Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRJ |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11422/18144 |
Resumo: | O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19. |
id |
UFRJ_9435b111c10dbfc105d8d9dd6e62d5cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pantheon.ufrj.br:11422/18144 |
network_acronym_str |
UFRJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
repository_id_str |
|
spelling |
Guimarães, Sylas Camposhttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697Melo, Mônica Visconti de2022-08-05T00:35:22Z2023-11-30T03:04:00Z2021GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.http://hdl.handle.net/11422/18144Submitted by Juliana Pinho (julianafpinho5@gmail.com) on 2022-06-10T14:39:19Z No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5)Approved for entry into archive by Luiza Arao (luizah@ccje.ufrj.br) on 2022-08-05T00:35:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-05T00:35:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SCGuimarães.pdf: 672438 bytes, checksum: 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 (MD5) Previous issue date: 2021O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19.porUniversidade Federal do Rio de JaneiroUFRJBrasilFaculdade de Administração e Ciências ContábeisCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISTorcedorFutebolClube de Regatas do FlamengoMarketingMarketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisabertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRJinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81853http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/2/license.txtdd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255MD52ORIGINALSCGuimarães.pdfSCGuimarães.pdfapplication/pdf672438http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/1/SCGuimar%C3%A3es.pdf8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1MD5111422/181442023-11-30 00:04:00.626oai:pantheon.ufrj.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://www.pantheon.ufrj.br/oai/requestopendoar:2023-11-30T03:04Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
title |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
spellingShingle |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo Guimarães, Sylas Campos CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Torcedor Futebol Clube de Regatas do Flamengo Marketing |
title_short |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
title_full |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
title_fullStr |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
title_full_unstemmed |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
title_sort |
Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo |
author |
Guimarães, Sylas Campos |
author_facet |
Guimarães, Sylas Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5730227904760697 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Sylas Campos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de |
contributor_str_mv |
Melo, Mônica Visconti de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS Torcedor Futebol Clube de Regatas do Flamengo Marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Torcedor Futebol Clube de Regatas do Flamengo Marketing |
description |
O esporte é capaz de gerar sentimentos que levam os torcedores a acompanhar e torcer pelo clube escolhido por eles. Dentre as diversas modalidades esportivas, o futebol e seus eventos desportivos deixaram de ser ligados, primordialmente, ao entretenimento e viraram negócio, assim como grande parte de suas ações são feitas com motivo de comércio ou transferência de algum tipo de recurso. No entanto, este alcance pode ser muito mais amplo e eficaz para as partes envolvidas se for gerenciado de forma a conseguir a fidelização dos torcedores. Nessa nova era, o marketing acaba tendo uma função deveras importante, principalmente o esportivo, um de seus segmentos. O trabalho tem como objetivo investigar os anseios dos torcedores de times de futebol e como essa investigação pode contribuir para o progresso do Programa Sócio Torcedor implementado por esses clubes, verificando o que é essencial investir no seu crescimento e aperfeiçoamento. Para atingir o objetivo proposto foi realizada uma pesquisa com torcedores do Clube de Regatas do Flamengo. A pesquisa buscou verificar o grau de satisfação de torcedores, sócios ou não, e analisar se as estratégias de marketing utilizadas pelo clube colaboram na valorização de sua marca, fazendo com que o mesmo seja reconhecido no mercado esportivo e atraia novos sócios ou mantenha os já filiados considerando a fase de crise ainda vivida pela pandemia da COVID 19. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-05T00:35:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-11-30T03:04:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11422/18144 |
identifier_str_mv |
GUIMARÃES, Sylas Campos. Marketing esportivo: o programa de sócio torcedor do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
url |
http://hdl.handle.net/11422/18144 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRJ instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRJ |
collection |
Repositório Institucional da UFRJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/2/license.txt http://pantheon.ufrj.br:80/bitstream/11422/18144/1/SCGuimar%C3%A3es.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd32849f2bfb22da963c3aac6e26e255 8432b9f9750f8685e7e160df2728bfb1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1784097251472179200 |