O envolvimento paterno na perspectiva da criança e do pai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Larissa Vieira de Lima
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14527
Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar a relação pai e filho, a partir da perspectiva das crianças e dos pais, entendendo estes como a figura paterna masculina com a qual as crianças se relacionam. Dessa forma, tentou-se no escopo desse trabalho, ressaltar a importância do envolvimento paterno para a criança, dando um enfoque maior aos anos iniciais da sua infância bem como para o próprio pai. Assim, o estudo aborda a figura paterna na instituição social, a figura paterna sob os olhares da psicanálise, em especial baseado em Freud e Lacan, e também o resultante do envolvimento paterno para a criança. O referencial teórico desse estudo está pautado nos processos históricos da família, nas mudanças que aconteceram na figura paterna sob o olhar social, sob o olhar da psicanálise e o envolvimento paterno que há nas relações com a criança. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa empírica de cunho qualitativo, analisando as informações construídas a partir de oficinas realizadas com 21 crianças, de idades entre 4 e 6 anos, em uma escola particular de Campos dos Goytacazes/RJ. Como pesquisa quantitativa, analisaram-se informações construídas a partir de questionários respondidos por 39 representantes da figura paterna masculina, com idades variando entre 20 a 59 anos. A partir dos resultados, podemos compreender a importância que a família esteja comprometida de forma integral e qualitativa para com o desenvolvimento da criança, como um ser global. Notamos que o envolvimento paterno com a criança se dá através de brincadeiras e de momentos permeados pelo afeto. No entanto, os pais ainda se dedicam pouco aos cuidados diários com as crianças, como o momento do banho e das refeições. Do ponto de vista da criança, o estudo apontou que elas desejam ter mais tempo de convívio com os pais, e que gostam de estar com eles para jogar videogames e usar tecnologia, assim como para brincar de diferentes formas. Desse modo, o estudo abordou reflexões que busquem a percepção da relação “pai e filho”, considerando os olhares dos atores que cercam essa relação, e também reafirmar a importância do envolvimento paterno para a criança
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O referencial teórico desse estudo está pautado nos processos históricos da família, nas mudanças que aconteceram na figura paterna sob o olhar social, sob o olhar da psicanálise e o envolvimento paterno que há nas relações com a criança. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa empírica de cunho qualitativo, analisando as informações construídas a partir de oficinas realizadas com 21 crianças, de idades entre 4 e 6 anos, em uma escola particular de Campos dos Goytacazes/RJ. Como pesquisa quantitativa, analisaram-se informações construídas a partir de questionários respondidos por 39 representantes da figura paterna masculina, com idades variando entre 20 a 59 anos. A partir dos resultados, podemos compreender a importância que a família esteja comprometida de forma integral e qualitativa para com o desenvolvimento da criança, como um ser global. Notamos que o envolvimento paterno com a criança se dá através de brincadeiras e de momentos permeados pelo afeto. No entanto, os pais ainda se dedicam pouco aos cuidados diários com as crianças, como o momento do banho e das refeições. Do ponto de vista da criança, o estudo apontou que elas desejam ter mais tempo de convívio com os pais, e que gostam de estar com eles para jogar videogames e usar tecnologia, assim como para brincar de diferentes formas. Desse modo, o estudo abordou reflexões que busquem a percepção da relação “pai e filho”, considerando os olhares dos atores que cercam essa relação, e também reafirmar a importância do envolvimento paterno para a criançaThe present study aims to investigate the relationship father and son,from the perspective of children and parents, understanding these as the male paternal figure with which children relate. Thus,it was tried within thes cope of this work, to emphasize the importance of the paternal involvement for the child, giving a greater focus to the initialy ears of its childhood as well as to the own father. Thus, the study deals with the paternal figure in the social institution, the paternal figure under the eyes of psychoanalysis, especially based on Freud and Lacan, and also the result of paternal involvement for the child. The theoretical reference of this study is based on the historical processes of the family, on the changes that took place in the paternal figure under the social gaze, under the psychoanalysis and the paternal involvement in the relations with the child. As a methodology, empirical qualitative research was used, analyzing the information constructed from workshops carried out with 21 children, aged between 4 and 6 years, in a private school in Campos dos Goytacazes / RJ. As a quantitative research, they analyzed Information was constructed from questionnaires answered by 39 representatives of the male paternal figure,ranging in age from 20 to 59 years. From the results, we can understand the importance that the family is integrally and qualitatively committed to the development of the child, as a global being.We note that the paternal involvement with the child occurs through jokes and moments permeated by affection. However,parents still devote little to daily care with children, such as the time of bathing and meals. From the child's point of view, the study pointed out that they want to have more time with their parents, and that they enjoy being with them to play videogames and use technology, as well as to play in different ways. Thus, the study addressed reflections that seek the perception of the relationship between father and son, considering the views of the actors that surroundt his relationship, and also reaffirm the importance of paternal involvement for the childPérez, Beatriz CorsinoPérez, Beatriz CorsinoCoutinho, Sabrine Mantuan dos SantosGonçalves, Larissa Vieira de Lima2020-07-30T13:08:15Z2020-07-30T13:08:15Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONÇALVES, Larissa Vieira de Lima. O envolvimento paterno na perspectiva da criança e do pai. 2016. 69 f. 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