Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Robson Torres
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4693
Resumo: Com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de óptica no ensino médio, este trabalho propõe uma abordagem de ensino potencialmente significativo com uso de experimentação. O objetivo principal do trabalho é apresentar um experimento sobre óptica geométrica, que será introduzido na sala de aula como base da metodologia de ensino. O experimento é constituído de uma base de madeira e uma folha de papel A3 plastificada que servirá de banco óptico para as práticas, além de uma fonte de luz, um espelho plano e um espelho esférico. A proposta do trabalho é fazer com que os alunos possam através de práticas experimentais identificar os principais conceitos relacionados a óptica geométrica. O experimento tem como meta trazer a visualização dos fenômenos relacionados a este assunto e conecta-los com a teoria abordada nas aulas teóricas. Os conceitos serão apresentados experimentalmente em três aulas assim divididas: 1ª aula – reflexão da luz, 2ª aula – espelhos planos e 3ª aula – espelhos esféricos. Desta forma, teremos abordado os assuntos que se relacionam e dependem do conceito de reflexão da luz, tendo então a intenção de facilitar e potencializar o aprendizado dos conceitos teóricos já vistos em sala de aula a fim de propiciar uma aprendizagem potencialmente significativa. Como produto associado a esta dissertação elaboramos um documento à parte, que poderá ser usado por docentes do ensino médio, a fim de aplicar essa proposta em sala de aula
id UFF-2_db0a20cbd2d6443cfb2222ad66de4b7b
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4693
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométricaExperimentaçãoEnsino potencialmente significativoÓptica geométricaEnsino de físicaEnsino médioFísica experimentalÓptica geometriaAprendizagem significativaExperimentationPotentially meaningful teachingGeometric opticsCom o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de óptica no ensino médio, este trabalho propõe uma abordagem de ensino potencialmente significativo com uso de experimentação. O objetivo principal do trabalho é apresentar um experimento sobre óptica geométrica, que será introduzido na sala de aula como base da metodologia de ensino. O experimento é constituído de uma base de madeira e uma folha de papel A3 plastificada que servirá de banco óptico para as práticas, além de uma fonte de luz, um espelho plano e um espelho esférico. A proposta do trabalho é fazer com que os alunos possam através de práticas experimentais identificar os principais conceitos relacionados a óptica geométrica. O experimento tem como meta trazer a visualização dos fenômenos relacionados a este assunto e conecta-los com a teoria abordada nas aulas teóricas. Os conceitos serão apresentados experimentalmente em três aulas assim divididas: 1ª aula – reflexão da luz, 2ª aula – espelhos planos e 3ª aula – espelhos esféricos. Desta forma, teremos abordado os assuntos que se relacionam e dependem do conceito de reflexão da luz, tendo então a intenção de facilitar e potencializar o aprendizado dos conceitos teóricos já vistos em sala de aula a fim de propiciar uma aprendizagem potencialmente significativa. Como produto associado a esta dissertação elaboramos um documento à parte, que poderá ser usado por docentes do ensino médio, a fim de aplicar essa proposta em sala de aulaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorIn order to contribute to improving the teaching of optics in high school, this dissertation proposes an approach with the use of potentially meaningful teaching with experimentation. The main objective of the study is to present an experiment on geometric optics, which will be introduced in the classroom as basics of the teaching methodology. The experimental apparatus consists of a wooden base and a laminated A3 sheet of paper that will serve as the optical bench to the practical as well as a light source, a plane mirror and a spherical mirror. The purpose of this study is to make students through experimental practices to identify the main concepts related to geometric optics, using mainly light reflection. The experiment aims to allow to visualize the related phenomena to this topic and related them to the theoretical. The concepts will be experimentally presented in three classes divided as follows: 1 st class – reflection of light, 2 st class – mirrors plans and 3 st class – spherical mirrors. Thus, we have addressed the issues that relate to and depend on the theoretical concepts discussed in the classrooms to facilitate and enhance learning. As a product of this dissertation, an extra document was prepared so that it can be used for teachers of high schoolSilva, Ladário daTort, Alexandre CarlosCastro, Maria Priscila Pessanha deDiniz, Robson Torres2017-09-27T20:11:28Z2017-09-27T20:11:28Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4693Aluno de MestradoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-17T20:13:48Zoai:app.uff.br:1/4693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:17.037418Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
title Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
spellingShingle Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
Diniz, Robson Torres
Experimentação
Ensino potencialmente significativo
Óptica geométrica
Ensino de física
Ensino médio
Física experimental
Óptica geometria
Aprendizagem significativa
Experimentation
Potentially meaningful teaching
Geometric optics
title_short Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
title_full Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
title_fullStr Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
title_full_unstemmed Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
title_sort Usando experimentação no ensino potencialmente significativo de óptica geométrica
author Diniz, Robson Torres
author_facet Diniz, Robson Torres
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ladário da
Tort, Alexandre Carlos
Castro, Maria Priscila Pessanha de
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Robson Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Ensino potencialmente significativo
Óptica geométrica
Ensino de física
Ensino médio
Física experimental
Óptica geometria
Aprendizagem significativa
Experimentation
Potentially meaningful teaching
Geometric optics
topic Experimentação
Ensino potencialmente significativo
Óptica geométrica
Ensino de física
Ensino médio
Física experimental
Óptica geometria
Aprendizagem significativa
Experimentation
Potentially meaningful teaching
Geometric optics
description Com o intuito de contribuir para a melhoria do ensino de óptica no ensino médio, este trabalho propõe uma abordagem de ensino potencialmente significativo com uso de experimentação. O objetivo principal do trabalho é apresentar um experimento sobre óptica geométrica, que será introduzido na sala de aula como base da metodologia de ensino. O experimento é constituído de uma base de madeira e uma folha de papel A3 plastificada que servirá de banco óptico para as práticas, além de uma fonte de luz, um espelho plano e um espelho esférico. A proposta do trabalho é fazer com que os alunos possam através de práticas experimentais identificar os principais conceitos relacionados a óptica geométrica. O experimento tem como meta trazer a visualização dos fenômenos relacionados a este assunto e conecta-los com a teoria abordada nas aulas teóricas. Os conceitos serão apresentados experimentalmente em três aulas assim divididas: 1ª aula – reflexão da luz, 2ª aula – espelhos planos e 3ª aula – espelhos esféricos. Desta forma, teremos abordado os assuntos que se relacionam e dependem do conceito de reflexão da luz, tendo então a intenção de facilitar e potencializar o aprendizado dos conceitos teóricos já vistos em sala de aula a fim de propiciar uma aprendizagem potencialmente significativa. Como produto associado a esta dissertação elaboramos um documento à parte, que poderá ser usado por docentes do ensino médio, a fim de aplicar essa proposta em sala de aula
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-27T20:11:28Z
2017-09-27T20:11:28Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4693
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4693
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823574852304896