Contribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eggler, Anaí Minuzzo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/256878
Resumo: Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários individuais, entrevistas e a observação (participante) durante a construção dos Mapas Conceituais pelos alunos, foi possível verificar o processo de elaboração de argumentos e das conexões estabelecidas por eles. Ao mesmo tempo, por meio de uma abordagem qualitativa, também foi possível identificar a interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos, caracterizados nos Mapas Conceituais produzidos por eles.
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