Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hasselmann Bettin, Anne Desconsi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Leivas, José Carlos Pinto, Mathias, Carmen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301
Resumo: No presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados.
id UFPA-7_7757a754cadf1653eab3b7599a49a52a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7301
network_acronym_str UFPA-7
network_name_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository_id_str
spelling Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticosA geometric connection: mental images, visualization and mathematical registerrepresentação; visualização; geometriarepresentation; visualization; geometryNo presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados.This article presents the result of a qualitative research that aimed to investigate whether there is a connection between mental images, visualization and conventional mathematical notations. The work was carried out with a group of studies and research in geometry, made up of future teachers and professors in continuous action, in the first semester of 2019, in the south of the country. In the investigation, two activities were carried out that started from the individual imagination of each group participant to create visualization as a mental construct. Subsequently, semiotic representations were produced, both in natural language and in geometric symbolic language. Data collection was carried out through written records of the participants, and the respective analysis was made in the light of the TTheory of Register of Semiotic Representation, Creativity, Visualization and Imagination, taking into account contributions from different scholars on these themes. This made it possible for researchers to conclude that a connection is possible that allows hypotheses to be raised and, afterwards, to prove them through the use of adequate material resources.Tradução em inglês do resumo original, com formato análogo.Universidade Federal do ParáHasselmann Bettin, Anne DesconsiLeivas, José Carlos PintoMathias, Carmen Vieira2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/730110.18542/amazrecm.v16i36.7301Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 114-127Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 114-1272317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301/6323/*ref*/ARCAVI, Abraham. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 52, n. 3, p. 215-241, 2003./*ref*/ALMOULOUD, Saddo Ag. Diálogos da didática da matemática com outras tendências da educação matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 1, 2018./*ref*/CONWAY, John et al. Geometry and the Imagination. Lecture notes published on the WorldWideWeb, 2010./*ref*/DUVAL, Raymond. Approche cognitive des problèmes de géométrie en termes de congruence. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v.1, p.57-74, 1988./*ref*/DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995./*ref*/DUVAL, Raymond. La notion de registre de représentation sémiotique et l'analyse du fonctionnement cognitif de la pensée. IN: Curso ministrado na PUC/SP, 1997./*ref*/DUVAL, Raymond. Basic Issues for Research in Mathematics Education. In: Proceedings of the Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). 24th, Hiroshima, Japan, 2000./*ref*/DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. MACHADO, S. D. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33./*ref*/DUVAL, Raymond. A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 61, n. 1-2, p. 103-131, 2006./*ref*/DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009./*ref*/DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, v. 1, 2011./*ref*/DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012a./*ref*/DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência Approche cognitive des problèmes de geométrie en termes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 118-138, 2012b./*ref*/LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, Intuição e Visualização: A riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de Cursos de Licenciatura de Matemática. Tese (Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná), Curitiba, Pr, 2009, 294p./*ref*/MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Celia Finck. Construção de um desenho metodológico de Análise Semiótica e Cognitiva de Problemas de Geometria que envolvem Figuras. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 3, p. 597-616, 2015./*ref*/NERES, Raimundo Luna; MIGUEL, José Carlos; GUTERRES, Camila Everton. Explorando Registros Figurais: implicações para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 25, p. 33-45, 2016./*ref*/PRESMEG, Norma C. Visualisation in high school mathematics. For the learning of mathematics, v. 6, n. 3, p. 42-46, 1986./*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2016.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7301Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:46Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
A geometric connection: mental images, visualization and mathematical register
title Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
spellingShingle Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
Hasselmann Bettin, Anne Desconsi
representação; visualização; geometria
representation; visualization; geometry
title_short Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
title_full Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
title_fullStr Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
title_full_unstemmed Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
title_sort Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
author Hasselmann Bettin, Anne Desconsi
author_facet Hasselmann Bettin, Anne Desconsi
Leivas, José Carlos Pinto
Mathias, Carmen Vieira
author_role author
author2 Leivas, José Carlos Pinto
Mathias, Carmen Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Hasselmann Bettin, Anne Desconsi
Leivas, José Carlos Pinto
Mathias, Carmen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv representação; visualização; geometria
representation; visualization; geometry
topic representação; visualização; geometria
representation; visualization; geometry
description No presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301
10.18542/amazrecm.v16i36.7301
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301
identifier_str_mv 10.18542/amazrecm.v16i36.7301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301/6323
/*ref*/ARCAVI, Abraham. The role of visual representations in the learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 52, n. 3, p. 215-241, 2003.
/*ref*/ALMOULOUD, Saddo Ag. Diálogos da didática da matemática com outras tendências da educação matemática. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 9, n. 1, 2018.
/*ref*/CONWAY, John et al. Geometry and the Imagination. Lecture notes published on the WorldWideWeb, 2010.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Approche cognitive des problèmes de géométrie en termes de congruence. Annales de didactique et de sciences cognitives. IREM de Strasbourg, v.1, p.57-74, 1988.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.
/*ref*/DUVAL, Raymond. La notion de registre de représentation sémiotique et l'analyse du fonctionnement cognitif de la pensée. IN: Curso ministrado na PUC/SP, 1997.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Basic Issues for Research in Mathematics Education. In: Proceedings of the Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME). 24th, Hiroshima, Japan, 2000.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. MACHADO, S. D. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003. p. 11-33.
/*ref*/DUVAL, Raymond. A cognitive analysis of problems of comprehension in a learning of mathematics. Educational studies in mathematics, v. 61, n. 1-2, p. 103-131, 2006.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: registros semióticos e aprendizagens intelectuais. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
/*ref*/DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, v. 1, 2011.
/*ref*/DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012a.
/*ref*/DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência Approche cognitive des problèmes de geométrie en termes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 118-138, 2012b.
/*ref*/LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, Intuição e Visualização: A riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de Cursos de Licenciatura de Matemática. Tese (Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná), Curitiba, Pr, 2009, 294p.
/*ref*/MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Celia Finck. Construção de um desenho metodológico de Análise Semiótica e Cognitiva de Problemas de Geometria que envolvem Figuras. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 17, n. 3, p. 597-616, 2015.
/*ref*/NERES, Raimundo Luna; MIGUEL, José Carlos; GUTERRES, Camila Everton. Explorando Registros Figurais: implicações para o desenvolvimento do pensamento geométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 13, n. 25, p. 33-45, 2016.
/*ref*/PRESMEG, Norma C. Visualisation in high school mathematics. For the learning of mathematics, v. 6, n. 3, p. 42-46, 1986.
/*ref*/SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. Cortez editora, 2016.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 114-127
Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 114-127
2317-5125
1980-5128
reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
collection Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)
repository.name.fl_str_mv Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv amazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br
_version_ 1797068753184227328