Interfaces educacionais do movimento punk e sua relação com a educação libertária no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribera, Hélio Jorge Amaral
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15088
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigar a possível presença de referências da educação libertária na produção intelectual do movimento Punk brasileiro em seu início. Tal desconfiança se originou nos assuntos discutidos por eles nas letras de suas músicas e nos textos e matérias dos fanzines. Nosso trabalho revê o caráter socializante e educativo contido em suas pautas e conteúdos, além de seu teor crítico e político, o que diferencia esse movimento como, para além da música, um movimento social surgido das camadas mais pobres da população. O trabalho também revisa a presença do tema anarquia de forma constante nos fanzines punks, quase como marca de autenticidade. Dialogamos com referências teóricas que amparam nossa análise a partir das fontes selecionadas, iniciando a pesquisa a partir do surgimento do Punk na área mais pobre de Nova York na década de 1970. O trabalho revisa o estilo de vida e valores de seus agentes com comportamento peculiar e diferenciado, e as implicações que isso significou na indústria cultural e na sociedade conservadora da época. De Nova York partimos em nossa historiografia para o movimento Punk em Londres e no Brasil, quando contrastamos o movimento com a realidade social e política de nosso recorte temporal, enfocando as atividades independentes dos jovens que realizavam seus projetos em sistema de autogestão, em um momento econômico e estrutural delicado. Como era a educação desses jovens no período pesquisado? De que forma reagiam às lacunas e pendências da educação formal e como transformaram isso em uma produção intelectual autônoma dentro de um movimento independente de música e arte? Posteriormente, vemos as origens e algumas características da educação libertária no exterior e no Brasil para discutirmos os traços anarquistas em São Paulo e as relações dos jovens punks com o movimento anarquista. Em nossas considerações finais, analisamos perspectivas que se relacionam e dialogam de forma consistente, verificando se existe ou não um padrão que efetivamente ligue a educação libertária à produção intelectual do Punk no Brasil
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Dialogamos com referências teóricas que amparam nossa análise a partir das fontes selecionadas, iniciando a pesquisa a partir do surgimento do Punk na área mais pobre de Nova York na década de 1970. O trabalho revisa o estilo de vida e valores de seus agentes com comportamento peculiar e diferenciado, e as implicações que isso significou na indústria cultural e na sociedade conservadora da época. De Nova York partimos em nossa historiografia para o movimento Punk em Londres e no Brasil, quando contrastamos o movimento com a realidade social e política de nosso recorte temporal, enfocando as atividades independentes dos jovens que realizavam seus projetos em sistema de autogestão, em um momento econômico e estrutural delicado. Como era a educação desses jovens no período pesquisado? De que forma reagiam às lacunas e pendências da educação formal e como transformaram isso em uma produção intelectual autônoma dentro de um movimento independente de música e arte? Posteriormente, vemos as origens e algumas características da educação libertária no exterior e no Brasil para discutirmos os traços anarquistas em São Paulo e as relações dos jovens punks com o movimento anarquista. Em nossas considerações finais, analisamos perspectivas que se relacionam e dialogam de forma consistente, verificando se existe ou não um padrão que efetivamente ligue a educação libertária à produção intelectual do Punk no BrasilThis dissertation aims to investigate the possible presence of references of libertarian education in the intellectual production of the Brazilian Punk movement in its beginning. This distrust originated in the subjects discussed by them in the lyrics of their songs and in the texts and material of the fanzines. Our work reviews the socializing and educational character contained in its guidelines and contents, as well as its critical and political content, which differentiates this movement as, in addition to music, a social movement that emerges from the poorest sections of the population. The work also revises the presence of the anarchy theme constantly in fanzines punks, almost as a mark of authenticity. We deal with theoretical references that support our analysis from the selected sources, beginning the survey from the emergence of Punk in the poorest area of New York in the 1970s. The work revises the lifestyle and values of its agents with peculiar behavior and differentiation, and the implications that this has had on the cultural industry and the conservative society of the time. From New York we started our historiography for the Punk movement in London and Brazil, when we contrasted the movement with the social and political reality of our temporal cut, focusing on the independent activities of the young people who carried out their projects in a self-management system, in a moment economic and structural. How was the education of these young people during the period studied? How did they respond to the gaps and pitfalls of formal education and how did they transform it into an autonomous intellectual production within an independent movement of music and art? Later, we see the origins and some characteristics of libertarian education abroad and in Brazil to discuss the anarchist traits in São Paulo and the relations of the young punks with the anarchist movement. In our final remarks, we will analyze perspectives that relate and dialogue consistently, verifying whether or not there is a standard that effectively links libertarian education to the intellectual production of Punk in Brazil194 f.Sepúlveda, José Antônio MirandaMoraes, José Damiro dePereira, José ValterRibera, Hélio Jorge Amaral2020-10-05T12:47:46Z2020-10-05T12:47:46Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBERA, Hélio Jorge Amaral. Interfaces educacionais do movimento punk e sua relação com a educação libertária no Brasil. 2019. 194 f. 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