Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489 |
Resumo: | Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social. |
id |
UFF-2_d9f1f2177c7f3110d3d212a9335bcabc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22489 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativaEnsino de químicaSequência de Ensino Investigativa (SEI)Ácido-base e pHCotidianoEnsino médioProcesso de ensino-aprendizagemChemistry teachingInquiry-based Sequence Teaching (SEI)Acid-Base and pHDailyOs discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social.High school students' speeches about the difficulty of relating the teaching of classroom to the application in everyday life corroborate the emergence and studies of new teaching sequences that promote the elucidation and clarification of doing and teaching science. Among the difficulties in understanding the sciences is the difficulty in learning chemistry as a science of understanding life and everyday application. Education systems have for decades advocated a traditionalist and technical education aimed at content-technical training, but ignore reflection, action and criticality in the formation of the subject. The constant search for different methodologies and effective strategies for teaching chemistry in schools has become a maxim in recent decades in Brazilian public-private education to minimize learning disabilities and contribute to meaningful and quality teaching. Several methodologies can be adopted to assist in the teaching of chemistry, including the Inquiry-based Sequence Teaching (SEI, the initials in Portuguese) which has the premise of a problematizing investigation. Allied with the precepts of theorists and scholars in the area of Education that reflect and study the different ways in which knowledge is built by individuals, we intend to develop an investigative teaching sequence using as a didactic resource the paradidactic text integrated to Vygotsky's assumptions in the field teaching-learning process on the topic of the Acid-Base and pH themes with the objective of corroborating the construction of the knowledge of high school students in these contents and at the same time arousing the students interest for the daily processes in which Chemistry is inserted and thus promoting an accessible teaching and social reflection.Martins, Renata LuzRufino, Alessandra RodriguesAmado, Beatriz CrittelliPimentel, Raiane Dandara PereiraReis, Giovane Santos dos2021-07-06T20:05:11Z2021-07-06T20:05:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfREIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-20T16:34:24Zoai:app.uff.br:1/22489Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:58.031340Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
title |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
spellingShingle |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa Reis, Giovane Santos dos Ensino de química Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Ácido-base e pH Cotidiano Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Chemistry teaching Inquiry-based Sequence Teaching (SEI) Acid-Base and pH Daily |
title_short |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
title_full |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
title_fullStr |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
title_full_unstemmed |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
title_sort |
Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa |
author |
Reis, Giovane Santos dos |
author_facet |
Reis, Giovane Santos dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Renata Luz Rufino, Alessandra Rodrigues Amado, Beatriz Crittelli Pimentel, Raiane Dandara Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Giovane Santos dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de química Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Ácido-base e pH Cotidiano Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Chemistry teaching Inquiry-based Sequence Teaching (SEI) Acid-Base and pH Daily |
topic |
Ensino de química Sequência de Ensino Investigativa (SEI) Ácido-base e pH Cotidiano Ensino médio Processo de ensino-aprendizagem Chemistry teaching Inquiry-based Sequence Teaching (SEI) Acid-Base and pH Daily |
description |
Os discursos dos alunos de Ensino Médio sobre a dificuldade de relacionar o ensino da sala de aula à aplicação na vida cotidiana corroboram para o surgimento e estudos de novas sequências de ensino que promovam uma elucidação e esclarecimento do fazer e ensinar Ciência. Dentre as dificuldades de compreensão das Ciências, está a dificuldade no aprendizado da Química como uma Ciência de compreensão de vida e aplicação cotidiana. Os sistemas de ensino há décadas preconizam um ensino tradicionalista e tecnicista que visam uma formação conteudista-técnica, mas ignoram a reflexão, atuação e criticidade na formação do sujeito. A busca constante por metodologias diferenciadas e estratégias eficazes para o ensino da Química nas escolas tornaram-se uma máxima nas últimas décadas no ensino público-privado brasileiro para minimizar as dificuldades de aprendizagem e contribuir para um ensino significativo e de qualidade. Diversas metodologias podem ser adotadas para auxiliar no ensino de Química, dentre elas a Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que possui em sua premissa, uma investigação problematizadora. Aliado com preceitos de teóricos e estudiosos na área de Educação que refletem e estudam as diferentes formas em que o conhecimento é construído pelos indivíduos, pretende-se desenvolver uma seqüência de ensino investigativa utilizando como recurso didático um texto paradidático integrado aos pressupostos de Vygotsky no processo de ensino-aprendizado nas temáticas de Ácido-Base e pH com o objetivo de corroborar na construção do conhecimento de alunos da 2º ano do Ensino Médio nestes conteúdos e paralelamente despertar o interesse dos alunos para os processos cotidianos nos quais a Química está inserida e assim fomentar um ensino acessível e de reflexão social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-07-06T20:05:11Z 2021-07-06T20:05:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
REIS, Giovane Santos dos. Ácido-base e pH: ensino estratégico através de uma sequência de ensino investigativa. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823707168964608 |