Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hermogenes, Lucas Ramon dos Santos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29954
Resumo: O comércio eletrônico apresentou uma expansão, principalmente com o enfretamento da pandemia iniciada em 2019, onde o a população global precisou recuar e mudar completamente seus hábitos. Desta forma realizar tarefas de casa, como trabalhar, comprar e vender foram hábitos comuns que ganharam expressiva notoriedade com a chegada do COVID-19. A pandemia também fomentou o empreendedorismo, por opção ou necessidade em virtude das demissões ocorridas. Dito isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de apoio multicritério à decisão denominado de SWARA-MOORA-3NAG, que foi utilizado para ordenar quatorze canais de vendas online, sob a comparação de seis critérios, contudo o método foi aplicado para três cenários prospectivos a partir do método Momentum, utilizado para estruturar e analisar cenários. A utilização do novo método de apoio à decisão em cada cenário, sendo eles: otimista, tendência e pessimista, foi realizada a partir da ferramenta computacional elaborada em Python e disponibilizada gratuitamente para calcular suas as equações. Ao final foi possível verificar a ordenação dos canais de vendas em três cenários distintos. Tal análise pode ser utilizada principalmente por Microempreendedores individuais que estão iniciando suas operações no comércio eletrônico e necessitam de um ponto de partida sobre quais são as plataformas mais indicadas para iniciar as vendas
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