A homossexualidade em protagonismo no cinema hollywoodiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32085 |
Resumo: | As discussões e debates sobre representação e sobre as construções dos discursos acerca de determinados grupos sociais foram intensamente fomentadas ao longo dos últimos anos. Entre esses grupos, está a comunidade LGBT. No contexto hollywoodiano, personagens homossexuais entram em cena por volta da década de 1960, e, a partir dos anos 1990, ocupam um espaço um pouco maior, começando a aparecer também em protagonismo, após a explosão da AIDS, na década anterior. No entanto, a forma com que são representados esses personagens é carregada de clichês e recorrências advindas do estigma e de ideias estereotípicas. Nos anos recentes, a homossexualidade em protagonismo tem sido narrada, em obras de grandes estúdios, de forma supostamente diferente, que romperia clichês. Essas obras mais atuais, todavia, dividem opiniões a respeito de diversos aspectos de suas narrativas. Por isso, esse trabalho visa, através da análise fílmica de duas obras ligadas à grandes estúdios – uma produção dos anos 90 (Philadelphia, de 1993) e outra muito recente (Call Me By Your Name, de 2017) – analisar de que forma esses elementos constituintes dessas formas de narrar a homossexualidade funcionam em relação à produção de sentidos atrelados à identidades LGBT, e identificar quais desses aspectos representam agentes de manutenção, e quais representam uma ruptura em relação a esses clichês estabelecidos. |
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