Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ayla Gatto de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13970
Resumo: As propostas deste trabalho estão apoiadas na necessidade de entender e refletir os obstáculos que os alunos demonstram ter na utilização dos algoritmos das operações básicas. A partir dos estudos realizados anteriormente, onde o principal objetivo foi entender o porquê das dificuldades no entendimento das ações realizadas nos algoritmos destas operações, procuramos teóricos opositores à aprendizagem de conceitos sem a ligação com conhecimentos pré- existentes na estrutura cognitiva do aluno. A teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel tem sua origem no movimento construtivista e defende a auto-aprendizagem, onde o aprendiz deve ser estimulado a estabelecer relações entre ideias, conceitos e proposições já estabelecidas em sua estrutura cognitiva. A fim de acompanhar o processo de construção e evolução do conhecimento dos alunos em relação a conceitos relacionados com a operação de divisão, e aplicando a teoria de Ausubel e Piaget, elaboraremos um mapa conceitual do algoritmo da divisão que apresenta, de maneira pontual, as relações existentes entre conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do algoritmo da divisão. A partir destes estudos elaboramos uma sequência didática, com o objetivo de fortalecer as teorias matemáticas as quais este algoritmo se baseia
id UFF-2_d790ff1a96adc32d9505135e00b2d7cc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13970
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisãoDivisãoAlgoritmoMapa conceitual.Ensino de matemáticaDivisionAlgorithmConceptual mapAs propostas deste trabalho estão apoiadas na necessidade de entender e refletir os obstáculos que os alunos demonstram ter na utilização dos algoritmos das operações básicas. A partir dos estudos realizados anteriormente, onde o principal objetivo foi entender o porquê das dificuldades no entendimento das ações realizadas nos algoritmos destas operações, procuramos teóricos opositores à aprendizagem de conceitos sem a ligação com conhecimentos pré- existentes na estrutura cognitiva do aluno. A teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel tem sua origem no movimento construtivista e defende a auto-aprendizagem, onde o aprendiz deve ser estimulado a estabelecer relações entre ideias, conceitos e proposições já estabelecidas em sua estrutura cognitiva. A fim de acompanhar o processo de construção e evolução do conhecimento dos alunos em relação a conceitos relacionados com a operação de divisão, e aplicando a teoria de Ausubel e Piaget, elaboraremos um mapa conceitual do algoritmo da divisão que apresenta, de maneira pontual, as relações existentes entre conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do algoritmo da divisão. A partir destes estudos elaboramos uma sequência didática, com o objetivo de fortalecer as teorias matemáticas as quais este algoritmo se baseiaThe aims of this work are supported on the need to understand the obstacles that students demonstrate in actions have used in the algorithms of basic operations. From previous studies, where the main objective was to understand the reasons for the difficulties in understanding the actions performed in the algorithms of these operations, we seek theoretical opponents of learning concepts without the connection with preexisting knowledge in the student cognitive structure. Theory David Learning Cognitive Ausubel has its origin in the constructivist movement and supports the self-learning, where the learner should be encouraged to establish relationships between ideas, concepts and propositions already established in their cognitive structure. In order to monitor the process of construction and development of the students' knowledge about the concepts related to the division operation, and applying Ausubel theory from the minimum curriculum of ementary Sss a timely manner, the relationship between mathematical concepts necessary for learning division algorithm. From these studies we developed a didactic sequence, with the aim of strengthening the mathematical theories which this algorithm is basedPimentel, Solimá GomesAlmeida, Sandra Maciel deArnaut, Roberto Geraldo TavaresOliveira, Ayla Gatto de2020-06-19T14:02:01Z2020-06-19T14:02:01Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Ayla Gatto. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13970Aluno de GraduaçãoAn error occurred getting the license - uri.CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-15T22:40:38Zoai:app.uff.br:1/13970Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-15T22:40:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
title Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
spellingShingle Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
Oliveira, Ayla Gatto de
Divisão
Algoritmo
Mapa conceitual.
Ensino de matemática
Division
Algorithm
Conceptual map
title_short Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
title_full Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
title_fullStr Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
title_sort Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão
author Oliveira, Ayla Gatto de
author_facet Oliveira, Ayla Gatto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pimentel, Solimá Gomes
Almeida, Sandra Maciel de
Arnaut, Roberto Geraldo Tavares
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ayla Gatto de
dc.subject.por.fl_str_mv Divisão
Algoritmo
Mapa conceitual.
Ensino de matemática
Division
Algorithm
Conceptual map
topic Divisão
Algoritmo
Mapa conceitual.
Ensino de matemática
Division
Algorithm
Conceptual map
description As propostas deste trabalho estão apoiadas na necessidade de entender e refletir os obstáculos que os alunos demonstram ter na utilização dos algoritmos das operações básicas. A partir dos estudos realizados anteriormente, onde o principal objetivo foi entender o porquê das dificuldades no entendimento das ações realizadas nos algoritmos destas operações, procuramos teóricos opositores à aprendizagem de conceitos sem a ligação com conhecimentos pré- existentes na estrutura cognitiva do aluno. A teoria cognitiva de aprendizagem de David Ausubel tem sua origem no movimento construtivista e defende a auto-aprendizagem, onde o aprendiz deve ser estimulado a estabelecer relações entre ideias, conceitos e proposições já estabelecidas em sua estrutura cognitiva. A fim de acompanhar o processo de construção e evolução do conhecimento dos alunos em relação a conceitos relacionados com a operação de divisão, e aplicando a teoria de Ausubel e Piaget, elaboraremos um mapa conceitual do algoritmo da divisão que apresenta, de maneira pontual, as relações existentes entre conceitos matemáticos necessários para a aprendizagem do algoritmo da divisão. A partir destes estudos elaboramos uma sequência didática, com o objetivo de fortalecer as teorias matemáticas as quais este algoritmo se baseia
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-06-19T14:02:01Z
2020-06-19T14:02:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Ayla Gatto. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13970
Aluno de Graduação
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ayla Gatto. Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem do algoritmo da divisão. 2015. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv An error occurred getting the license - uri.
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv An error occurred getting the license - uri.
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135283922108416