Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guse, Hygor Batista
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968
Resumo: Essa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema
id UFF-2_db46f5f643e48b3f90c8274aedbef056
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13968
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacialEnsino de matemáticaGeometriaVisualização espacialEnsino de geometriaMathematics teachingGeometrySpatial visualizationEssa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao temaThis research proposes to discuss the ability of spatial visualization in Mathematics. From the work of different researchers, we seek to investigate some of the existing conceptions about the theme and the way in which the visualization collaborates in the understanding of important concepts of Mathematics with emphasis on the learning of geometry. The methodology adopted is of bibliographic nature. The work brings the recommendations in the official didactic proposals for the teaching of geometry in Brazil, highlighting those that are intended to address the importance of spatial visualization and relating them to what is proposed in textbooks. In addition, we aim to understand the difficulties of visualization in geometry and present alternatives that aim to improve this ability with the use of concrete materials and technologies, from the reading of related works76 f.Soares, Flávia dos SantosPesco, Dirce UesoCrissaff, Lhaylla dos SantosGuse, Hygor Batista2020-06-19T13:51:07Z2020-06-19T13:51:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T19:22:08Zoai:app.uff.br:1/13968Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T19:22:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
title Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
spellingShingle Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
Guse, Hygor Batista
Ensino de matemática
Geometria
Visualização espacial
Ensino de geometria
Mathematics teaching
Geometry
Spatial visualization
title_short Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
title_full Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
title_fullStr Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
title_full_unstemmed Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
title_sort Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial
author Guse, Hygor Batista
author_facet Guse, Hygor Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
Pesco, Dirce Ueso
Crissaff, Lhaylla dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Guse, Hygor Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Geometria
Visualização espacial
Ensino de geometria
Mathematics teaching
Geometry
Spatial visualization
topic Ensino de matemática
Geometria
Visualização espacial
Ensino de geometria
Mathematics teaching
Geometry
Spatial visualization
description Essa pesquisa se propõe a discutir sobre a habilidade de visualização espacial em matemática. A partir de trabalhos de diferentes pesquisadores buscamos investigar algumas das concepções existentes a respeito do tema e o modo como a visualização colabora para a compreensão de conceitos importantes da matemática com ênfase no aprendizado da geometria. A metodologia adotada é de natureza bibliográfica. O trabalho traz recomendações das propostas didáticas oficiais para o ensino de geometria no Brasil, destacando as que se destinam a tratar da importância da visualização espacial e relacionando-as com o que é proposto nos livros didáticos. Além disso, visamos compreender as dificuldades de visualização em geometria e apresentar alternativas que objetivam aprimorar essa habilidade com o uso de materiais concretos e tecnologias, a partir da leitura de trabalhos desenvolvidos relacionados ao tema
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-06-19T13:51:07Z
2020-06-19T13:51:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968
Aluno de Graduação
identifier_str_mv GUSE, Hygor Batista. Um caminho para o aprendizado da geometria a partir da visualização espacial. 2018. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, 2018.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13968
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053634191622144