Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29954 |
Resumo: | O comércio eletrônico apresentou uma expansão, principalmente com o enfretamento da pandemia iniciada em 2019, onde o a população global precisou recuar e mudar completamente seus hábitos. Desta forma realizar tarefas de casa, como trabalhar, comprar e vender foram hábitos comuns que ganharam expressiva notoriedade com a chegada do COVID-19. A pandemia também fomentou o empreendedorismo, por opção ou necessidade em virtude das demissões ocorridas. Dito isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de apoio multicritério à decisão denominado de SWARA-MOORA-3NAG, que foi utilizado para ordenar quatorze canais de vendas online, sob a comparação de seis critérios, contudo o método foi aplicado para três cenários prospectivos a partir do método Momentum, utilizado para estruturar e analisar cenários. A utilização do novo método de apoio à decisão em cada cenário, sendo eles: otimista, tendência e pessimista, foi realizada a partir da ferramenta computacional elaborada em Python e disponibilizada gratuitamente para calcular suas as equações. Ao final foi possível verificar a ordenação dos canais de vendas em três cenários distintos. Tal análise pode ser utilizada principalmente por Microempreendedores individuais que estão iniciando suas operações no comércio eletrônico e necessitam de um ponto de partida sobre quais são as plataformas mais indicadas para iniciar as vendas |
id |
UFF-2_d79e9b470956224c7bfed833b4f9f58f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29954 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAGOrdering sales channels for E-Commerce: Structuring based on the momentum method and modeling with the proposal of the new Swara-Moora-3NAG multicriteria methodCanais de vendasCenários prospectivosSWARA-MOORA-3NAGE-commercePythonComércio eletrônicoApoio multicritério à decisãoCenários prospectivosSales channelsProspective scenariosO comércio eletrônico apresentou uma expansão, principalmente com o enfretamento da pandemia iniciada em 2019, onde o a população global precisou recuar e mudar completamente seus hábitos. Desta forma realizar tarefas de casa, como trabalhar, comprar e vender foram hábitos comuns que ganharam expressiva notoriedade com a chegada do COVID-19. A pandemia também fomentou o empreendedorismo, por opção ou necessidade em virtude das demissões ocorridas. Dito isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de apoio multicritério à decisão denominado de SWARA-MOORA-3NAG, que foi utilizado para ordenar quatorze canais de vendas online, sob a comparação de seis critérios, contudo o método foi aplicado para três cenários prospectivos a partir do método Momentum, utilizado para estruturar e analisar cenários. A utilização do novo método de apoio à decisão em cada cenário, sendo eles: otimista, tendência e pessimista, foi realizada a partir da ferramenta computacional elaborada em Python e disponibilizada gratuitamente para calcular suas as equações. Ao final foi possível verificar a ordenação dos canais de vendas em três cenários distintos. Tal análise pode ser utilizada principalmente por Microempreendedores individuais que estão iniciando suas operações no comércio eletrônico e necessitam de um ponto de partida sobre quais são as plataformas mais indicadas para iniciar as vendasE-commerce has boomed, especially with the pandemic that started in 2019, where the global population had to step back and completely change their habits. In this way doing chores from home, such as working, buying, and selling were common habits that gained expressive notoriety with the arrival of COVID-19. The pandemic also fostered entrepreneurship, by choice or necessity due to the layoffs that occurred. That said, this paper presents the development of a new multi-criteria decision support model called SWARA-MOORA-3NAG, which was used to order fourteen online sales channels under the comparison of six criteria, however the method was applied to three prospective scenarios from the Momentum method, used to structure and analyze scenarios. The use of the new decision support method in each scenario - optimistic, trendy and pessimistic - was performed using the Python computational tool, freely available, to calculate its equations. At the end it was possible to verify the ordering of the sales channels in three distinct scenarios. This analysis can be used mainly by individual microentrepreneurs who are starting their operations in e-commerce and need a starting point about which platforms are the most suitable to begin sales.146 p.Gomes, Carlos Francisco SimõesSantos, Marcos dosBonifácio, Andréa SoaresScarpin, Cassius TadeuHermogenes, Lucas Ramon dos Santos2023-08-15T13:27:54Z2023-08-15T13:27:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfHERMOGENES, Lucas Ramon dos Santos. Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29954CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-15T13:27:59Zoai:app.uff.br:1/29954Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-15T13:27:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG Ordering sales channels for E-Commerce: Structuring based on the momentum method and modeling with the proposal of the new Swara-Moora-3NAG multicriteria method |
title |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
spellingShingle |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG Hermogenes, Lucas Ramon dos Santos Canais de vendas Cenários prospectivos SWARA-MOORA-3NAG E-commerce Python Comércio eletrônico Apoio multicritério à decisão Cenários prospectivos Sales channels Prospective scenarios |
title_short |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
title_full |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
title_fullStr |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
title_full_unstemmed |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
title_sort |
Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG |
author |
Hermogenes, Lucas Ramon dos Santos |
author_facet |
Hermogenes, Lucas Ramon dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Carlos Francisco Simões Santos, Marcos dos Bonifácio, Andréa Soares Scarpin, Cassius Tadeu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hermogenes, Lucas Ramon dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canais de vendas Cenários prospectivos SWARA-MOORA-3NAG E-commerce Python Comércio eletrônico Apoio multicritério à decisão Cenários prospectivos Sales channels Prospective scenarios |
topic |
Canais de vendas Cenários prospectivos SWARA-MOORA-3NAG E-commerce Python Comércio eletrônico Apoio multicritério à decisão Cenários prospectivos Sales channels Prospective scenarios |
description |
O comércio eletrônico apresentou uma expansão, principalmente com o enfretamento da pandemia iniciada em 2019, onde o a população global precisou recuar e mudar completamente seus hábitos. Desta forma realizar tarefas de casa, como trabalhar, comprar e vender foram hábitos comuns que ganharam expressiva notoriedade com a chegada do COVID-19. A pandemia também fomentou o empreendedorismo, por opção ou necessidade em virtude das demissões ocorridas. Dito isso, o trabalho apresenta o desenvolvimento de um novo modelo de apoio multicritério à decisão denominado de SWARA-MOORA-3NAG, que foi utilizado para ordenar quatorze canais de vendas online, sob a comparação de seis critérios, contudo o método foi aplicado para três cenários prospectivos a partir do método Momentum, utilizado para estruturar e analisar cenários. A utilização do novo método de apoio à decisão em cada cenário, sendo eles: otimista, tendência e pessimista, foi realizada a partir da ferramenta computacional elaborada em Python e disponibilizada gratuitamente para calcular suas as equações. Ao final foi possível verificar a ordenação dos canais de vendas em três cenários distintos. Tal análise pode ser utilizada principalmente por Microempreendedores individuais que estão iniciando suas operações no comércio eletrônico e necessitam de um ponto de partida sobre quais são as plataformas mais indicadas para iniciar as vendas |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-15T13:27:54Z 2023-08-15T13:27:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HERMOGENES, Lucas Ramon dos Santos. Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29954 |
identifier_str_mv |
HERMOGENES, Lucas Ramon dos Santos. Ordenação de canais de venda para o E-Commerce: estruturação à partir do método momentum e modelagem com a proposta do novo método multicritério Swara-Moora-3NAG. 2022. 146 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838849265565696 |