A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ives da Silva Duque
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684
Resumo: A presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privados
id UFF-2_db4f7339adf812b04929194695909459
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10684
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de JaneiroPlanejamento urbanoRio de JaneiroFotografiaProdução intelectualFotografiaPlanejamento urbanoPlanejamento estratégicoMarketingInvestimentoGestão urbanaRio de Janeiro (RJ)Planificación urbanaFotografíaProducción intelectualRio de JaneiroA presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privadosLa presente investigación tuvo como objetivo analizar las imágenes fotográficas presentes en los tres últimos Planes Estratégicos de la ciudad de Río de Janeiro. A partir de la comprensión de la planificación urbana en Brasil, con raíces modernistas, iniciándose a fin del siglo XIX y principios del siglo XX, el presente trabajo contextualiza la implementación del planeamiento estratégico como una importante herramienta de gestión del espacio urbano en el siglo XXI. Tomando la ciudad de Barcelona como modelo, Río de Janeiro pasa a planificar a través de metas las acciones que interferirán en su espacialidad, de manera a producir una ciudad-producto cuyo objetivo es atraer inversiones de diversas órdenes. Este Plan necesita ser legitimado por los diversos actores involucrados, incluyendo a sus ciudadanos, y el marketing se convierte en herramienta que posibilita propagar imágenes-síntesis de la ciudad. Las imágenes analizadas en los Planes Estratégicos permiten concluir que se trata de un refuerzo argumentativo que compone un discurso legitimador de las acciones en el espacio de la ciudad. Río es presentado por imágenes-síntesis que no reflejan la totalidad del municipio, pudiendo llevar al falso entendimiento de que las acciones positivas proyectadas en el Plan abarcarían la totalidad de la ciudad. Lo que se percibe es una construcción discursiva, a través de imágenes fotográficas, de una ciudad representada por fragmentos ,en que el real interés sería el de promover espacios específicos cuyo valor es establecido por el interés de las inversiones privadas96Scotto, Maria GabrielaMiranda, Elis de AraújoNogueira, Ana Paula Serpahttp://lattes.cnpq.br/8790951579634443http://lattes.cnpq.br/4148205819933960http://lattes.cnpq.br/5043727600744430http://lattes.cnpq.br/2002277124550441Pereira, Ives da Silva Duque2019-08-05T12:16:48Z2019-08-05T12:16:48Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684Aluno de mestrado10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T18:09:22Zoai:app.uff.br:1/10684Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T18:09:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
title A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
spellingShingle A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
Pereira, Ives da Silva Duque
Planejamento urbano
Rio de Janeiro
Fotografia
Produção intelectual
Fotografia
Planejamento urbano
Planejamento estratégico
Marketing
Investimento
Gestão urbana
Rio de Janeiro (RJ)
Planificación urbana
Fotografía
Producción intelectual
Rio de Janeiro
title_short A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
title_full A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
title_fullStr A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
title_full_unstemmed A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
title_sort A produção do discurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro
author Pereira, Ives da Silva Duque
author_facet Pereira, Ives da Silva Duque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Scotto, Maria Gabriela
Miranda, Elis de Araújo
Nogueira, Ana Paula Serpa
http://lattes.cnpq.br/8790951579634443
http://lattes.cnpq.br/4148205819933960
http://lattes.cnpq.br/5043727600744430
http://lattes.cnpq.br/2002277124550441
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ives da Silva Duque
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento urbano
Rio de Janeiro
Fotografia
Produção intelectual
Fotografia
Planejamento urbano
Planejamento estratégico
Marketing
Investimento
Gestão urbana
Rio de Janeiro (RJ)
Planificación urbana
Fotografía
Producción intelectual
Rio de Janeiro
topic Planejamento urbano
Rio de Janeiro
Fotografia
Produção intelectual
Fotografia
Planejamento urbano
Planejamento estratégico
Marketing
Investimento
Gestão urbana
Rio de Janeiro (RJ)
Planificación urbana
Fotografía
Producción intelectual
Rio de Janeiro
description A presente pesquisa objetivou analisar as imagens fotográficas presentes nos três últimos Planos Estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. A partir do entendimento do planejamento urbano no Brasil, com raízes modernistas, se iniciando no final do século XIX e início do século XX, o presente trabalho contextualiza a implementação do planejamento estratégico como uma importante ferramenta de gestão do espaço urbano no século XXI. Tendo como modelo a cidade de Barcelona, o Rio de Janeiro passa a planejar por metas as ações que irão interferir na sua espacialidade de maneira a produzir uma cidade-produto cujo objetivo é atrair investimentos de diversas ordens. Tal Plano precisa ser legitimado pelos diversos atores envolvidos, incluindo seus cidadãos, e o marketing se torna ferramenta que possibilita propagar imagens-sínteses da cidade. As imagens analisadas nos Planos Estratégicos permitem concluir que se trata de um reforço argumentativo que compõe um discurso legitimador das ações no espaço da cidade. O Rio é apresentado por imagens-sínteses que não refletem a totalidade do município podendo levar ao falso entendimento de que as ações positivas projetadas no Plano abarcariam a totalidade da cidade. O que se percebe é uma construção discursiva, pelas imagens fotográficas, de uma cidade pelas suas partes, em que o real interesse seria o de promover espaços específicos cujo o valor é estabelecido pelo interesse dos investimentos privados
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-08-05T12:16:48Z
2019-08-05T12:16:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684
Aluno de mestrado
10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779
identifier_str_mv PEREIRA, Ives da Silva Duque. A produção do dircurso imagético nos planos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro. 2018. 96 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas) - Universidade Federal Fluminense, Campos dos Goytacazes, 2018.
Aluno de mestrado
10.22409/PPGDAP.2018.m.05766071779
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10684
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135354910703616