A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Rayana Maldonado
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29876
Resumo: É fundamental a implantação de metodologias inovadoras no ensino de enfermagem, uma vez que pretende formar profissionais com competência e capazes de agir na urgência e na incerteza, de forma que saibam identificar na prática problemas condizentes às atividades do que é e o que não é enfermagem, em situações previsíveis, e imprevisíveis, mais ou menos complexas. Além disso, entende-se a importância de trabalhar o método da problematização com destaque para o planejamento dos cuidados no campo da área hospitalar, que é uma das etapas do processo de enfermagem. Portanto o objeto de estudo foi o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático. As questões que nortearam o estudo foram: Como os alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II planejam os cuidados de enfermagem a partir das situações-problema vivenciadas no cenário de prática hospitalar? Como a Metodologia da Problematização poderá ser utilizada, durante o Ensino Teórico-Prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, tendo em vista a importância da aprendizagem dos alunos acerca do planejamento dos cuidados? Objetivo Geral: Analisar o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático; Específicos: identificar situações-problema de clientes hospitalizados cuidados por alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II; aplicar a Metodologia da Problematização junto aos alunos, tendo em vista o planejamento dos cuidados de enfermagem; avaliar a assistência de enfermagem prestada pelos alunos para a resolução de situações-problema. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa, que ocorreu em cenário prático no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e num segundo momento o laboratório de fundamentos de enfermagem da EEAAC/UFF. Os participantes da pesquisa foram 6 alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Como coleta de dados foi utilizada um roteiro de discussão inicial, instrumento de observação e entrevista aberta. Os resultados mostraram que as dificuldades apresentadas pelos grupos se dividiram em: Dificuldade na abordagem ao paciente e na falta de autonomia e tomada de decisão do enfermeiro. Conclui-se que esse estudo contribui para uma melhor percepção e raciocínio dos alunos quanto aos problemas emergentes da pratica assistencial no planejamento de cuidados de enfermagem, pois estimula os alunos ao encorajamento e a compreensão sobre o planejamento dos cuidados na prática assistencial. Além disso, observou-se a eficácia da implementação do método uma vez que os alunos são mais receptivos e participativos às metodologias ativas e se agradam da forma dinâmica na qual é trabalhada, pois reconhecem que após a aplicação, eles se tornam autores do próprio conhecimento.
id UFF-2_dcef437216a3801bb911db99d294ea90
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29876
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencialEnfermagemEducação em enfermagemMetodologia da problematizaçãoProcessos de enfermagemCuidados de enfermagemEstudantes de enfermagemNurseNurse educationMethod of questioningNursing processesÉ fundamental a implantação de metodologias inovadoras no ensino de enfermagem, uma vez que pretende formar profissionais com competência e capazes de agir na urgência e na incerteza, de forma que saibam identificar na prática problemas condizentes às atividades do que é e o que não é enfermagem, em situações previsíveis, e imprevisíveis, mais ou menos complexas. Além disso, entende-se a importância de trabalhar o método da problematização com destaque para o planejamento dos cuidados no campo da área hospitalar, que é uma das etapas do processo de enfermagem. Portanto o objeto de estudo foi o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático. As questões que nortearam o estudo foram: Como os alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II planejam os cuidados de enfermagem a partir das situações-problema vivenciadas no cenário de prática hospitalar? Como a Metodologia da Problematização poderá ser utilizada, durante o Ensino Teórico-Prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, tendo em vista a importância da aprendizagem dos alunos acerca do planejamento dos cuidados? Objetivo Geral: Analisar o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático; Específicos: identificar situações-problema de clientes hospitalizados cuidados por alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II; aplicar a Metodologia da Problematização junto aos alunos, tendo em vista o planejamento dos cuidados de enfermagem; avaliar a assistência de enfermagem prestada pelos alunos para a resolução de situações-problema. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa, que ocorreu em cenário prático no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e num segundo momento o laboratório de fundamentos de enfermagem da EEAAC/UFF. Os participantes da pesquisa foram 6 alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Como coleta de dados foi utilizada um roteiro de discussão inicial, instrumento de observação e entrevista aberta. Os resultados mostraram que as dificuldades apresentadas pelos grupos se dividiram em: Dificuldade na abordagem ao paciente e na falta de autonomia e tomada de decisão do enfermeiro. Conclui-se que esse estudo contribui para uma melhor percepção e raciocínio dos alunos quanto aos problemas emergentes da pratica assistencial no planejamento de cuidados de enfermagem, pois estimula os alunos ao encorajamento e a compreensão sobre o planejamento dos cuidados na prática assistencial. Além disso, observou-se a eficácia da implementação do método uma vez que os alunos são mais receptivos e participativos às metodologias ativas e se agradam da forma dinâmica na qual é trabalhada, pois reconhecem que após a aplicação, eles se tornam autores do próprio conhecimento.It´s fundamental the implantation of innovated methods in the nurse education, since it intends to form professionals with expertise and able to act in urgency and uncertainty, so that know how to identify problems in practice conducive to the activities of what is and what is not nursing, in predictable and unpredictable situations, more ou less complex. Furthermore, it is understood the importance of working the method of questioning especially the planning of care in the field of hospital area, which is one of the steps of the nursing process. Therefore the object of study was the planning of nursing care by the students of Nursing Fundamentals II course during Theoretical and Practical Education. The questions that guided the study were: As students of Nursing Fundamentals II discipline plan nursing care from problem situations experienced in hospital practice setting? As the Methodology of Curriculum can be used during the school Theoretical and Practical discipline of Nursing Fundamentals II, in view of the importance of student learning about the plan of care? The objectives were to analyze the planning of nursing care by the students of Nursing II Fundamentals of discipline during Theoretical and Practical Education; Identify