A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casemiro, Priscila Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7981
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a proteção que dispõe o ordenamento jurídico para tutelar a publicidade que é dirigida às crianças, sem perder de vista que este grupo goza da condição de hipervulnerabilidade, em razão de sua idade e de seu processo cognitivo em desenvolvimento. Buscar-se-á traçar considerações acerca dos ditames da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor, atinentes ao tema em estudo. Denotar-se-á que as disposições que buscam regular a publicidade infantil não se esgotam nestes institutos, sendo percebidas regulamentações específicas acerca do tema, sendo pontuados a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e o advento da Resolução n. 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a forma como regulamenta o direcionamento da publicidade às crianças. Reafirmando que a busca por uma legislação protetiva ainda não se encontra esgotada, analisar-se-á selecionados projetos de lei em tramitação, de modo a visualizar como a publicidade infantil ainda pode ser regulada.
id UFF-2_db75c1be9e674fa67f93d23808930271
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7981
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídicaDireito do consumidorPublicidade infantilHipervulnerabilidadeDireito do consumidorPublicidadeMarketing infantilProteção ao consumidorO presente trabalho objetiva analisar a proteção que dispõe o ordenamento jurídico para tutelar a publicidade que é dirigida às crianças, sem perder de vista que este grupo goza da condição de hipervulnerabilidade, em razão de sua idade e de seu processo cognitivo em desenvolvimento. Buscar-se-á traçar considerações acerca dos ditames da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor, atinentes ao tema em estudo. Denotar-se-á que as disposições que buscam regular a publicidade infantil não se esgotam nestes institutos, sendo percebidas regulamentações específicas acerca do tema, sendo pontuados a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e o advento da Resolução n. 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a forma como regulamenta o direcionamento da publicidade às crianças. Reafirmando que a busca por uma legislação protetiva ainda não se encontra esgotada, analisar-se-á selecionados projetos de lei em tramitação, de modo a visualizar como a publicidade infantil ainda pode ser regulada.The present work aims to analyze the protection that the legal system provides to protect the publicity that is directed to children, without losing sight of the fact that this group enjoys the condition of hypervulnerability, due to their age and their cognitive process in development. Consideration will be given to the dictates of the Federal Constitution, the Statute of the Child and Adolescent, and the Code of Consumer Protection related to the subject under study. It will be noted that the provisions that seek to regulate children's advertising are not exhausted in these institutes, and specific regulations regarding the subject are perceived, being punctuated the work of the National Council of Self-Regulatory Advertising and the advent of Resolution n. 163/2014 of the National Council for the Rights of Children and Adolescents and how it regulates the targeting of children's advertising. Reaffirming that the search for a protective legislation has not yet been exhausted, selected draft legislation will be analyzed in order to visualize how children's advertising can still be regulatedSilva, Cândido Francisco Duarte dos Santos ePatrão, Benedicto de Vasconcellos Luna GonçalvesGonçalves, Priscila Petereit de PaolaCasemiro, Priscila Santos2018-12-05T22:38:33Z2018-12-05T22:38:33Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7981http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-01T19:30:04Zoai:app.uff.br:1/7981Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:00.970188Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
title A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
spellingShingle A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
Casemiro, Priscila Santos
Direito do consumidor
Publicidade infantil
Hipervulnerabilidade
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing infantil
Proteção ao consumidor
title_short A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
title_full A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
title_fullStr A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
title_full_unstemmed A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
title_sort A vulnerabilidade da criança no mercado de consumo, frente à regulação jurídica
author Casemiro, Priscila Santos
author_facet Casemiro, Priscila Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cândido Francisco Duarte dos Santos e
Patrão, Benedicto de Vasconcellos Luna Gonçalves
Gonçalves, Priscila Petereit de Paola
dc.contributor.author.fl_str_mv Casemiro, Priscila Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Direito do consumidor
Publicidade infantil
Hipervulnerabilidade
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing infantil
Proteção ao consumidor
topic Direito do consumidor
Publicidade infantil
Hipervulnerabilidade
Direito do consumidor
Publicidade
Marketing infantil
Proteção ao consumidor
description O presente trabalho objetiva analisar a proteção que dispõe o ordenamento jurídico para tutelar a publicidade que é dirigida às crianças, sem perder de vista que este grupo goza da condição de hipervulnerabilidade, em razão de sua idade e de seu processo cognitivo em desenvolvimento. Buscar-se-á traçar considerações acerca dos ditames da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor, atinentes ao tema em estudo. Denotar-se-á que as disposições que buscam regular a publicidade infantil não se esgotam nestes institutos, sendo percebidas regulamentações específicas acerca do tema, sendo pontuados a atuação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e o advento da Resolução n. 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e a forma como regulamenta o direcionamento da publicidade às crianças. Reafirmando que a busca por uma legislação protetiva ainda não se encontra esgotada, analisar-se-á selecionados projetos de lei em tramitação, de modo a visualizar como a publicidade infantil ainda pode ser regulada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-12-05T22:38:33Z
2018-12-05T22:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7981
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823701909307392