O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Hugo Terra
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32545
Resumo: Levando em consideração que a presença no meio digital tem se tornado um fator relevante para um clube de futebol estabelecer a sua marca, este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos torcedores em relação à comunicação do clube nas plataformas de mídias, mais especificamente no Instagram. Para tal, em um primeiro momento, são abordados os conceitos do marketing esportivo e seu avanço dentro do futebol, como sua estruturação em uma gestão voltada para a geração de receita e na conexão com os torcedores. Em seguida, são pontuadas as discussões sobre marketing de relacionamento, apresentando seus processos de formação e de utilização no futebol. Além disso, destaca-se ainda, a utilização do programa de sócio-torcedores como estratégia de relacionamento, a distinção entre mídia social, rede social e plataformas de mídias sociais, e a importância de sua utilização na manutenção e fortalecimento da relação entre clube e torcedor, com breves pontuações sobre os conceitos de cultura participativa e engajamento. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e na pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se coleta de dados a entrevista em profundidade com três torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, realizada via aplicativo Zoom. Por fim, percebe-se que o relacionamento entre clube e torcedor pode ser mais bem explorado nas plataformas de mídias sociais, em virtude de que os formatos de conteúdos realizados hoje não agregam todo potencial interativo dos torcedores.
id UFF-2_da65c7974168d52d2abda85b39e223e2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32545
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no InstagramRelacionamentoEngajamentoPlataformas de mídias sociaisSócio-torcedoresClub de Regatas Vasco da GamaClube esportivoFutebolMídia socialTorcedor de futebolRelationshipEngagementSocial media platformsFan partnersClub de Regatas Vasco da GamaLevando em consideração que a presença no meio digital tem se tornado um fator relevante para um clube de futebol estabelecer a sua marca, este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos torcedores em relação à comunicação do clube nas plataformas de mídias, mais especificamente no Instagram. Para tal, em um primeiro momento, são abordados os conceitos do marketing esportivo e seu avanço dentro do futebol, como sua estruturação em uma gestão voltada para a geração de receita e na conexão com os torcedores. Em seguida, são pontuadas as discussões sobre marketing de relacionamento, apresentando seus processos de formação e de utilização no futebol. Além disso, destaca-se ainda, a utilização do programa de sócio-torcedores como estratégia de relacionamento, a distinção entre mídia social, rede social e plataformas de mídias sociais, e a importância de sua utilização na manutenção e fortalecimento da relação entre clube e torcedor, com breves pontuações sobre os conceitos de cultura participativa e engajamento. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e na pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se coleta de dados a entrevista em profundidade com três torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, realizada via aplicativo Zoom. Por fim, percebe-se que o relacionamento entre clube e torcedor pode ser mais bem explorado nas plataformas de mídias sociais, em virtude de que os formatos de conteúdos realizados hoje não agregam todo potencial interativo dos torcedores.Taking into account that presence in the digital environment has become a relevant factor for a football club to establish its brand, this study's main objective is to analyze fans' perception in relation to the club's communication on media platforms, more specifically on Instagram. To this end, initially, the concepts of sports marketing and its advancement within football are discussed, such as its structuring of management aimed at generating revenue and connecting with fans. Then, discussions on relationship marketing are highlighted, presenting its formation and use processes in football. Furthermore, the use of the fan partner program as a relationship strategy, the distinction between social media, social network and social media platforms and the importance of their use in maintaining and strengthening the relationship between club and fan are highlighted, with brief punctuations on the concepts of participatory culture and engagement. Methodologically, the study is based on bibliographical research, documentary research and qualitative exploratory research, using in-depth interviews with three fans of the Club de Regatas Vasco da Gama as data collection, carried out via the Zoom application. Finally, it is clear that the relationship between club and fan can be further explored on social media platforms, as content formats created today do not bring together the fans' full interactive potential.84 p.Bastos, Pablo NabarreteRibeiro, Lilian Soares Pinto de SouzaFerreira, Eduardo Guerra MuradTeixeira, Hugo Terra2024-03-04T11:20:55Z2024-03-04T11:20:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32545CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-04T11:21:00Zoai:app.uff.br:1/32545Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-04T11:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
title O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
spellingShingle O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
Teixeira, Hugo Terra
Relacionamento
Engajamento
Plataformas de mídias sociais
Sócio-torcedores
Club de Regatas Vasco da Gama
Clube esportivo
Futebol
Mídia social
Torcedor de futebol
Relationship
Engagement
Social media platforms
Fan partners
Club de Regatas Vasco da Gama
title_short O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
title_full O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
title_fullStr O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
title_full_unstemmed O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
title_sort O relacionamento entre clube e torcedor: a comunicação do Club de Regatas Vasco da Gama com seus torcedores no Instagram
author Teixeira, Hugo Terra
author_facet Teixeira, Hugo Terra
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bastos, Pablo Nabarrete
Ribeiro, Lilian Soares Pinto de Souza
Ferreira, Eduardo Guerra Murad
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Hugo Terra
dc.subject.por.fl_str_mv Relacionamento
Engajamento
Plataformas de mídias sociais
Sócio-torcedores
Club de Regatas Vasco da Gama
Clube esportivo
Futebol
Mídia social
Torcedor de futebol
Relationship
Engagement
Social media platforms
Fan partners
Club de Regatas Vasco da Gama
topic Relacionamento
Engajamento
Plataformas de mídias sociais
Sócio-torcedores
Club de Regatas Vasco da Gama
Clube esportivo
Futebol
Mídia social
Torcedor de futebol
Relationship
Engagement
Social media platforms
Fan partners
Club de Regatas Vasco da Gama
description Levando em consideração que a presença no meio digital tem se tornado um fator relevante para um clube de futebol estabelecer a sua marca, este estudo tem como objetivo principal analisar a percepção dos torcedores em relação à comunicação do clube nas plataformas de mídias, mais especificamente no Instagram. Para tal, em um primeiro momento, são abordados os conceitos do marketing esportivo e seu avanço dentro do futebol, como sua estruturação em uma gestão voltada para a geração de receita e na conexão com os torcedores. Em seguida, são pontuadas as discussões sobre marketing de relacionamento, apresentando seus processos de formação e de utilização no futebol. Além disso, destaca-se ainda, a utilização do programa de sócio-torcedores como estratégia de relacionamento, a distinção entre mídia social, rede social e plataformas de mídias sociais, e a importância de sua utilização na manutenção e fortalecimento da relação entre clube e torcedor, com breves pontuações sobre os conceitos de cultura participativa e engajamento. Metodologicamente, o estudo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e na pesquisa exploratória qualitativa, utilizando-se coleta de dados a entrevista em profundidade com três torcedores do Club de Regatas Vasco da Gama, realizada via aplicativo Zoom. Por fim, percebe-se que o relacionamento entre clube e torcedor pode ser mais bem explorado nas plataformas de mídias sociais, em virtude de que os formatos de conteúdos realizados hoje não agregam todo potencial interativo dos torcedores.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-04T11:20:55Z
2024-03-04T11:20:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/32545
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32545
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044721438162944