Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Sylas Campos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRJ
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11422/18144
Resumo: O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.
id UFRJ_9435b111c10dbfc105d8d9dd6e62d5cb
oai_identifier_str oai:pantheon.ufrj.br:11422/18144
network_acronym_str UFRJ
network_name_str Repositório Institucional da UFRJ
repository_id_str
spelling Guimarães, Sylas Camposhttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Melo, Mônica Visconti de2022-08-05T00:35:22Z2023-11-30T03:04:00Z2021GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/18144Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-06-10T14:39:19Z No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2022-08-05T00:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-05T00:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5) Previous issue date: 2021O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTorcedorFutebolClube de Regatas do FlamengoMarketingMarketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALSCGuimarães.pdfSCGuimarães.pdfapplication/pdf672438http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/1/SCGuimar%C3%A3es.pdf8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1MD5111422/181442023-11-30 00:04:00.626oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
title Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
spellingShingle Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Guimarães, Sylas Campos
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Torcedor
Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Marketing
title_short Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
title_full Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
title_fullStr Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
title_full_unstemmed Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
title_sort Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
author Guimarães, Sylas Campos
author_facet Guimarães, Sylas Campos
author_role author
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5730227904760697
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Sylas Campos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Mônica Visconti de
contributor_str_mv Melo, Mônica Visconti de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Torcedor
Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Torcedor
Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Marketing
description O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T00:35:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-30T03:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11422/18144
identifier_str_mv GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
url http://hdl.handle.net/11422/18144
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRJ
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRJ
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Repositório Institucional da UFRJ
collection Repositório Institucional da UFRJ
bitstream.url.fl_str_mv http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/2/license.txt
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/1/SCGuimar%C3%A3es.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255
8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1784097251472179200