Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619 |
Resumo: | O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunos |
id |
UFF-2_d7ae69e7331dedc1b7ee90be11330529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/5619 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médioSistema solarFusão nuclearTICs na sala de aulaEnsino médioAstronomiaVídeos instrucionaisMateriais digitais multimídiaEPUB3E-booksEnsino de astronomiaEnsino de físicaSistema solarTICEnsino médioSolar systemNuclear fusionICTs in the classroomHigh schoolAstronomyInstructional videosMultimedia digital materialsEPUB3E-booksO principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe main goal of this dissertation is to evaluate the effect of digital instructional materials with integrated text and videos, applying therefore an information and communication technology (ICT) in a high school environment. Probing the effects of such materials is justified in that digital media are ubiquitous in young learners lives, the target group of our study. Alternative educational media can lead to advances in the teaching and learning processes if the best strategies for their application is made evident. With that aim, we have produced a digital instructional material about the formation of the solar system and nuclear fusion energy in the Sun in EPUB3 format, which makes it readily accessible in the most important operating systems with the aid of an e-book reader. The same material was used in two different instances: in the first one, we used the text in its most traditional format, consisting only of written text and static images. In the second instance, we handed students the same written text, but with videos replacing some of the static images. The videos contained animations which intended to illustrate the same concepts covered in the static images they replaced. Before and after the application of the two materials, students answered a questionnaire about the written material and about the videos. The analysis of the answers to the questionnaire shows a significant improvement in the understanding of the concepts especially after the study of the materials with the videos, which suggests that videos in digital media can potentially enhance the learning of rather abstract physical concepts which are not usually present in the students’ everyday livesAlves, Marcos VeríssimoGuimarães, Antonio Cândido CamargoSalles, Nilva Lúcia LombardiFerreira, Rafael da Costa2018-01-24T17:44:31Z2018-01-24T17:44:31Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/5619Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-19T18:36:53Zoai:app.uff.br:1/5619Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:02:42.987619Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
title |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
spellingShingle |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio Ferreira, Rafael da Costa Sistema solar Fusão nuclear TICs na sala de aula Ensino médio Astronomia Vídeos instrucionais Materiais digitais multimídia EPUB3 E-books Ensino de astronomia Ensino de física Sistema solar TIC Ensino médio Solar system Nuclear fusion ICTs in the classroom High school Astronomy Instructional videos Multimedia digital materials EPUB3 E-books |
title_short |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
title_full |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
title_fullStr |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
title_sort |
Criação e uso de material instrucional digital multimídia para o ensino de conceitos de astronomia para o ensino médio |
author |
Ferreira, Rafael da Costa |
author_facet |
Ferreira, Rafael da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Marcos Veríssimo Guimarães, Antonio Cândido Camargo Salles, Nilva Lúcia Lombardi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Rafael da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema solar Fusão nuclear TICs na sala de aula Ensino médio Astronomia Vídeos instrucionais Materiais digitais multimídia EPUB3 E-books Ensino de astronomia Ensino de física Sistema solar TIC Ensino médio Solar system Nuclear fusion ICTs in the classroom High school Astronomy Instructional videos Multimedia digital materials EPUB3 E-books |
topic |
Sistema solar Fusão nuclear TICs na sala de aula Ensino médio Astronomia Vídeos instrucionais Materiais digitais multimídia EPUB3 E-books Ensino de astronomia Ensino de física Sistema solar TIC Ensino médio Solar system Nuclear fusion ICTs in the classroom High school Astronomy Instructional videos Multimedia digital materials EPUB3 E-books |
description |
O principal objetivo dessa dissertação é avaliar o efeito na aprendizagem, de textos com recursos de vídeos integrados, uma aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na sala de aula. Pesquisar os efeitos de tais formatos de texto justifica-se pelo fato de as mídias digitais estarem presentes no cotidiano dos jovens, que são o público alvo do estudo. Pesquisar formas alternativas de mídias educacionais pode representar avanços no processo de ensino e aprendizagem ao tornar mais evidentes quais as melhores formas de utilização desses. Para tanto foi produzido um texto sobre a formação do sistema solar e a energia de fusão nuclear do Sol, em formato EPUB3, o que possibilita qualquer pessoa o acessar nas principais plataformas digitais, com o auxílio de um leitor de e-books. O mesmo material foi utilizado em dois momentos diferentes com os alunos: no primeiro, usamos um texto em formato tradicional, com imagens estáticas. No segundo momento, o mesmo texto escrito foi apresentado aos alunos, mas desta vez com vídeos substituindo algumas das imagens estáticas do primeiro, contendo animações referentes às imagens estáticas que substituíram. Antes e após a aplicação dos dois materiais, foi aplicado um questionário com perguntas referentes ao texto e aos vídeos. A análise dos questionários e opinião dos alunos participantes mostra uma melhora na aprendizagem e desempenho nos testes e sugere que vídeos em materiais digitais têm forte potencial para facilitar o aprendizado de conceitos físicos bastante abstratos e normalmente distantes do cotidiano dos alunos |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-24T17:44:31Z 2018-01-24T17:44:31Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619 Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/5619 |
identifier_str_mv |
Aluno de Mestrado |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/octet-stream application/octet-stream application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823644833218560 |