A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privados |
id |
UFF-2_db4f7339adf812b04929194695909459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/10684 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de JaneiroPlanejamento urbanoRio de JaneiroFotografiaProdução intelectualFotografiaPlanejamento urbanoPlanejamento estratégicoMarketingInvestimentoGestão urbanaRio de Janeiro (RJ)Planificación urbanaFotografíaProducción intelectualRio de JaneiroA presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privadosLa presente investigación tuvo como objetivo analizar las imágenes fotográficas presentes en los tres últimos Planes Estratégicos de la ciudad de Río de Janeiro. A partir de la comprensión de la planificación urbana en Brasil, con raíces modernistas, iniciándose a fin del siglo XIX y principios del siglo XX, el presente trabajo contextualiza la implementación del planeamiento estratégico como una importante herramienta de gestión del espacio urbano en el siglo XXI. Tomando la ciudad de Barcelona como modelo, Río de Janeiro pasa a planificar a través de metas las acciones que interferirán en su espacialidad, de manera a producir una ciudad-producto cuyo objetivo es atraer inversiones de diversas órdenes. Este Plan necesita ser legitimado por los diversos actores involucrados, incluyendo a sus ciudadanos, y el marketing se convierte en herramienta que posibilita propagar imágenes-síntesis de la ciudad. Las imágenes analizadas en los Planes Estratégicos permiten concluir que se trata de un refuerzo argumentativo que compone un discurso legitimador de las acciones en el espacio de la ciudad. Río es presentado por imágenes-síntesis que no reflejan la totalidad del municipio, pudiendo llevar al falso entendimiento de que las acciones positivas proyectadas en el Plan abarcarían la totalidad de la ciudad. Lo que se percibe es una construcción discursiva, a través de imágenes fotográficas, de una ciudad representada por fragmentos ,en que el real interés sería el de promover espacios específicos cuyo valor es establecido por el interés de las inversiones privadas96Scotto, Maria GabrielaMiranda, Elis de AraújoNogueira, Ana Paula Serpahttp://lattes.cnpq.br/8790951579634443http://lattes.cnpq.br/4148205819933960http://lattes.cnpq.br/5043727600744430http://lattes.cnpq.br/2002277124550441Pereira, Ives da Silva Duque2019-08-05T12:16:48Z2019-08-05T12:16:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684Aluno de mestrado10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T18:09:22Zoai:app.uff.br:1/10684Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:30.608971Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
title |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
spellingShingle |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro Pereira, Ives da Silva Duque Planejamento urbano Rio de Janeiro Fotografia Produção intelectual Fotografia Planejamento urbano Planejamento estratégico Marketing Investimento Gestão urbana Rio de Janeiro (RJ) Planificación urbana Fotografía Producción intelectual Rio de Janeiro |
title_short |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
title_full |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
title_fullStr |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
title_full_unstemmed |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
title_sort |
A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro |
author |
Pereira, Ives da Silva Duque |
author_facet |
Pereira, Ives da Silva Duque |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scotto, Maria Gabriela Miranda, Elis de Araújo Nogueira, Ana Paula Serpa http://lattes.cnpq.br/8790951579634443 http://lattes.cnpq.br/4148205819933960 http://lattes.cnpq.br/5043727600744430 http://lattes.cnpq.br/2002277124550441 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Ives da Silva Duque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento urbano Rio de Janeiro Fotografia Produção intelectual Fotografia Planejamento urbano Planejamento estratégico Marketing Investimento Gestão urbana Rio de Janeiro (RJ) Planificación urbana Fotografía Producción intelectual Rio de Janeiro |
topic |
Planejamento urbano Rio de Janeiro Fotografia Produção intelectual Fotografia Planejamento urbano Planejamento estratégico Marketing Investimento Gestão urbana Rio de Janeiro (RJ) Planificación urbana Fotografía Producción intelectual Rio de Janeiro |
description |
A presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privados |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-08-05T12:16:48Z 2019-08-05T12:16:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684 Aluno de mestrado 10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018. Aluno de mestrado 10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823639282057216 |