Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968 |
Resumo: | Essa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema |
id |
UFF-2_db46f5f643e48b3f90c8274aedbef056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13968 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacialEnsino de matemáticaGeometriaVisualização espacialEnsino de geometriaMathematics teachingGeometrySpatial visualizationEssa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao temaThis research proposes to discuss the ability of spatial visualization in Mathematics. From the work of different researchers, we seek to investigate some of the existing conceptions about the theme and the way in which the visualization collaborates in the understanding of important concepts of Mathematics with emphasis on the learning of geometry. The methodology adopted is of bibliographic nature. The work brings the recommendations in the official didactic proposals for the teaching of geometry in Brazil, highlighting those that are intended to address the importance of spatial visualization and relating them to what is proposed in textbooks. In addition, we aim to understand the difficulties of visualization in geometry and present alternatives that aim to improve this ability with the use of concrete materials and technologies, from the reading of related works76 f.Soares, Flávia dos SantosPesco, Dirce UesoCrissaff, Lhaylla dos SantosGuse, Hygor Batista2020-06-19T13:51:07Z2020-06-19T13:51:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T19:22:08Zoai:app.uff.br:1/13968Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T19:22:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
title |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
spellingShingle |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial Guse, Hygor Batista Ensino de matemática Geometria Visualização espacial Ensino de geometria Mathematics teaching Geometry Spatial visualization |
title_short |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
title_full |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
title_fullStr |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
title_full_unstemmed |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
title_sort |
Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial |
author |
Guse, Hygor Batista |
author_facet |
Guse, Hygor Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Soares, Flávia dos Santos Pesco, Dirce Ueso Crissaff, Lhaylla dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guse, Hygor Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Geometria Visualização espacial Ensino de geometria Mathematics teaching Geometry Spatial visualization |
topic |
Ensino de matemática Geometria Visualização espacial Ensino de geometria Mathematics teaching Geometry Spatial visualization |
description |
Essa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-06-19T13:51:07Z 2020-06-19T13:51:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
GUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053634191622144 |