Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pena, Henrique Lourenço
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2275
Resumo: Com as mudanças no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente de supermercados, o comportamento do consumidor veio sofrendo algumas alterações. Com o aumento do poder de compra da terceira idade, supermercados identificaram a necessidade de atender os desejos específicos desse grupo de consumidores. Dessa fonna, este estudo tem como objetivo, identificar as categorias de influência no processo de compra em supermercado, sob o olhar de clientes aposentados. Para a consecução do objetivo, optou-se pela coleta de informações por meio de grupos tocais. As opiniões apresentadas pelos aposentados foram tratadas por meio de análise de conteúdo, levando-se em consideração, categorias previamente observadas na literatura, além de categorias emergentes. Como resultado, observou-se que embora preço e localização sejam elementos relevantes, não se caracterizam mais como fatores determinantes de escolha. Aparentemente, a satisfação está direcionada ao atendimento e à qualidade dos serviços de cada setor. Este grupo de consumidores destaca-se pela disposição em vivenciar novas experiências de compra
id UFF-2_db64f9ecd87c8e4b05bfd1c34fb174da
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/2275
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idadeComportamento consumidorTerceira idadeVarejoGrupo focalComportamento do consumidorIdosoSupermercadoConsumer behaviorSeniorsRetailFocus groupCom as mudanças no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente de supermercados, o comportamento do consumidor veio sofrendo algumas alterações. Com o aumento do poder de compra da terceira idade, supermercados identificaram a necessidade de atender os desejos específicos desse grupo de consumidores. Dessa fonna, este estudo tem como objetivo, identificar as categorias de influência no processo de compra em supermercado, sob o olhar de clientes aposentados. Para a consecução do objetivo, optou-se pela coleta de informações por meio de grupos tocais. As opiniões apresentadas pelos aposentados foram tratadas por meio de análise de conteúdo, levando-se em consideração, categorias previamente observadas na literatura, além de categorias emergentes. Como resultado, observou-se que embora preço e localização sejam elementos relevantes, não se caracterizam mais como fatores determinantes de escolha. Aparentemente, a satisfação está direcionada ao atendimento e à qualidade dos serviços de cada setor. Este grupo de consumidores destaca-se pela disposição em vivenciar novas experiências de compraWith changes in the global market ofBrazil in recent years, mainly supermarkets, consumer behavior has undergone some changes. With the purchasing power ofthe elderly, supermarkets identified the need to meet the specific desires ofthis group of consumers. Thus, this study aims to identify the categories of influence in the buying process in supermarket, under the gaze of customers retirees. To achieve the goal, we chose to collect information through focus groups. The opinions expressed by retirees were treated by means of content analysis, taking into account categories previously observed in the literature, and emerging categories. As a result, it was found that although price and location are relevant elements are not characterized further as determinants of choice. Apparently, satisfaction is directed to care and quality of services of each sector. This consumer group is distinguished by provision buying new experiencesAbdalla, Márcio MoutinhoMotta, Gustavo da SilvaOliveira, Murilo AlvarengaPena, Henrique Lourenço2016-09-28T14:28:00Z2016-09-28T14:28:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2275CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-17T18:13:14Zoai:app.uff.br:1/2275Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-11-17T18:13:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
title Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
spellingShingle Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
Pena, Henrique Lourenço
Comportamento consumidor
Terceira idade
Varejo
Grupo focal
Comportamento do consumidor
Idoso
Supermercado
Consumer behavior
Seniors
Retail
Focus group
title_short Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
title_full Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
title_fullStr Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
title_full_unstemmed Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
title_sort Categorias de influência no processo de compras em supermercados para clientes da terceira idade
author Pena, Henrique Lourenço
author_facet Pena, Henrique Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abdalla, Márcio Moutinho
Motta, Gustavo da Silva
Oliveira, Murilo Alvarenga
dc.contributor.author.fl_str_mv Pena, Henrique Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento consumidor
Terceira idade
Varejo
Grupo focal
Comportamento do consumidor
Idoso
Supermercado
Consumer behavior
Seniors
Retail
Focus group
topic Comportamento consumidor
Terceira idade
Varejo
Grupo focal
Comportamento do consumidor
Idoso
Supermercado
Consumer behavior
Seniors
Retail
Focus group
description Com as mudanças no mercado brasileiro nos últimos anos, principalmente de supermercados, o comportamento do consumidor veio sofrendo algumas alterações. Com o aumento do poder de compra da terceira idade, supermercados identificaram a necessidade de atender os desejos específicos desse grupo de consumidores. Dessa fonna, este estudo tem como objetivo, identificar as categorias de influência no processo de compra em supermercado, sob o olhar de clientes aposentados. Para a consecução do objetivo, optou-se pela coleta de informações por meio de grupos tocais. As opiniões apresentadas pelos aposentados foram tratadas por meio de análise de conteúdo, levando-se em consideração, categorias previamente observadas na literatura, além de categorias emergentes. Como resultado, observou-se que embora preço e localização sejam elementos relevantes, não se caracterizam mais como fatores determinantes de escolha. Aparentemente, a satisfação está direcionada ao atendimento e à qualidade dos serviços de cada setor. Este grupo de consumidores destaca-se pela disposição em vivenciar novas experiências de compra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-28T14:28:00Z
2016-09-28T14:28:00Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/2275
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/2275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135253589950464