As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Rafael Almeida
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14365
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as associações mutualistas organizadas em torno do mundo do trabalho no século XIX. Através da análise de seus estatutos, busca-se definir as principais práticas das mutuais, bem como delinear possíveis vínculos com outros tipos associativos. Dessa forma, problematiza-se a contribuição das mutuais para o movimento maior de formação de uma classe trabalhadora. A pesquisa foi motivada pela necessidade de melhor entendimento com relação ao movimento mutualista, bem como a forma que se deu o processo de engendramento de uma classe de trabalhadores no Brasil.
id UFF-2_d7f6a117a7870be1b82079980ce03aab
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14365
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)MutualismoClasse trabalhadoraMovimento operárioAssociações mutualistasCooperativaRio de JaneiroMovimento de trabalhadorClasse trabalhadoraMutualismWorking classMutual associationsLabor movementEste trabalho tem como objetivo analisar as associações mutualistas organizadas em torno do mundo do trabalho no século XIX. Através da análise de seus estatutos, busca-se definir as principais práticas das mutuais, bem como delinear possíveis vínculos com outros tipos associativos. Dessa forma, problematiza-se a contribuição das mutuais para o movimento maior de formação de uma classe trabalhadora. A pesquisa foi motivada pela necessidade de melhor entendimento com relação ao movimento mutualista, bem como a forma que se deu o processo de engendramento de uma classe de trabalhadores no Brasil.This work aims to analyze the mutual associations organized around the world of work in the nineteenth century. Through analysis of its statutes, the aim is to define the main practices of mutuals, as well as outlining possible linkages with other associative types. Thus, contribution to problematize-the mutuals to the largest movement of formation of a working class. The research was motivated by the need for better understanding regarding mutual movement as well as the form that gave the engendering process of a class of workers in Brazil.158 p.NiteróiFerreras, Norberto OsvaldoCord, Marcelo MacBatalha, CláudioCruz, Rafael Almeida2020-07-17T15:05:25Z2020-07-17T15:05:25Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14365Aluno de MestradoopenAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-03T14:56:03Zoai:app.uff.br:1/14365Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-03T14:56:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
title As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
spellingShingle As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
Cruz, Rafael Almeida
Mutualismo
Classe trabalhadora
Movimento operário
Associações mutualistas
Cooperativa
Rio de Janeiro
Movimento de trabalhador
Classe trabalhadora
Mutualism
Working class
Mutual associations
Labor movement
title_short As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
title_full As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
title_fullStr As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
title_full_unstemmed As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
title_sort As Associações Mutualistas e o mundo do trabalho: os trabalhadores e suas organizações no Rio de Janeiro (1861-1882)
author Cruz, Rafael Almeida
author_facet Cruz, Rafael Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreras, Norberto Osvaldo
Cord, Marcelo Mac
Batalha, Cláudio
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Rafael Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Mutualismo
Classe trabalhadora
Movimento operário
Associações mutualistas
Cooperativa
Rio de Janeiro
Movimento de trabalhador
Classe trabalhadora
Mutualism
Working class
Mutual associations
Labor movement
topic Mutualismo
Classe trabalhadora
Movimento operário
Associações mutualistas
Cooperativa
Rio de Janeiro
Movimento de trabalhador
Classe trabalhadora
Mutualism
Working class
Mutual associations
Labor movement
description Este trabalho tem como objetivo analisar as associações mutualistas organizadas em torno do mundo do trabalho no século XIX. Através da análise de seus estatutos, busca-se definir as principais práticas das mutuais, bem como delinear possíveis vínculos com outros tipos associativos. Dessa forma, problematiza-se a contribuição das mutuais para o movimento maior de formação de uma classe trabalhadora. A pesquisa foi motivada pela necessidade de melhor entendimento com relação ao movimento mutualista, bem como a forma que se deu o processo de engendramento de uma classe de trabalhadores no Brasil.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2020-07-17T15:05:25Z
2020-07-17T15:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14365
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14365
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838912858554368