A precarização enquanto estratégia de fechamento das escolas do campo: uma análise da infraestrutura de três escolas do Noroeste Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcela Pereira Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12536
Resumo: A educação do campo compreende grandes desafios no que concerne a efetivação de políticas públicas, na garantia do direito à educação dos povos do campo. Tais desafios perpassam por diversos aspectos, em especial, pela falta de infraestrutura das escolas do campo e das demais instituições públicas, voltadas à garantia dos direitos fundamentais básicos. Em função da ausência do Estado, da precarização das instituições públicas e dos interesses direcionados ao processo de esvaziamento do campo, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a realidade de três escolas do campo do município de Santo Antônio de Pádua, região Noroeste Fluminense do Rio de Janeiro. Concretamente: Escola Alice do Amaral Peixoto, Escola Joao Neves Brum e Escola Anacleto Eccard Júnior, as duas últimas escolas foram fechadas no ano de 2017. A construção de nossas análises se voltou para as condições infraestruturais dessas escolas do campo e, portanto, o quanto esta pode interferir na qualidade da educação ofertada à população campesina. Logo, a pesquisa foi construída com base no enfoque qualitativo de caráter exploratório, a qual teve como aporte metodológico a observação-participante. As vivências nas escolas suscitaram dados que foram coletados no período de 2015-2019, os quais foram sistematizados em um diário de campo. Posteriormente, tais dados foram analisados com base nos referenciais teóricos da educação do campo; bem como, nos dispositivos legais que dispõem sobre aspectos infraestruturais das escolas do campo e demais políticas de educação. Enquanto resultados, evidenciamos a negligência do poder público no cumprimento dos padrões mínimos de infraestrutura dessas escolas e a precarização enquanto justificativa para uma política criminosa do fechamento de escolas do campo que abrange o contexto nacional
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