Universidade e biblioteca universitária no Brasil: o caso da Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (história e memórias: 1994-2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayrinck, Marina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10835
Resumo: Esta pesquisa objetiva propor uma discussão a respeito do ensino superior no Brasil. Discute a biblioteca universitária como espaço de formação humana, cuja ação se realiza por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, ações estas indissociáveis tendo em vista a função social desta instituição para a sociedade em geral. A proposição que moveu a pesquisa foi conhecer o projeto político que deu origem à Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense. Analisa o debate que envolveu a criação da Biblioteca, relacionando-o com as discussões em torno das políticas públicas para o ensino superior na década de 1980. Mostra que os projetos para a criação das bibliotecas universitárias e o conceito de campus universitário surgem como uma exigência da Reforma Universitária de 1968, cuja política se estende até as décadas seguintes. Relaciona a criação do campus do Gragoatá e de sua biblioteca central ao convênio internacional firmado pelo MEC com o BID, o chamado Projeto MEC-BID III. Aborda a história da formação da Universidade Federal Fluminense, da formação do Núcleo de Documentação (NDC) e a criação da Biblioteca Central do Gragoatá (BCG). Para compreender a história desta biblioteca e sua função acadêmica e social, além do levantamento de fontes primárias, a pesquisa recorreu-se às memórias individuais, por meio de entrevistas e depoimentos junto aos diretores do Núcleo de Documentação, chefias da Biblioteca, pessoas que estiveram envolvidas em seu projeto, viveram o seu cotidiano e fizeram a história da BCG.
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