Serviço social na escola: uma inserção necessária, limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4967 |
Resumo: | O presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolas |
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O presente trabalho pretende abordar as possibilidades e os limites do trabalho do Assistente Social no cenário educacional, numa perspectiva de conhecimento e compreensão deste novo campo de atuação para os assistentes sociais. Busca-se analisar quais são as possibilidades de melhorias no campo educacional com a ação do Serviço Social inserido fundamentalmente na política educacional, qual a contribuição deste profissional para esta nova área de trabalho. Porém, inicialmente, contextualizando a dinâmica do capitalismo, o seu surgimento, os impasses da revolução industrial, suas conseqüências à classe trabalhadora, as problemáticas para a efetivação de políticas públicas. Enfim, analisar como se pretende atuar no enfrentamento das expressões da “Questão Social” presente também de forma acentuada no campo escolar. No contexto geral abordar também a aproximação do Serviço Social com a educação, sua dimensão educativa. Posteriormente, analisar o Projeto de Lei que trata sobre a inserção de Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas públicas, através de equipes multidisciplinares e para finalizar abordar a experiência de estágio, um projeto de apoio aos escolares que propiciou a aproximação com a temática da educação. Ou seja, este trabalho pretende defender a inclusão do Serviço Social na escola, na rede pública de ensino, enfatizando como o assistente social poderá contribuir para melhorias nesta área permeada por questões de conflito, frutos da “Questão Social” e suas “novas expressões” inerentes ao capitalismo com sua ação de precarização de todas as relações sociais, fazendo com que a escola neste contexto se torne um espaço desvalorizado e desqualificado, implicações estas que prejudicam o aprendizado dos educandos, além de várias outras problemáticas que refletem esta dinâmica, como por exemplo, a evasão escolar. Portanto, almeja-se fazer um exercício de identificação das possibilidades e limites desta proposta de trabalho, além de conhecer a opinião dos profissionais da educação sobre a possibilidade desta inclusão, a qual terá o Serviço Social inserido nas escolas |
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