Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4967
Resumo: O presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolas
id UFF-2_d98075cc4b1f15810a12e2e0aac99896
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4967
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidadesCapitalismoQuestão socialServiço socialEscolaEducaçãoAssistência socialEducaçãoCapitalismSocial problemsSocial serviceSchoolEducationO presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolasThis work aims to address the possibilities and limits of work of Social Work in educational setting from the perspective of knowledge and understanding of this new field for social workers. Seeks to analyze what are the possibilities for improvements in the educational field with the action of Social inserted primarily on educational policy, the contribution of this person for this new desktop. However, initially, contextualizing the dynamics of capitalism, its emergence, the impasses of the industrial revolution, the consequences to the working class, the problems for effective public policy. Anyway, look as intended in confronting the "Social Issues" this too sharply at the school field. In the general context also address the approach of Social Work with education, its educational dimension. Later, analyze the bill that talks about the inclusion of Social Workers and Psychologists in public schools through multidisciplinary teams and to finish addressing the internship experience, a project to support the school that provided the thematic approach to education. That is, this paper intends to defend the inclusion of Social Work at school, in public schools, emphasizing how social workers can contribute to improvements in this area permeated by questions of conflict of fruits "Social Issues" and their "new expressions" inherent in capitalism with its action precariousness of all social relations, causing the school in this context becomes a space devalued and disqualified these implications that affect the learning of the students, and several other issues that reflect this dynamic, for example truancy. Therefore, the goal is to do an exercise to identify the possibilities and limits of the proposed work, and know the opinion of education professionals about the possibility of this inclusion, which will be inserted in Social Word schoolCarli, RanieriSirelli, PaulaAdams, José RodrigoMonteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram2017-10-24T17:41:06Z2017-10-24T17:41:06Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4967CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T18:59:01Zoai:app.uff.br:1/4967Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T18:59:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
title Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
spellingShingle Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
Monteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram
Capitalismo
Questão social
Serviço social
Escola
Educação
Assistência social
Educação
Capitalism
Social problems
Social service
School
Education
title_short Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
title_full Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
title_fullStr Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
title_full_unstemmed Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
title_sort Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
author Monteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram
author_facet Monteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carli, Ranieri
Sirelli, Paula
Adams, José Rodrigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Flaviane do Nascimento Bregueram
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo
Questão social
Serviço social
Escola
Educação
Assistência social
Educação
Capitalism
Social problems
Social service
School
Education
topic Capitalismo
Questão social
Serviço social
Escola
Educação
Assistência social
Educação
Capitalism
Social problems
Social service
School
Education
description O presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolas
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2017-10-24T17:41:06Z
2017-10-24T17:41:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4967
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135258563346432