Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Rafael da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619
Resumo: O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunos
id UFF-2_d7ae69e7331dedc1b7ee90be11330529
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/5619
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médioSistema solarFusão nuclearTICs na sala de aulaEnsino médioAstronomiaVídeos instrucionaisMateriais digitais multimídiaEPUB3E-booksEnsino de astronomiaEnsino de físicaSistema solarTICEnsino médioSolar systemNuclear fusionICTs in the classroomHigh schoolAstronomyInstructional videosMultimedia digital materialsEPUB3E-booksO principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main goal of this dissertation is to evaluate the effect of digital instructional materials with integrated text and videos, applying therefore an information and communication technology (ICT) in a high school environment. Probing the effects of such materials is justified in that digital media are ubiquitous in young learners lives, the target group of our study. Alternative educational media can lead to advances in the teaching and learning processes if the best strategies for their application is made evident. With that aim, we have produced a digital instructional material about the formation of the solar system and nuclear fusion energy in the Sun in EPUB3 format, which makes it readily accessible in the most important operating systems with the aid of an e-book reader. The same material was used in two different instances: in the first one, we used the text in its most traditional format, consisting only of written text and static images. In the second instance, we handed students the same written text, but with videos replacing some of the static images. The videos contained animations which intended to illustrate the same concepts covered in the static images they replaced. Before and after the application of the two materials, students answered a questionnaire about the written material and about the videos. The analysis of the answers to the questionnaire shows a significant improvement in the understanding of the concepts especially after the study of the materials with the videos, which suggests that videos in digital media can potentially enhance the learning of rather abstract physical concepts which are not usually present in the students’ everyday livesAlves, Marcos VeríssimoGuimarães, Antonio Cândido CamargoSalles, Nilva Lúcia LombardiFerreira, Rafael da Costa2018-01-24T17:44:31Z2018-01-24T17:44:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5619Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:36:53Zoai:app.uff.br:1/5619Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:42.987619Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
title Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
spellingShingle Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
Ferreira, Rafael da Costa
Sistema solar
Fusão nuclear
TICs na sala de aula
Ensino médio
Astronomia
Vídeos instrucionais
Materiais digitais multimídia
EPUB3
E-books
Ensino de astronomia
Ensino de física
Sistema solar
TIC
Ensino médio
Solar system
Nuclear fusion
ICTs in the classroom
High school
Astronomy
Instructional videos
Multimedia digital materials
EPUB3
E-books
title_short Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
title_full Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
title_fullStr Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
title_full_unstemmed Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
title_sort Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
author Ferreira, Rafael da Costa
author_facet Ferreira, Rafael da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Marcos Veríssimo
Guimarães, Antonio Cândido Camargo
Salles, Nilva Lúcia Lombardi
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Rafael da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema solar
Fusão nuclear
TICs na sala de aula
Ensino médio
Astronomia
Vídeos instrucionais
Materiais digitais multimídia
EPUB3
E-books
Ensino de astronomia
Ensino de física
Sistema solar
TIC
Ensino médio
Solar system
Nuclear fusion
ICTs in the classroom
High school
Astronomy
Instructional videos
Multimedia digital materials
EPUB3
E-books
topic Sistema solar
Fusão nuclear
TICs na sala de aula
Ensino médio
Astronomia
Vídeos instrucionais
Materiais digitais multimídia
EPUB3
E-books
Ensino de astronomia
Ensino de física
Sistema solar
TIC
Ensino médio
Solar system
Nuclear fusion
ICTs in the classroom
High school
Astronomy
Instructional videos
Multimedia digital materials
EPUB3
E-books
description O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunos
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-24T17:44:31Z
2018-01-24T17:44:31Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823644833218560