Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Guilherme Ferreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26555
Resumo: O presente trabalho discute a influência dos desenhos animados e dos gibis na aprendizagem espontânea das crianças, esta entendida como uma construção, que precede a aprendizagem científica apresentada para a criança na escola. Destaque para a importância do respeito de educadores aos singulares modos da criança aprender. O texto traz narrativas autobiográficas e biográficas de crianças e suas criações, desde os amigos imaginários e a importância deles no desenvolvimento infantil, até histórias e falas oriundas da imaginação nas infâncias. Destaque para o conceito de sarjeta, que promove e valoriza a imaginação e criação de espaços não preenchidos nos desenhosdos gibis. Trabalhou-se com autores que discutem aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva histórico-cultural, como Vigotsky, e também com concepções que fundamentam as histórias em quadrinhos e os desenhos animados. A monografia utilizou uma perspectiva metodológica bibliográfica, com autores que fundamentaram os temas em discussão, e também uma perspectiva autobiográfica e biográfica, namedida em que apresenta um memorial de formação com destaque às experiências do autor deste trabalho vividas com os desenhos e os gibis, além de histórias de outras crianças que ilustraram as discussões ao longo de todo texto.
id UFF-2_d9aa8bfcd1298d1fb957d96bd82b7678
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26555
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questãoAprendizagem espontâneaDesenhos animadosGibisEducaçãoPedagogiaDesenho animadoHistória em quadrinhosSpontaneous learningCartoonsComic booksEducationO presente trabalho discute a influência dos desenhos animados e dos gibis na aprendizagem espontânea das crianças, esta entendida como uma construção, que precede a aprendizagem científica apresentada para a criança na escola. Destaque para a importância do respeito de educadores aos singulares modos da criança aprender. O texto traz narrativas autobiográficas e biográficas de crianças e suas criações, desde os amigos imaginários e a importância deles no desenvolvimento infantil, até histórias e falas oriundas da imaginação nas infâncias. Destaque para o conceito de sarjeta, que promove e valoriza a imaginação e criação de espaços não preenchidos nos desenhosdos gibis. Trabalhou-se com autores que discutem aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva histórico-cultural, como Vigotsky, e também com concepções que fundamentam as histórias em quadrinhos e os desenhos animados. A monografia utilizou uma perspectiva metodológica bibliográfica, com autores que fundamentaram os temas em discussão, e também uma perspectiva autobiográfica e biográfica, namedida em que apresenta um memorial de formação com destaque às experiências do autor deste trabalho vividas com os desenhos e os gibis, além de histórias de outras crianças que ilustraram as discussões ao longo de todo texto.The present academic work seeks to contribute in show how cartoons and comic books teach kids in a sponteneous way, relating this to a form of knowledge, which proceeds in a scientific literacy, presented to juniors-high. Emphasizing in how teachers have to have consideration in understand all the means each student learn the present subject. The text brings autobiographical and biographical narratives of children and their creations, from imaginary friends and their importance in child development, to stories and speeches from childhood imagination. Highlight for the gutter concept, which promotes and values imagination and creation of unfilled spaces in comic book designs. The text talks about authors who discuss learning and development from a cultural-historical perspective, such as Vygotsky, and also with concepts that underlie comics and cartoons. The monograph supplements a bibliographic methodological perspective, with authors who based the themes under discussion, and also an autobiographical and biographical perspective, insofar as it presents a training memorial highlighting the experiences of the author of this work lived with drawings and comics, in addition to stories from other children that illustrated the discussions throughout the text.42 f.Schindhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341Mello , Maristela Barenco Corrêa dehttp://lattes.cnpq.br/6526543800131536Goldenzweig, Román Eduardohttp://lattes.cnpq.br/7729671882712847http://lattes.cnpq.br/7243941829668052Gonçalves, Guilherme Ferreira2022-10-20T17:10:53Z2022-10-20T17:10:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Guilherme Ferreira. Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26555CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T17:10:56Zoai:app.uff.br:1/26555Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-10-20T17:10:56Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
title Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
spellingShingle Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
Gonçalves, Guilherme Ferreira
Aprendizagem espontânea
Desenhos animados
Gibis
Educação
Pedagogia
Desenho animado
História em quadrinhos
Spontaneous learning
Cartoons
Comic books
Education
title_short Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
title_full Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
title_fullStr Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
title_full_unstemmed Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
title_sort Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão
author Gonçalves, Guilherme Ferreira
author_facet Gonçalves, Guilherme Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schindhelm, Virginia Georg
http://lattes.cnpq.br/3443663375417341
Mello , Maristela Barenco Corrêa de
http://lattes.cnpq.br/6526543800131536
Goldenzweig, Román Eduardo
http://lattes.cnpq.br/7729671882712847
http://lattes.cnpq.br/7243941829668052
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Guilherme Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem espontânea
Desenhos animados
Gibis
Educação
Pedagogia
Desenho animado
História em quadrinhos
Spontaneous learning
Cartoons
Comic books
Education
topic Aprendizagem espontânea
Desenhos animados
Gibis
Educação
Pedagogia
Desenho animado
História em quadrinhos
Spontaneous learning
Cartoons
Comic books
Education
description O presente trabalho discute a influência dos desenhos animados e dos gibis na aprendizagem espontânea das crianças, esta entendida como uma construção, que precede a aprendizagem científica apresentada para a criança na escola. Destaque para a importância do respeito de educadores aos singulares modos da criança aprender. O texto traz narrativas autobiográficas e biográficas de crianças e suas criações, desde os amigos imaginários e a importância deles no desenvolvimento infantil, até histórias e falas oriundas da imaginação nas infâncias. Destaque para o conceito de sarjeta, que promove e valoriza a imaginação e criação de espaços não preenchidos nos desenhosdos gibis. Trabalhou-se com autores que discutem aprendizagem e desenvolvimento numa perspectiva histórico-cultural, como Vigotsky, e também com concepções que fundamentam as histórias em quadrinhos e os desenhos animados. A monografia utilizou uma perspectiva metodológica bibliográfica, com autores que fundamentaram os temas em discussão, e também uma perspectiva autobiográfica e biográfica, namedida em que apresenta um memorial de formação com destaque às experiências do autor deste trabalho vividas com os desenhos e os gibis, além de histórias de outras crianças que ilustraram as discussões ao longo de todo texto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T17:10:53Z
2022-10-20T17:10:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GONÇALVES, Guilherme Ferreira. Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26555
identifier_str_mv GONÇALVES, Guilherme Ferreira. Aprendizagem espontânea mediada por tecnologias: televisão e gibis em questão. 2022. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838793939550208