Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagem |
id |
UFF-2_dcbd71f09c906895a9b0103faa43ad20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12449 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissãoBem-estar docenteEscolaRealização docenteEnsino fundamentalProfessorSatisfação pessoalTeacher’s well-beingSchoolTeacher achievementEste estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagemThis study aims to analyze how does the perception of teachers from the first elementary education works related to well-being in the practice of the occupation. This research was realized in a public school at the municipality of Tanguá in 2019. Regarding the methodology we did a field research, with semi-structured interviews with the teachers, linked to the bibliographical research to reflect on this question. The purpose of this study was to understand the perception of well-being and satisfaction of elementary school teachers within the school. It is concluded that although they suffer consequences such as: tiredness, dissatisfaction, lack of support from the family of the student, and others, these teachers mostly report support of the superiors and professional satisfaction/accomplishment when they see their students moving forward in the apprenticeshipPetry, Hélène CécileSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daRios, Flávia MateusRodrigues, Marília Alves2019-12-09T12:52:02Z2019-12-09T12:52:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12449Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T23:05:24Zoai:app.uff.br:1/12449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:38.354101Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
title |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
spellingShingle |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão Rodrigues, Marília Alves Bem-estar docente Escola Realização docente Ensino fundamental Professor Satisfação pessoal Teacher’s well-being School Teacher achievement |
title_short |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
title_full |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
title_fullStr |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
title_full_unstemmed |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
title_sort |
Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão |
author |
Rodrigues, Marília Alves |
author_facet |
Rodrigues, Marília Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Petry, Hélène Cécile Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da Rios, Flávia Mateus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Marília Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bem-estar docente Escola Realização docente Ensino fundamental Professor Satisfação pessoal Teacher’s well-being School Teacher achievement |
topic |
Bem-estar docente Escola Realização docente Ensino fundamental Professor Satisfação pessoal Teacher’s well-being School Teacher achievement |
description |
Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagem |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09T12:52:02Z 2019-12-09T12:52:02Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449 Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823590902857728 |