Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marília Alves
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagem
id UFF-2_dcbd71f09c906895a9b0103faa43ad20
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12449
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Bem-estar docente: desafios e realizações da profissãoBem-estar docenteEscolaRealização docenteEnsino fundamentalProfessorSatisfação pessoalTeacher’s well-beingSchoolTeacher achievementEste estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagemThis study aims to analyze how does the perception of teachers from the first elementary education works related to well-being in the practice of the occupation. This research was realized in a public school at the municipality of Tanguá in 2019. Regarding the methodology we did a field research, with semi-structured interviews with the teachers, linked to the bibliographical research to reflect on this question. The purpose of this study was to understand the perception of well-being and satisfaction of elementary school teachers within the school. It is concluded that although they suffer consequences such as: tiredness, dissatisfaction, lack of support from the family of the student, and others, these teachers mostly report support of the superiors and professional satisfaction/accomplishment when they see their students moving forward in the apprenticeshipPetry, Hélène CécileSilveira, Elisabete Cristina Cruvello daRios, Flávia MateusRodrigues, Marília Alves2019-12-09T12:52:02Z2019-12-09T12:52:02Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12449Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T23:05:24Zoai:app.uff.br:1/12449Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:38.354101Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
title Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
spellingShingle Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
Rodrigues, Marília Alves
Bem-estar docente
Escola
Realização docente
Ensino fundamental
Professor
Satisfação pessoal
Teacher’s well-being
School
Teacher achievement
title_short Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
title_full Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
title_fullStr Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
title_full_unstemmed Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
title_sort Bem-estar docente: desafios e realizações da profissão
author Rodrigues, Marília Alves
author_facet Rodrigues, Marília Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Petry, Hélène Cécile
Silveira, Elisabete Cristina Cruvello da
Rios, Flávia Mateus
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Marília Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Bem-estar docente
Escola
Realização docente
Ensino fundamental
Professor
Satisfação pessoal
Teacher’s well-being
School
Teacher achievement
topic Bem-estar docente
Escola
Realização docente
Ensino fundamental
Professor
Satisfação pessoal
Teacher’s well-being
School
Teacher achievement
description Este estudo tem como objetivo analisar como se dá a percepção dos professores de ensino fundamental I em relação ao bem-estar no exercício da profissão. Esta pesquisa foi realizada em uma escola pública no município de Tanguá em 2019. Em relação a metodologia fizemos uma pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com professores, atrelada a pesquisa bibliográfica para refletir sobre esta questão. O intuito deste estudo era entender a percepção de bem-estar e satisfação dos professores de ensino fundamental no âmbito da escola. Conclui-se que apesar de sofrerem algumas consequências, como: cansaço, insatisfação, falta de apoio da família do educando, entre outros, esses professores relatam, em sua maioria, apoio dos superiores e satisfação/realização profissional ao verem seus alunos conseguindo avançar no processo de aprendizagem
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-09T12:52:02Z
2019-12-09T12:52:02Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12449
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823590902857728