Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticos
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301 |
Resumo: | No presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados. |
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Uma conexão geométrica: imagens mentais, visualização e registros matemáticosA geometric connection: mental images, visualization and mathematical registerrepresentação; visualização; geometriarepresentation; visualization; geometryNo presente artigo, apresenta-se o resultado de uma pesquisa qualitativa que teve o objetivo de investigar se existe conexão entre imagens mentais, visualização e notações matemáticas convencionais. O trabalho foi realizado com um grupo de estudos e pesquisas em geometria, constituído por futuros professores e professores em ação continuada, no primeiro semestre do ano de 2019, no sul do país. Na investigação, foram realizadas duas atividades que partiram da imaginação individual de cada participante do grupo para criar visualização como construto mental. Posteriormente, foram produzidas representações semióticas, tanto em linguagem natural quanto em linguagem simbólica geométrica. A coleta de dados foi realizada por meio de registros escritos dos participantes, e a respectiva análise foi feita à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, Criatividade, Visualização e Imaginação, levando em consideração aportes de diferentes estudiosos sobre esses temas. Isso possibilitou aos investigadores concluírem que é possível uma conexão que permita levantar hipóteses e, após, comprová-las por meio do uso de recursos materiais adequados.This article presents the result of a qualitative research that aimed to investigate whether there is a connection between mental images, visualization and conventional mathematical notations. The work was carried out with a group of studies and research in geometry, made up of future teachers and professors in continuous action, in the first semester of 2019, in the south of the country. In the investigation, two activities were carried out that started from the individual imagination of each group participant to create visualization as a mental construct. Subsequently, semiotic representations were produced, both in natural language and in geometric symbolic language. Data collection was carried out through written records of the participants, and the respective analysis was made in the light of the TTheory of Register of Semiotic Representation, Creativity, Visualization and Imagination, taking into account contributions from different scholars on these themes. This made it possible for researchers to conclude that a connection is possible that allows hypotheses to be raised and, afterwards, to prove them through the use of adequate material resources.Tradução em inglês do resumo original, com formato análogo.Universidade Federal do ParáHasselmann Bettin, Anne DesconsiLeivas, José Carlos PintoMathias, Carmen Vieira2020-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/730110.18542/amazrecm.v16i36.7301Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas; v. 16, n. 36 (2020); 114-127Amazônia - Journal of Science and Mathematics Education; v. 16, n. 36 (2020); 114-1272317-51251980-5128reponame:Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/7301/6323/*ref*/ARCAVI, Abraham. 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Diferenças semânticas e coerência matemática: introdução aos problemas de congruência Écarts sémantiques et cohérence mathématique: introduction aux problèmes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 97-117, 2012a./*ref*/DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad Méricles Thadeu. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência Approche cognitive des problèmes de geométrie en termes de congruence. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 7, n. 1, p. 118-138, 2012b./*ref*/LEIVAS, José Carlos Pinto. Imaginação, Intuição e Visualização: A riqueza de possibilidades da abordagem geométrica no currículo de Cursos de Licenciatura de Matemática. Tese (Doutorado em Educação, Universidade Federal do Paraná), Curitiba, Pr, 2009, 294p./*ref*/MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Celia Finck. Construção de um desenho metodológico de Análise Semiótica e Cognitiva de Problemas de Geometria que envolvem Figuras. 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Cortez editora, 2016.Direitos autorais 2020 Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-21T13:23:46Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/7301Revistahttp://www.periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazoniaPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/oaiamazrecm@ufpa.br||brabo@ufpa.br||amazoniaeducimat@yahoo.com.br2317-51251980-5128opendoar:2021-01-21T13:23:46Amazônia (Universidade Federal do Pará. Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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