Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Giovane Santos dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489
Resumo: Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social.
id UFF-2_d9f1f2177c7f3110d3d212a9335bcabc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22489
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativaEnsino de químicaSequência de Ensino Investigativa (SEI)Ácido-base e pHCotidianoEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemChemistry teachingInquiry-based Sequence Teaching (SEI)Acid-Base and pHDailyOs discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social.High school students' speeches about the difficulty of relating the teaching of classroom to the application in everyday life corroborate the emergence and studies of new teaching sequences that promote the elucidation and clarification of doing and teaching science. Among the difficulties in understanding the sciences is the difficulty in learning chemistry as a science of understanding life and everyday application. Education systems have for decades advocated a traditionalist and technical education aimed at content-technical training, but ignore reflection, action and criticality in the formation of the subject. The constant search for different methodologies and effective strategies for teaching chemistry in schools has become a maxim in recent decades in Brazilian public-private education to minimize learning disabilities and contribute to meaningful and quality teaching. Several methodologies can be adopted to assist in the teaching of chemistry, including the Inquiry-based Sequence Teaching (SEI, the initials in Portuguese) which has the premise of a problematizing investigation. Allied with the precepts of theorists and scholars in the area of Education that reflect and study the different ways in which knowledge is built by individuals, we intend to develop an investigative teaching sequence using as a didactic resource the paradidactic text integrated to Vygotsky's assumptions in the field teaching-learning process on the topic of the Acid-Base and pH themes with the objective of corroborating the construction of the knowledge of high school students in these contents and at the same time arousing the students interest for the daily processes in which Chemistry is inserted and thus promoting an accessible teaching and social reflection.Martins, Renata LuzRufino, Alessandra RodriguesAmado, Beatriz CrittelliPimentel, Raiane Dandara PereiraReis, Giovane Santos dos2021-07-06T20:05:11Z2021-07-06T20:05:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:34:24Zoai:app.uff.br:1/22489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:58.031340Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
title Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
spellingShingle Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
Reis, Giovane Santos dos
Ensino de química
Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Ácido-base e pH
Cotidiano
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry teaching
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Acid-Base and pH
Daily
title_short Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
title_full Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
title_fullStr Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
title_full_unstemmed Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
title_sort Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
author Reis, Giovane Santos dos
author_facet Reis, Giovane Santos dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Renata Luz
Rufino, Alessandra Rodrigues
Amado, Beatriz Crittelli
Pimentel, Raiane Dandara Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Giovane Santos dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de química
Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Ácido-base e pH
Cotidiano
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry teaching
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Acid-Base and pH
Daily
topic Ensino de química
Sequência de Ensino Investigativa (SEI)
Ácido-base e pH
Cotidiano
Ensino médio
Processo de ensino-aprendizagem
Chemistry teaching
Inquiry-based Sequence Teaching (SEI)
Acid-Base and pH
Daily
description Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-07-06T20:05:11Z
2021-07-06T20:05:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489
Aluno de Graduação
identifier_str_mv REIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823707168964608