Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Brenda Hellen Rodé
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031
Resumo: A inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto que engloba toda uma sociedade ainda marcada por estereótipos, preconceitos e a falta de informações que fujam do senso comum. Este trabalho expõe inicialmente o percurso que as pessoas com deficiência enfrentaram durante alguns anos em diversas culturas e as lutas para conquistas de direitos básicos. Apresentando reflexões acerca do trabalho docente com destaque nos desafios do exercício diante das diversidades, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender os processos educativos que acontecem no Projeto de extensão “ Natação Adaptada” da Universidade Federal Fluminense, buscando compreender se os futuros professores de educação física tem subsídios específicos para trabalhar com crianças com deficiências. O presente estudo assentou com uma pesquisa de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes que atuam no projeto de extensão. A conclusão obtida explicita o ponto de vista desses futuros profissionais acerca da sua formação docente e o seu preparo para trabalhar com crianças com deficiências
id UFF-2_d9e4a849f951d312cfdd330c8ac53901
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9031
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal FluminenseInclusãoAutismoNatação adaptadaEducação físicaAutistasNataçãoEducação inclusivaInclusionAutismAdapted swimmingA inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto que engloba toda uma sociedade ainda marcada por estereótipos, preconceitos e a falta de informações que fujam do senso comum. Este trabalho expõe inicialmente o percurso que as pessoas com deficiência enfrentaram durante alguns anos em diversas culturas e as lutas para conquistas de direitos básicos. Apresentando reflexões acerca do trabalho docente com destaque nos desafios do exercício diante das diversidades, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender os processos educativos que acontecem no Projeto de extensão “ Natação Adaptada” da Universidade Federal Fluminense, buscando compreender se os futuros professores de educação física tem subsídios específicos para trabalhar com crianças com deficiências. O presente estudo assentou com uma pesquisa de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes que atuam no projeto de extensão. A conclusão obtida explicita o ponto de vista desses futuros profissionais acerca da sua formação docente e o seu preparo para trabalhar com crianças com deficiênciasThe inclusion of students with special needs is an issue that encompasses an entire society still marked by stereotypes, prejudices and the lack of information that flee from common sense. This paper initially exposes the course that people with disabilities faced for several years in different cultures and struggles for basic rights. The objective of this work was to analyze and understand the educational processes that take place in the "Adapted Swimming" extension project of the Fluminense Federal University, seeking to understand if a future teacher of Education Physics has specific grants to work with children with disabilities. The present study was based on qualitative research through semistructured interviews with six students who work in the Extension Project. The conclusion obtained makes explicit the point of view of these future professionals about their teacher training and their preparation to work with children with disabilities.Foganholi, CláudiaVianna, Aurélio PitangaSampaio, DanielleFerreira, Brenda Hellen Rodé2019-04-02T14:17:30Z2019-04-02T14:17:30Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Brenda Hellen Rodré. Formação em educação física: um olhar sobre o projeto natação adaptada da UFF. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T19:50:39Zoai:app.uff.br:1/9031Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:32.874005Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
title Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
Ferreira, Brenda Hellen Rodé
Inclusão
Autismo
Natação adaptada
Educação física
Autistas
Natação
Educação inclusiva
Inclusion
Autism
Adapted swimming
title_short Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
title_full Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
title_sort Formação em educação física um olhar sobre o projeto de natação adaptada da Universidade Federal Fluminense
author Ferreira, Brenda Hellen Rodé
author_facet Ferreira, Brenda Hellen Rodé
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Foganholi, Cláudia
Vianna, Aurélio Pitanga
Sampaio, Danielle
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Brenda Hellen Rodé
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Autismo
Natação adaptada
Educação física
Autistas
Natação
Educação inclusiva
Inclusion
Autism
Adapted swimming
topic Inclusão
Autismo
Natação adaptada
Educação física
Autistas
Natação
Educação inclusiva
Inclusion
Autism
Adapted swimming
description A inclusão de alunos com necessidades especiais é um assunto que engloba toda uma sociedade ainda marcada por estereótipos, preconceitos e a falta de informações que fujam do senso comum. Este trabalho expõe inicialmente o percurso que as pessoas com deficiência enfrentaram durante alguns anos em diversas culturas e as lutas para conquistas de direitos básicos. Apresentando reflexões acerca do trabalho docente com destaque nos desafios do exercício diante das diversidades, o objetivo deste trabalho foi analisar e compreender os processos educativos que acontecem no Projeto de extensão “ Natação Adaptada” da Universidade Federal Fluminense, buscando compreender se os futuros professores de educação física tem subsídios específicos para trabalhar com crianças com deficiências. O presente estudo assentou com uma pesquisa de caráter qualitativo através de entrevistas semi-estruturadas com seis estudantes que atuam no projeto de extensão. A conclusão obtida explicita o ponto de vista desses futuros profissionais acerca da sua formação docente e o seu preparo para trabalhar com crianças com deficiências
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-04-02T14:17:30Z
2019-04-02T14:17:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Brenda Hellen Rodré. Formação em educação física: um olhar sobre o projeto natação adaptada da UFF. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031
identifier_str_mv FERREIRA, Brenda Hellen Rodré. Formação em educação física: um olhar sobre o projeto natação adaptada da UFF. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9031
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823652610506752