e pouco eficiente quanto a seus objetivos. Entretanto, no estágio referente à disciplina Pesquisa e Prática Educativa III, o colégio estudado apresentou uma configuração que parece menos pessimista. Fui aluno deste colégio de 1962 a 1967 tendo concluido ali o primário. Após 48 nos retorno na condição de observador para analisar a instituição como aluno da Universidade Federal Fluminense pelo curso de Ciências Sociais. Nunca pensei que um dia voltaria a este colégio no contexto desta situação. Vez por outra somos envolvidos por uma rede de conexões que fogem ao nosso domínio, e nos insere no curso de uma ou mais ocorrências não previstas. Esta conjunção de fatores me trouxe a este espaço escolar para proceder a composição deste trabalho através da observação direta focada sobre o cotidiano do Colégio Estadual Sigma I, acrescida dos depoimentos de pais de alunos, alunos, ex-alunos, entrevista com a gestora e entrevista com a equipe de coordenação pedagógica, com o intuito de coletar e organizar dados que possibilitem averiguar o cotidiano desta instituição de ensino. O que se pretende investigar, nos termos de uma de singularidade, consiste em descortinar o objeto responsável pela atmosfera que envolve este reduto escolar nos termos de sua ambiência. Apesar da natureza normativa imanente ao processo de ensino-aprendizagem em seu caráter burocático, da investidura de poder do Estado à função gestora, de estar localizado numa área considerada de risco pelo fato de parte de seus alunos residirem em adjacências frequentadas por elementos que traficam drogas ilícitas, o dia a dia deste colégio sugere a impressão de uma funcionalidade com razoável margem de tranquilidade
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-27T22:57:56Z
2018-08-27T22:57:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7236
Aluno de graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7236
identifier_str_mv Aluno de graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135398021857280