customer problem situations hospitalized care of students of the subject Nursing Fundamentals II; Applying the methodology of Curriculum with the students, in view of the planning of nursing care; Evaluate the nursing care provided by the students for resolving problem situations. It is the study is descriptive, qualitative, which occurred in practical scenario at University Hospital Antony Peter (HUAP) and a second time the laboratory nursing fundamentals of EEAAC / UFF. The participants were six (6) students of the discipline Fundamentals of Nursing II. An initial discussion script, observation tool and open interview as data collection were used. The results showed that the difficulties presented by the groups were divided into: difficulty in addressing the patient and the lack of autonomy and decision-making of nurses. We conclude that this study contributes to a better perception and reasoning of the students as the emerging problems of healthcare practices in planning nursing care because it stimulates students to encouragement and understanding about the planning of care in care practice. Furthermore, there was the effectiveness of implementation of the method since students are more receptive and participatory methodologies to active and dynamic appeal of the way in which it worked, as they recognize that after application, they become authors of their own knowledge.70 p.Queluci, Gisella de Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/0216823785458700Chrizostimo, Miriam Marinhohttp://lattes.cnpq.br/2774740174692206Brandão, Euzeli da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6785249501253072Ferreira, Simone Cruz Machadohttp://lattes.cnpq.br/9671182118965138http://lattes.cnpq.br/6414331225860539Simões, Rayana Maldonado2023-08-10T14:59:57Z2023-08-10T14:59:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSIMÕES, Rayana Maldonado. A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29876CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-10T15:00:00Zoai:app.uff.br:1/29876Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-08-10T15:00Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
title A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
spellingShingle A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
Simões, Rayana Maldonado
Enfermagem
Educação em enfermagem
Metodologia da problematização
Processos de enfermagem
Cuidados de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Nurse
Nurse education
Method of questioning
Nursing processes
title_short A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
title_full A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
title_fullStr A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
title_full_unstemmed A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
title_sort A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial
author Simões, Rayana Maldonado
author_facet Simões, Rayana Maldonado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queluci, Gisella de Carvalho
http://lattes.cnpq.br/0216823785458700
Chrizostimo, Miriam Marinho
http://lattes.cnpq.br/2774740174692206
Brandão, Euzeli da Silva
http://lattes.cnpq.br/6785249501253072
Ferreira, Simone Cruz Machado
http://lattes.cnpq.br/9671182118965138
http://lattes.cnpq.br/6414331225860539
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Rayana Maldonado
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em enfermagem
Metodologia da problematização
Processos de enfermagem
Cuidados de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Nurse
Nurse education
Method of questioning
Nursing processes
topic Enfermagem
Educação em enfermagem
Metodologia da problematização
Processos de enfermagem
Cuidados de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Nurse
Nurse education
Method of questioning
Nursing processes
description É fundamental a implantação de metodologias inovadoras no ensino de enfermagem, uma vez que pretende formar profissionais com competência e capazes de agir na urgência e na incerteza, de forma que saibam identificar na prática problemas condizentes às atividades do que é e o que não é enfermagem, em situações previsíveis, e imprevisíveis, mais ou menos complexas. Além disso, entende-se a importância de trabalhar o método da problematização com destaque para o planejamento dos cuidados no campo da área hospitalar, que é uma das etapas do processo de enfermagem. Portanto o objeto de estudo foi o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático. As questões que nortearam o estudo foram: Como os alunos da disciplina Fundamentos de Enfermagem II planejam os cuidados de enfermagem a partir das situações-problema vivenciadas no cenário de prática hospitalar? Como a Metodologia da Problematização poderá ser utilizada, durante o Ensino Teórico-Prático da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II, tendo em vista a importância da aprendizagem dos alunos acerca do planejamento dos cuidados? Objetivo Geral: Analisar o planejamento dos cuidados de enfermagem pelos alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II durante o Ensino Teórico-Prático; Específicos: identificar situações-problema de clientes hospitalizados cuidados por alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II; aplicar a Metodologia da Problematização junto aos alunos, tendo em vista o planejamento dos cuidados de enfermagem; avaliar a assistência de enfermagem prestada pelos alunos para a resolução de situações-problema. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, de natureza qualitativa, que ocorreu em cenário prático no Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) e num segundo momento o laboratório de fundamentos de enfermagem da EEAAC/UFF. Os participantes da pesquisa foram 6 alunos da disciplina de Fundamentos de Enfermagem II. Como coleta de dados foi utilizada um roteiro de discussão inicial, instrumento de observação e entrevista aberta. Os resultados mostraram que as dificuldades apresentadas pelos grupos se dividiram em: Dificuldade na abordagem ao paciente e na falta de autonomia e tomada de decisão do enfermeiro. Conclui-se que esse estudo contribui para uma melhor percepção e raciocínio dos alunos quanto aos problemas emergentes da pratica assistencial no planejamento de cuidados de enfermagem, pois estimula os alunos ao encorajamento e a compreensão sobre o planejamento dos cuidados na prática assistencial. Além disso, observou-se a eficácia da implementação do método uma vez que os alunos são mais receptivos e participativos às metodologias ativas e se agradam da forma dinâmica na qual é trabalhada, pois reconhecem que após a aplicação, eles se tornam autores do próprio conhecimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10T14:59:57Z
2023-08-10T14:59:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIMÕES, Rayana Maldonado. A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29876
identifier_str_mv SIMÕES, Rayana Maldonado. A metodologia da problematização: estratégia de ensino para o planejamento dos cuidados de enfermagem na prática assistencial. 2015. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2015.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135458761670656